Pular para o conteúdo

Site Institucional: será que você precisa de um?

Toda empresa precisa estar na internet, e o site institucional é o primeiro passo para marcar presença na rede, atrair clientes e crescer nas vendas. Entenda tudo aqui.
Empresário analisando o seu site institucional na tela do computador e do celular.

A internet revolucionou a maneira das empresas fazerem negócios! O site institucional é uma ferramenta eficaz para abrir mais portas para sua instituição de ensino, alcançar mais pessoas e aumentar suas matrículas.

Entenda neste artigo o que é um site institucional eficiente, suas vantagens e quais erros devem ser evitados. Boa leitura!

O que é um site institucional

O site institucional é o endereço virtual da sua empresa. Nele são divulgadas todas as informações sobre a sua escola, mas vai além disso.

Ele compartilha dados relevantes e planejados como os serviços prestados pela sua instituição de ensino, localização, contatos, relacionamento entre empresa e clientes, além de apresentar a trajetória do seu negócio desde os primeiros passos até os dias atuais.

Aprofundando um pouco mais seu entendimento sobre o assunto, o website institucional pode conter páginas distintas que demonstram a missão, a visão e os valores que você acredita e, por consequência, é aplicada à sua empresa.

Entenda, o site institucional é como a porta de entrada virtual do seu empreendimento por onde o seu futuro cliente poderá entrar para fazer negócios, afinal, “quem não é visto, não é lembrado”.

Nesse caso, se a sua empresa não existe no âmbito virtual ela não será encontrada e você perderá oportunidades valiosas.

Sem dúvidas, os sites institucionais são ferramentas inteligentes para fazer a conexão entre você e quem precisa te encontrar. Vamos entender porquê você precisa ter um? Acompanhe.

Por que ter um site institucional?

O Brasil está em 2° lugar no ranking mundial de maior tempo de permanência na internet. Além disso, juntamos o dado de que mais da metade dos brasileiros estão conectados.

Então podemos entender que os seus clientes estão na internet e é justamente nela que eles vão buscar produtos ou serviços de seus interesses e pesquisar empresas para efetuar uma compra ou contratação.

Por isso, o site institucional é crucial para a sua empresa ser facilmente encontrada e fornecer todas as informações que os seus clientes potenciais buscam.

Vantagens de ter um site institucional 

Além de ser o principal alvo de pesquisas online durante o processo de escolha de uma escola ou universidade, o website institucional oferece outros ganhos bastante relevantes para o crescimento das suas vendas, veja:

Reconhecimento e consolidação de marca

O site institucional tem a capacidade de tornar a sua marca reconhecida pela sua audiência, além de ficar ativo 24h nos 365 dias do ano, e atua:

  • • Fortalecendo a imagem da empresa;
  • • Elevando o nível de autoridade no mercado;
  • • Aumentando as chances de vendas.

Relacionamento com clientes

Toda instituição de ensino bem posicionada no mercado sabe da importância de se comunicar assertivamente com seus consumidores, e o website institucional atende essa demanda quando:

  • • Humaniza sua marca ao expor seus valores;
  • • Entrega conteúdos realmente relevantes;
  • • Demonstra confiabilidade às pessoas.

Captação de novos clientes

Pense que o seu site institucional é a vitrine online da sua escola, onde são expostos todo o seu trabalho e expertise profissional.

Sabendo disso, considere o tamanho do alcance que a sua página pode ter na internet atraindo pessoas diariamente. E além disso, um site:

  • • Oportuniza tomadas de decisão positivas;
  • • Garante a conquista de novos clientes quando parte de um mix de estratégias de marketing;
  • • Possibilita economia de investimento em divulgação e ações de marketing.

Medição de resultados

Mensurar o desempenho da sua página web após a criação de site profissional é fundamental para serem compreendidos os retornos obtidos e fortalecer as estratégias de marketing, fazendo alterações ou melhorias onde necessário.

Desde o comportamento dos visitantes até a efetivação das vendas, também é possível saber:

  • • Identificar as localidades alcançadas;
  • • Segmentar clientes;
  • • Como se dá o processo de navegação na página.

Divulgação eficiente e econômica

A criação de site profissional por si só já aumenta suas possibilidades de crescimento devido aos fatores da presença online e a maior visibilidade, isso sem te custar investimentos adicionais.

Porém, a divulgação agrega outros ganhos, como:

  • • Chegar ao seu público-alvo com maior eficácia;
  • • Conquistar a confiança de novos clientes;
  • • Fornecer informações importantes do seu negócio.

Além dessas vantagens apontadas, é óbvio que ter um site institucional oferece inúmeros outros retornos, como:

  • • Aumento de engajamento;
  • • Presença online de qualidade;
  • • Gerenciamento de conteúdo;
  • • Exclusividade de marca, etc.

O que evitar ao fazer um site

Criar um site institucional requer estratégia e profissionalismo, afinal ele é o cartão de visitas do seu negócio e o primeiro contato que o possível cliente terá com o seu produto ou serviço.

Portanto, alguns erros devem ser evitados e vamos apontá-los agora. Confira:

Criar website com profissionais amadores

Não se pode entregar a imagem do seu negócio nas mãos de quem não possui a expertise necessária para fazê-la evoluir.

Profissionais não capacitados podem não compreender os objetivos do seu site, não considerar métricas, adicionar coisas fúteis e sem sentido ao contexto da página. Enfim, é preciso contar com uma empresa realmente capacitada.

Fazer o site por conta própria

A criação de site profissional necessita de tempo e dedicação, sabe por quê?

Somente um profissional experiente em marketing digital será capaz de planejar metas, administrar resultados, realizar ações de marketing pertinentes, pensar e gerar conteúdos relevantes à sua audiência e com constância.

O ideal é que enquanto você cuida do seu negócio, o profissional de marketing cuida da sua imagem e dos seus resultados por vários canais, incluindo um site institucional.

Não cuidar do SEO para o site

SEO (Search Engine Optimization) é um compilado de técnicas de desenvolvimento web e de conteúdo que visa destacar os sites nos buscadores da internet como o Google e Bing, e quem estiver nos primeiros resultados terá mais chances de acessos.

Na criação de um site profissional otimizado são necessárias algumas ações, como:

  • • Ter um desenvolvedor e um analista de SEO para cuidar do desempenho da página;
  • • Dispor de um profissional de marketing de conteúdo;
  • • Manter um site responsivo a qualquer tela de exibição;
  • • Desenvolver e atualizar o website com técnicas de SEO on page e off page, entre outros.

Motivos para fazer seu site institucional com a Jokerman

Definitivamente, a criação de site institucional não é para amadores e se trata de um marco na evolução de uma empresa.

A criação de sites em Belém conta com a equipe de peso da Jokerman. Nela você pode confiar, pois irá encontrar profissionais altamente capacitados para criar seu website e gerir todo o marketing digital da sua instituição de ensino.

Desde o planejamento web, design gráfico até a capacitação de colaboradores, a Jokerman é a aliada certa para o crescimento do seu negócio.

Atuando no mercado digital desde 2006 com credibilidade e qualidade, possui experiência no nicho educacional e na criação de sites de empresas reconhecidas, como:

  • • Mundo Montessori;
  • • Cultura Inglesa;
  • • Maple Bear;
  • • Centro Educacional Girassol.

Está precisando de uma empresa profissional para a criação do seu site institucional? Entre em contato com a Jokerman, nós podemos revolucionar a história do seu negócio!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress