Como os clientes chegam até à empresa senão por um site institucional?

Muitas acreditam que um perfil no Instagram é suficiente, outras, que ter uma conta no LinkedIn já supre as necessidades. Mas, será que isso realmente basta quando queremos gerar credibilidade online?

A verdade é que não. A empresa precisa ter um espaço próprio, exclusivo, que funciona como o seu cartão de visita – e que nesse caso, é o site.

Um site institucional é aquela página que transmite tudo o que realmente importa sobre a empresa, desde informações sobre o negócio, até portfólio, serviços e relato de clientes.

Vamos entender como você pode ter esse espaço?

O que é um site institucional?

O site institucional é um ambiente digital que a empresa constrói para apresentar quem ela é, o que faz e por que faz. Sua finalidade é justamente ser a base da presença digital, e fazer com que os visitantes conheçam mais sobre sua história e se sintam seguros para fechar acordos.

“E um blog e e-commerce não é praticamente a mesma coisa?”

Não! 

Embora o site possa ter abas ou áreas que integrem blog ou loja virtual, os objetivos são diferentes. No caso do blog, o espaço é dedicado para compartilhar conteúdos e posicionamento sobre um nicho ou assunto que a empresa domina. Por exemplo: artigos sobre pedagogia para uma escola, textos sobre segurança digital para uma empresa de TI ou dicas de decoração para uma loja de móveis.

Já o e-commerce funciona exatamente como uma loja virtual, então as pessoas acessam o espaço apenas para adquirir produtos. Aqui temos o site da Amazon, da Shein e da Netshoes como bons exemplos.

Por que a empresa precisa de um site institucional

Quando recomendamos que as empresas criem um site institucional, muitas perguntam se faz sentido para sua estratégia. Afinal, se o objetivo inicial for apenas vender, um e-commerce já não daria conta?

Não necessariamente… 

Pense no seguinte: para que o consumidor chegue ao ponto de clicar em “comprar agora”, ele precisa antes conhecer a marca, confiar nela e se sentir seguro para fazer a negociação. E para isso, precisa ter acesso a informações que mostram que a empresa realmente existe e está comprometida em atendê-lo.

Fora isso, há outros motivos que tornam o desenvolvimento de sites institucionais tão importante:

Credibilidade e confiança

Quando você entra em um site todo desalinhado, com textos mal organizados e imagens em baixa qualidade, qual a sua primeira reação? Confiar ou duvidar da empresa? Certamente é a segunda opção e isso porque a percepção sobre a página tem influência antes de qualquer conversa comercial.

Presença digital profissional

Um site institucional bem construído não serve apenas para mostrar “quem” a empresa é, mas também organizar a mensagem que ela quer transmitir ao seu público.

Em mercados concorridos, um site profissional também ajuda a empresa a não parecer só “mais uma”.

Geração de oportunidades de negócio

Nem todo visitante entra no site pronto para comprar. Muitos estão em fase de pesquisa, querendo entender se podem ou não confiar em você. Então, um bom site também abre portas para contatos qualificados.

Melhoria no relacionamento com clientes

Depois que o cliente já comprou, o site continua sendo útil para a empresa porque é através dele que o cliente vai encontrar informações de suporte, atualizações sobre produtos e até conteúdos educativos (caso seja integrado um blog). 

Exemplos de sites institucionais

Quem navega pela internet já há algum tempo sabe que o universo digital é cheio de contrastes. Para qualquer lado que olhamos, vemos páginas de empresas sérias, sites cheios de pop-ups e outros ambientes super intuitivos.

Sabendo disso, como podemos reconhecer um site institucional que realmente cumpre o seu papel em transmitir confiança?

Existem boas práticas de design e conteúdo que funcionam como guia:

  • – Layout limpo e intuitivo, sem excesso de elementos que confundam a navegação;
  • – Textos objetivos e bem estruturados, que explicam o que a empresa faz e como entrar em contato com ela;
  • – Navegação simples, para que qualquer visitante chegue às principais informações sem excesso de cliques.

Agora, para tornar esse reconhecimento mais visual, vamos a alguns cases reais de sites que a própria JKM produziu?

Quais são as etapas no processo de desenvolvimento de um site institucional?

Se você viu os cases acima, já deve imaginar que o trabalho não foi simples. Existiu todo um passo a passo para fazer com que cada um dos sites institucionais se tornasse a extensão digital de sua própria marca.

E realmente, o processo foi detalhado, onde passamos por etapas como briefing, criação do design, desenvolvimento do site e a própria publicação.

1- Briefing

O briefing foi a etapa de levantamento de informações para conhecer melhor a empresa, como seus objetivos e diferenciais. Aqui, quanto mais claro for o diagnóstico, mais fácil é criar um site coerente com a identidade de uma marca.

O briefing deve conter:

  • -Objetivos do site;
  • -Público-alvo;
  • -Identidade visual da empresa;
  • -Concorrentes diretos;
  • -Funcionalidades desejadas.

2- Design

O design é a tradução visual de tudo que foi levantado no briefing. Foi nessa fase que fizemos protótipos e layouts do site – mantendo tudo bem alinhado à identidade da marca.

No design, avaliamos:

  • -Usabilidade;
  • -Paleta de cores;
  • -Tipografia;
  • -Hierarquia de informações;
  • -Responsividade (se vai funcionar bem em celulares e tablets).

3- Desenvolvimento de site institucional

Aqui foi a etapa onde o conceito em si se transformou em código. Ou seja, os programadores criaram as páginas, integraram funcionalidades e otimizaram o site para SEO.

Algumas das etapas desse processo são:

  • -Estruturação das páginas;
  • -Programação de formulários e botões de contato;
  • -Otimização para mecanismos de busca;
  • -Testes de funcionamento em diferentes dispositivos.

4- Publicação

Depois que o site ficou finalmente pronto, o validamos e testamos, para só então ser colocado no ar. Mas, essa etapa não consistiu em só “apertar o botão publicar” e pronto. O time também teve que:

  • -Configurar hospedagem e domínio;
  • -Testar velocidade (para garantir que o site carregasse em segundos);
  • -Realizar a instalação de certificados de segurança (SSL);
  • -Revisar links e formulários (para impedir que o usuário encontrasse erros ao tentar navegar ou entrar em contato).

E justamente por existir toda essa complexidade por trás do desenvolvimento, nunca recomendamos se aventurar sozinho pela criação do site, mas, sim, contar com apoio de profissionais especializados que já conhecem e sabem como executar cada etapa.

Você também pode gostar | Criação de site: 5 erros comuns que podem fazer você perder vendas

Como escolher uma agência de criação de sites

criação de sites em Belém - Agência Jokerman Belém

“Realmente, o apoio de profissionais vai tornar a criação do meu site mais simples. Mas, aí vem outro ponto, como eu posso escolher uma agência que cumpre os requisitos?”

Vamos por partes. Inicialmente, você deverá avaliar o portfólio e cases para, em seguida, entender o processo de desenvolvimento, e por último, verificar garantias, suporte e atualizações. 

Avaliar portfólio e cases

O portfólio vai mostrar a qualidade técnica do time da agência, a capacidade criativa e a flexibilidade em atender diferentes segmentos. Então, o que você deve observar?

  • -Diversidade de estilos;
  • -Clareza das informações;
  • -Experiência em projetos semelhantes ao seu;
  • -Resultados gerados para os clientes.

Entender o processo de desenvolvimento de site institucional

Boas agências de criação de sites têm processos bem estruturados sobre como vão funcionar as fases do projeto. Então, quando estiver pesquisando, procure avaliar: 

  • -Se existe etapa de briefing detalhado;
  • -Como é feita a aprovação do design;
  • -Se há testes antes da publicação;
  • -Quais são os prazos e formas de acompanhamento.

Verificar garantias, suporte e atualizações

Um bom projeto de site institucional não termina na fase de publicação. Ele precisa também passar por manutenção, correções e atualizações periódicas para continuar performando de acordo.

Assim, a agência certa também deve oferecer:

  • -Suporte técnico pós-lançamento;
  • -Garantias de funcionamento;
  • -Atualizações de segurança;
  • -Possibilidade de ajustes no futuro.

Dê o primeiro passo para sua empresa gerar credibilidade online! 

O desenvolvimento de site institucional é sempre um desafio devido às inúmeras etapas, mas, ainda assim é uma jornada necessária para todas as empresas que buscam gerar credibilidade online. 

Você certamente faz parte desse grupo, não é? Então, não deixe de conhecer o trabalho especializado da Jokerman Belém, agência de criação de site, branding e marketing localizada em Belém.

Aqui, compartilhamos o nosso portfólio para você dar uma olhada e também o contato para falar com o nosso time e solicitar uma proposta. 

Deixe um comentário