Qual a importância de um site para empresas? Além de ajudar na construção de marca digital, ele contribui para melhorar o relacionamento e engajamento com o cliente e medir o sucesso da marca no digital. Entenda!
Na era moderna, a maturidade digital atua como um divisor de águas, separando os modelos de negócios que conseguem competir de igual para igual com grandes marcas, de outros que estão apenas sobrevivendo.
A ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ) da McKinsey, mensura a maturidade digital das empresas em quatro dimensões (estratégia, capacidades, organização e cultura) e vinte e duas práticas, com o marketing e vendas digitais ocupando uma das principais colocações na dimensão “capacidades”.
A fim de identificar o nível de maturidade digital no Brasil, a McKinsey realizou uma pesquisa recente que gerou dois insights bastante interessantes:
- Os líderes digitais crescem 5 x mais que os demais negócios.
- A maioria das empresas enfrenta desafios na transformação digital, com apenas 10% delas executando bem as estratégias de digital.
A criação de um site é uma das principais estratégias, pois ele atua como núcleo para uma empresa desenvolver uma presença online robusta. Sua empresa conta com esse pilar de todas as estratégias de marketing digital?
Entenda no artigo de hoje porque ter um site é importante para a construção de uma marca digital, alcançar novos mercados e melhorar o engajamento do cliente online!
O site é um pilar para a construção de uma marca no digital
Imagine um ambiente exclusivo onde todos os produtos e serviços da empresa ficam à mostra em um portfólio, as informações sobre sua missão, visão e valores podem ser compartilhados com os clientes, e diferentes perfis de visitantes podem acessar esse espaço para entender mais sobre a marca e descobrir como ela pode ajudá-los.
Isso lembra muito uma loja física, não é mesmo? E é exatamente isso que um site faz por uma marca que está na internet. Ele oferece um espaço online personalizado para toda a narrativa da marca, que vai desde a apresentação da empresa ao público, até a entrega de soluções e contato.
Com a popularização das mídias sociais, vimos muitos empresários direcionando os seus esforços e recursos apenas para o marketing de redes, como Instagram, Facebook e LinkedIn.
Mas por que muitos acabam falhando, se nesses canais também existem muitos usuários potenciais ativos? São mais de 5 bilhões de usuários nas redes, segundo relatório da agência We are social e da empresa Meltwater.
A explicação pode estar relacionada à forma como os clientes enxergam a marca (de forma não tão profissional assim) e na perda dos benefícios que só um espaço próprio na web proporciona:
- – Presença online robusta;
- – Criação de branding;
- – Geração de leads qualificados;
- – Análise de métricas sobre visitantes e desempenho da página.
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Expansão de mercado e alcance global
Além de benefícios como presença online, branding, geração de leads qualificados e análise de métricas sobre visitantes e desempenho da página, o site também proporciona um diferencial capaz de elevar o potencial da empresa a patamares jamais alcançados antes: o de quebrar barreiras geográficas e permitir que uma marca local alcance clientes em todo o mundo.
Existem muitas histórias de sucesso de marcas que decidiram investir em um site para expandir suas operações e entrar em novos mercados. É o caso da Patagônia, por exemplo, marca americana para roupas e equipamentos outdoor. Fundada em 1973 como uma pequena loja de escalada em Ventura, Califórnia, a empresa aumentou suas vendas a partir da internet, tornando-se reconhecida mundialmente.
Outro case envolve a própria Starbucks. A marca, que iniciou as suas atividades como uma pequena loja de cafés em 1971, em Seattle, Washington, se expandiu para se tornar uma das maiores cadeias de cafeterias do mundo. E com a ajuda do seu site, a empresa oferece, hoje, vendas online de produtos que vão além de chás e cafés, como também xícaras e acessórios.
Como um site ajuda na construção de marca digital e na expansão da empresa
Existem muitas formas de um site ajudar na expansão da empresa, mas vamos concentrar esse tópico na explicação dos quatro principais e mais importantes:
1- Construção de marca digital e consolidação
No processo de desenvolvimento do site, a empresa tem a possibilidade de personalizar a plataforma através da escolha de fontes/cores, conteúdo e experiência do usuário, para que o espaço fique totalmente alinhado à visão da marca.
Quando possui coerência visual e de mensagem, a página consegue passar a ideia certa sobre o negócio e as soluções, e essa clareza é algo que a ajuda a estabelecer confiança, profissionalismo e reconhecimento no mercado.
2- Relacionamento e engajamento do cliente online
Como se trata de um ambiente próprio para o uso da empresa, ela também pode aplicar estratégias de marketing digital para engajar diretamente com clientes. É o caso de inserir um blog, criar uma newsletter ou até mesmo fazer chat ao vivo.
Ao entregar um blog com conteúdo de valor, por exemplo, os clientes podem começar a enxergar a página como uma fonte rica de informação. O que não só pode garantir o acesso contínuo à plataforma, mas também estimular o compartilhamento dos materiais para outras pessoas e canais.
3- Otimização de marketing digital
Outro ponto interessante de se ter um site, é que é possível centralizar e alcançar uma visão geral de todas as estratégias de marketing digital, como campanhas de emails, publicidade PPC (pay-per-click) e presença em mídias sociais.
Isso contribui para o melhor uso e a otimização de recursos, além de assegurar que todos os esforços estão alinhados com a persona e os objetivos da marca.
4- Medição de sucesso e análise de dados
Além da construção de marca digital, relacionamento e engajamento do cliente online, e otimização de recursos e estratégias, um site também ajuda a empresa ao permitir que ela meça seus resultados.
O uso de ferramentas analíticas, como o Google Analytics, por exemplo, podem ser aplicados para monitorar o desempenho do site, entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de acordo com esse comportamento.
Muitos dos recursos de marketing são desperdiçados anualmente devido ao mau direcionamento das estratégias. Ter acesso a dados — que mostram a situação real da empresa no ambiente online —, é muito importante para fundamentar decisões que contribuem para o crescimento da marca.
A construção de uma marca digital depende do direcionamento certo das estratégias de marketing, que incluem a criação de um site profissional que acompanhe a visão e a imagem da empresa.
Se você estiver considerando o desenvolvimento de uma presença online robusta como parte essencial de sua estratégia de negócios, não perca tempo. Invista na criação de uma página junto de profissionais que entendem e dominam o marketing digital.
A Jokerman Belém está há mais de 15 anos no mercado, atuando no desenvolvimento de sites profissionais para diferentes empresas, dentre outros serviços como: branding, marketing de conteúdo e mídias sociais.