Inove na geração de leads com bots humanizados, dados de intenção e estratégias omnicanal. Descubra o que está transformando o lead-gen!
Segura essa, porque a geração de leads não é mais o que era antes!
Quem ainda pensa que o preenchimento de formulários e e-mails impessoais é a resposta para capturar a atenção e o interesse do público moderno, precisa atualizar o drive porque o jogo mudou — e para valer!
Geração de leads: “guenta” coração porque o presente (e futuro) é insano!
Hoje, criar experiências, entender as necessidades reais do público e transformar cada interação em um momento exclusivo é o que conta. Se você quer estar na linha de frente das marcas que se destacam, aperte os cintos e seja bem-vindo ao que existe de mais inovador em lead-gen!
🤖 Marketing conversacional: bots que conversam e convertem melhor que um vendedor
Vamos direto ao ponto: chatbots e IA não são mais robôs frios que só repetem respostas programadas. Após as últimas atualizações, eles estão mais antenados, humanos, e prontos para bater um bate-papo descontraído ou então resolver dúvidas, das mais simples às mais complexas.
Mais que prático, o uso dos bots tem garantido às empresas um jeito novo de ler o ambiente. Se um lead estiver mais tempo do que o normal pesquisando algo específico no seu site, a IA logo capta a intenção de compra, ajustando a interação para entregar a experiência certa, no momento certo.
E indo mais além do que só praticidade e interação, o fato dos bots estarem disponíveis 24/7 tem se mostrado cada dia mais espetacular para o marketing conversacional. Ninguém mais está precisando esperar a resposta de um vendedor ou um atendente — a jornada está mais fluída!
🏃🏽♀️ Onde seu cliente estiver, é lá que você vai estar
Cansado de perder leads porque o cliente estava no LinkedIn ou Instagram enquanto você falava pelo e-mail?
Já batemos nesta tecla em outros artigos, mas a omnicanalidade é a grande sacada aqui: estar onde o cliente quer conversar para transformar a experiência dele numa jornada interligada e sem qualquer tipo de entrave.
Mas não entenda mal: omnicanalidade não significa fazer várias contas e estar em múltiplos canais apenas. É preciso sincronizar tudo de modo que todos os toques de interação estejam visíveis em um só painel.
Cliente mandou mensagem no insta? O time precisa ser avisado immediately. Chamou no site? Mesma coisa!
Veja também: Experiência do cliente: o sucesso da marca não depende só de vendas
💡Insights que revelam o que seu lead nem sabia que queria
A era dos dados começou, e sabe quais pessoas estão saindo na frente? Aquelas que estão usando essas informações a seu favor.
No caso de leads, dados de intenção de compra estão captando o que há de mais sutil nas ações dos consumidores: cada clique, cada página acessada, o tempo que alguém passa rolando a tela e olhando determinado produto. Isso tudo tem alimentado o “banco de dados”, e tem sido aplicado para uma leitura inteligente das intenções.
Com esses sinais, empresas estão conquistando uma visão quase que preditiva sobre o que vem a seguir. Não só isso, estão podendo agir antes mesmo do cliente decidir o que vai colocar no seu carrinho ou qual conteúdo quer consumir. Parece ficção científica, eu sei, mas essa é a realidade das marcas que estão usando dados.
📹 Vídeos que piscam e fisgam a atenção em segundos
Nada de apresentações extensas ou longos textos explicativos – os vídeos curtos são o jeito mais novo de fisgar e capturar a atenção dos usuários. Não é à toa que plataformas como o Tik Tok e o próprio recurso “Reels” do Instagram estão bombando.
No contexto de geração de leads, como esses vídeos podem ser usados?
Ahhh, a criatividade rola solta aqui. Já pensou criar vídeos de 15 segundos explicando a sua solução de um jeito engraçado e descontraído? O seu público não quer só ler sobre o seu produto, ele quer ver, sentir e entender na hora — e os vídeos curtos são excelentes para esse fim.
Além de serem mais fáceis de criar do que os vídeos longos, os “mini vídeos” ainda podem se espalhar como fogo pelas redes sociais ao serem compartilhados entre vários users, até atingir públicos em larga escala com pouquíssimo esforço.
⚙️ Automação: o cupido que conecta leads e oportunidades
Se antes a automação de marketing era só para manter a operação andando, hoje ela cria caminhos personalizados para cada lead, ajustando conteúdos e interações conforme o estágio da jornada.
As ferramentas, geralmente desenvolvidas com inteligência artificial, entendem as preferências do cliente e acompanham o seu comportamento, e podem ser usadas para indicar aos times o que precisa ser feito a seguir — seja engajar um lead novo ou oferecer uma oferta especial para quem está prestes a tomar uma decisão.
📲 Redes sociais e site: seu novo escritório de negócios é online
Chegou a hora de parar de ver sites e redes sociais só como um canal de divulgação. Para a geração de leads, essas plataformas agora são o centro do universo, pois concentram inúmeras pessoas ativas que compartilham suas opiniões e interesses.
E nesses ecossistemas, não é só publicar, cruzar os braços e esperar um retorno: quer gerar leads de qualidade? Desenvolva conversas e entregue conteúdos que realmente engajem e conectem.
Isso significa que pode ser necessário trocar aquele discurso institucional que a sua marca tem por uma voz mais pessoal e humana, sabe? Isso vai ajudar a criar conexão e envolver os leads sem forçar vendas.
Tudo que envolve transformação assusta porque estamos transitando por um caminho pouco explorado, não é? Essa nova era de geração de leads é apenas uma das transformações que rodeiam o universo do marketing, mas você não precisa querer a cabeça para testar tudo e validar o que faz sentido.
Com a equipe da Jokerman Belém, você consegue construir ações de marketing digital que acompanham todo esse movimento e realmente sobressaem. Bóra trocar uma ideia?
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