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Criação de site: 5 erros comuns que podem fazer você perder vendas

Hoje, quando falamos em criação de site, nos deparamos com várias ferramentas online que podem ser usadas para montar uma página do zero, sem saber nada de programação.

A premissa realmente é incrível e muitos mergulham nessa opção de cabeça, acreditando que basta arrastar alguns blocos, escolher um template bonito e clicar em “publicar” para ter um site profissional no ar.

Mas, existe um lado sombrio por trás desse tipo de criação de site que ninguém fala e que, inclusive, pode ser fatal para vendas e negociações. Vamos entender?

Por que criar um site sozinho, com ferramentas online, é um risco?

Você já deve ter recebido anúncios de ferramentas apresentando o seguinte slogan: “Crie o seu próprio site com a nossa plataforma e comece a vender em minutos!”

Olhando esses anúncios assim, de pertinho, o dedo chega a tremer para clicar e começar a aventura, não é? Porém, aqui nós vamos contar um segredinho que poucos falam: depois que você faz a assinatura e abre a plataforma, a ficha cai. Você pensa: 

“Como eu vou fazer um site que represente a essência da minha marca?” 

E é exatamente nesse momento de reflexão, senhoras e senhores, que o usuário percebe que fazer um site exige mais do que só a ferramenta e que muito provavelmente, investiu com boas intenções, mas sem retorno real.

Para aqueles que trabalham com a criação de site, já é sabido que existe toda uma ciência por trás para transformar uma ideia em uma experiência digital memorável. Uma ciência que, sozinhos, os usuários comuns não possuem. 

Conhecimento em design, UX, escrita estratégica, SEO, desenvolvimento, enfim. Esses são apenas alguns pontos… E entender isso, após a aquisição de uma plataforma, é frustrante. Até porque, ou o usuário precisará continuar criando um Frankenstein digital sozinho, sem direcionamento, ou então, voltar a desembolsar mais recursos financeiros para retomar o caminho certo.

Apenas 2,9% dos sites brasileiros passaram em todos os testes de acessibilidade, segundo pesquisa realizada pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos (WPT).

Erros ao criar site que podem ser fatais para o negócio

Geralmente, após cair a ficha, os usuários acabam optando por se aventurar sozinhos na criação do site. Eles pensam: “Bom, já que estamos nessa agora, não resta outra escolha a não ser seguir tentando, né?”

E aqui, entramos mais uma vez em um terreno perigoso. Muitos acabam cometendo erros ao criar um site que pode, literalmente, levar a empresa à ruína. 

E quais são esses erros?

1- Falta de identidade visual

Você confiaria em uma empresa que não tem identidade própria?

Não adianta ter um site bonito se ele pode ser usado por qualquer empresa, e é um site que não vende

Quando tudo parece genérico — das cores até o tom de voz — o visitante sente que já viu aquilo antes em outro lugar, e o resultado? Isso quebra qualquer chance de criar vínculos.

Para desenvolver uma identidade visual, é necessário que ela esteja alinhada com os valores, posicionamento e proposta da marca. E depois disso, é preciso ainda estruturar todo o site para que ele carregue nuances da empresa: do espaçamento das letras, na forma como os títulos conversam com o leitor até nas escolhas visuais que criam familiaridade. 

2- Layout confuso e poluído

Se a primeira impressão é a que fica, o que você pensaria de um site visualmente caótico?

É difícil confiar em algo que não conseguimos entender, não é? E quando um site sobrecarrega o visitante com excesso de informações — textos longos e sem aprofundamento, banners gritando, informações mal organizadas, etc. — o que era pra ser uma vitrine profissional se transforma em um território caótico.

Um layout que é verdadeiramente bom precisa respirar; ele deve mostrar o que importa, na hora certa, e acima de tudo, possuir clareza e ritmo.

3- Navegação pouco intuitiva

Você perderia tempo tentando entender um site confuso… ou fecharia a aba e seguiria para o concorrente?

Quando você entra num site e precisa procurar onde está o menu ou adivinhar onde clicaria para falar com a empresa, algo está fora do lugar. E acredite: o usuário comum não vai perder o tempo dele tentando entender onde estão as coisas. Ele simplesmente vai embora.

Mapear fluxos, pensar nos atalhos certos, reduzir cliques, criar caminhos claros de navegação. Isso exige conhecimento em usabilidade, e novamente, pode ser que o usuário sozinho não tenha.

4- Textos genéricos ou mal escritos

Se o seu conteúdo diz o mesmo que todo mundo, por que o cliente escolheria você?

Existem sites que visualmente até chamam a atenção, mas, basta começar a ler os textos para o usuário cair no vazio: “soluções inteligentes”, “atendimento personalizado”, “inovação e tecnologia”. Frases que servem para qualquer empresa literalmente… e no fundo, não dizem nada com nada.

Um bom conteúdo precisa traduzir o que a empresa faz de um jeito natural, claro e objetivo; e ainda mais importante, com personalidade.

5- Falta de responsividade

Você voltaria a visitar um site que não funciona no celular?

Hoje, acessar um site pelo celular é muito mais comum do que pelo computador. Ainda assim, muitos layouts não acompanham essa realidade e quando abrimos algumas páginas pelos smartphones, imagens são cortadas, textos estão desalinhados e botões somem em passe de mágica.

Um site inteligente entende que a experiência com a marca precisa funcionar bem em qualquer contexto. E mais uma vez, é preciso planejamento, testes e conhecimento técnico para isso. 

“Poxa! Não sabia que era tanta coisa assim… Como posso impedir de cair nesses erros?”

Bom, só existe uma resposta para essa pergunta: fazer um site do zero, junto de profissionais que dominam a arte de criação, e que vão preparar todo o terreno para você, da estrutura da página até a publicação de conteúdos.

E se você já tiver feito um site sozinho, a resposta continuará sendo a mesma: entrar em contato com esses especialistas para que eles reajustem tudo que precisa ser reconstruído, melhorado e personalizado para deixar a sua página com a cara que a sua empresa merece.

“Tá, mas eu não conheço profissionais que fazem isso…”

Você está no lugar certo, então… A JKM possui mais de 18 anos de expertise na criação de site e conta um time de profissionais qualificados para executar essa tarefa.

Vamos transformar seu site em uma verdadeira vitrine de vendas? Clique aqui e fale com nosso time pelo Whatsapp!

Psiu!

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