A criação de sites é muito mais do que presença digital: é a porta de entrada para oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a concorrência é cada vez mais acirrada, ter um site bonito já não basta. É preciso estratégia, performance e foco em resultados. Neste conteúdo, a JKM revela os passos essenciais para transformar um simples site em um verdadeiro motor de negócios! Acompanhe:
No marketing digital, tudo começa pela primeira impressão: a contrução de marca. Se a marca transmite clareza e profissionalismo, ela conquista confiança e espaço naturalmente.
A criação de sites é uma iniciativa importantíssima para fortalecer a presença digital e fazer com que a marca seja vista de forma profissional pelo seu público-alvo.
A estratégia consiste em desenvolver, ao menos, uma página exclusiva onde a empresa possa apresentar seu produto ou serviço, destacar diferenciais e abrir canais de contato. Alem disso, disponibilizar conteúdos para atrair seus seus potenciais clientes.
Aí desse lado, você já possui um site?
Por que a criação de sites é uma das etapas mais necessárias para consolidação digital?
O site funciona quase como uma vitrine digital da empresa. Nesse ecossistema, a empresa estrutura todo o layout para representar sua identidade visual, transmitir confiança, explicar sua proposta de valor e conduzir o cliente até a ação desejada.
Como recentemente muitos investimentos têm sido direcionados para redes sociais e anúncios, muitos empresários acabaram deixando de lado a ideia de investir na criação de sites profissionais por acreditarem que o seu público está apenas nesses canais.
Esse é um dos equívocos mais perigosos de se cometer na era moderna do marketing. Não apenas porque as regras das redes sociais mudam o tempo todo, mas porque a falta de um site pode demonstrar que a marca não é tão profissional quanto parece.
Por exemplo, se a empresa investe em um perfil bonito no instagram, com várias fotos aesthetic, as chances dela conseguir likes e engajamentos é alta. Mas, será que isso se converte em vendas?
Ainda hoje, os clientes priorizam marcas que possuem um site. Afinal, é naquele endereço oficial que elas podem:
- Ter certeza de que o negócio é real;
- Descobrir mais sobre as soluções da empresa;
- E, no caso de um e-commerce, ter a garantia de que as compras serão realizadas de forma segura.
Não está convencido ainda, então pense no seguinte:
“Hoje, se as redes sociais parassem de funcionar, como a sua empresa iria interagir e fazer negócio com os clientes?”
Você também pode gostar: Criação de sites em Belém + Tendências de design web 2025 que você precisa conhecer!
Criação de sites profissionais x criação de sites comuns

Antes de tudo, é preciso entender qual será o propósito do seu site. Afinal, para cada objetivo, deverá ser realizado um trabalho personalizado para estruturar e direcionar a experiência. Vejamos alguns tipos de sites:
- – Uma marca de serviços, que quer apenas apresentar o seu trabalho, pode estruturar o site para destacar o portfólio e abrir caminhos de contato;
- – Já uma marca que busca se tornar autoridade, pode criar um site onde há um espaço especial para publicação de conteúdos relevantes sobre seu nicho;
- – Uma loja virtual, por sua vez, precisa estruturar um esqueleto que possui catálogo, integra meios de pagamento, configura logística de entrega e garante segurança dos dados.
Então, o primeiro ponto é responder: o que você espera do site e para quê?
A partir disso, teremos outras etapas importantes e exigem o acompanhamento de uma agência especializada em criação de sites.
1. Arquitetura e estrutura do site
Organizar a estrutura do site significa pensar em menus, páginas principais e caminhos que o usuário irá percorrer. Um e-commerce precisa de categorias claras, filtros de busca e páginas de produto detalhadas. Já um portfólio pode ter uma página inicial mais enxuta, com acesso direto aos projetos e formas de contato.
Se o esqueleto do site for mal planejado, ou seja, não acompanha o objetivo da página, o visitante pode se perder, não encontrar o que procura e acabar o quê? Indo embora.
Então, o ideal nessa etapa é se colocar na pele do cliente e pensar: “Se eu fosse comprar aqui, como eu procuraria o produto?” ou “Se eu estivesse avaliando esse serviço, onde eu clicaria primeiro?”.
2. Identidade visual e design
O design é a primeira impressão que o usuário vai ter do site, e muitas vezes, é o que define se ele ficará ou não na página. Por isso, a identidade visual deve traduzir a essência da marca já no início e respeitar a linguagem já usada em outros canais.
Um e-commerce de moda precisa de um design moderno e que valorize imagens de alta qualidade. Um site de portfólio, por sua vez, deve priorizar o visual limpo, para que os projetos se destaquem.
Aqui, além da estética, o design também precisa transmitir credibilidade. Então, elementos como cores, tipografias e ícones gráficos devem conversar diretamente com o público.
3. Conteúdo estratégico
A criação de site sem conteúdo é uma vitrine vazia. O conteúdo, seja ele visual ou escrito, é o que vai dar vida à página e convencer o visitante a dar o próximo passo, que pode ser fazer negócio.
No caso de um e-commerce, as descrições de produtos precisam ser claras, completas e pensadas para o cliente tomar a decisão de compra. Em um portfólio, o conteúdo pode ser mais breve, mas deve contar a história por trás dos trabalhos, mostrando diferenciais e resultados. Já em um site com blog, o conteúdo precisa ser composto por artigos relevantes sobre o nicho para atrair visitantes, gerar autoridade e ampliar a confiança do público.
Não podemos esquecer, ainda, que o conteúdo precisa ser adaptado ao formato digital, até porque o visitante pode acessar a página pelo desktop ou mobile.
4. Experiência do usuário (UX)
A experiência do usuário está relacionada a forma como o visitante interage com um site. Se a navegação for muito confusa ou o carregamento muito lento, não importa se o design é bonito, as pessoas simplesmente vão desistir de navegar.
No caso de um e-commerce, cliques a mais podem representar uma desistência na hora da compra. Para um portfólio, a experiência está em permitir que os trabalhos sejam apreciados sem distrações, com imagens bem posicionadas e fácil acesso a informações de contato.
Já em site com blog, o foco deve ser a leitura confortável, com tipografia adequada, espaçamento e tempo de carregamento reduzido.
5. Configurações técnicas
Além da parte visual, a criação de sites profissionais também precisa contar com uma base técnica sólida para continuar funcionando. Ou seja, precisa estar em uma boa hospedagem, ter certificado SSL para garantir segurança e integrar ferramentas de análise.
Em um site e-commerce, que lida diretamente com dados sensíveis, existe o cuidado em configurar corretamente os meios de pagamento e protocolos de proteção de dados. Para sites de portfólio, a parte técnica pode incluir otimização de imagens para não comprometer a velocidade de carregamento, e em blog, otimizações de SEO para aumentar a visibilidade no Google.
6. Monitoramento
Muitos pensam que o trabalho termina após o lançamento de um site, mas é bem pelo contrário: é nesse momento que a aventura começa e a empresa precisa agir para colher resultados reais.
Ela precisa acompanhar métricas como taxa de conversão, páginas mais acessadas e tempo de permanência para entender o comportamento dos visitantes. Também, fazer atualizações de informações quando necessário, melhorar SEO, revisar textos e implementar novas funcionalidades para manter a relevância da página.
Já viu uma vitrine de uma loja sempre com o mesmo manequim e roupas?
Pois então… um site também não deve ser estático. Ele precisa acompanhar o crescimento da empresa, passar por mudanças continuamente e “dançar” a música conforme o comportamento do público se transforma.
Criação de sites que geram resultados? Conte com a Jokerman Belém
Está pronto para transformar seu negócio no digital, onde quer que esteja no Brasil?
Com a JKM, a criação de site profissional vai muito além do design: é estratégia, performance e resultados.
👉 Veja nosso portfólio
Clique aqui e converse com a gente! Descubra como seu site pode impulsionar sua marca como nunca antes!
Pingback: Site institucional: Guia completo para empresa ganhar credibilidade