Quais os melhores tipos de site para empresas? No artigo de hoje respondemos essa dúvida, além de apresentar a você o melhor sistema para criar e gerenciar a plataforma. Confira!
Uma das principais ações que realizamos ao iniciar um negócio na internet é escolher o tipo de site que vai comportar as nossas operações e ser palco para as nossas estratégias de marketing.
Elementos como a estética contam muito na hora da escolha, porém, precisamos ter em mente que existem outros critérios importantes que devem ser considerados antes de tomarmos uma decisão acertada.
Funcionalidades, por exemplo, são responsáveis por atender as necessidades diárias da empresa, logo, precisam ser úteis, diversificadas e de fácil acesso. Já otimização para motores de busca, é o que ajudará a página rankear com mais facilidade.
No artigo de hoje mostraremos quais são os tipos de sites disponíveis atualmente, e como você pode fazer a melhor escolha para o seu negócio. Vamos lá?
Quais são os tipos de site para empresas
Os principais tipos de site para empresas, são:
1) E-commerce
O e-commerce é uma plataforma online onde as empresas vendem seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores. Ou seja, funciona como uma loja virtual, onde qualquer pessoa do mundo com acesso à internet pode visitar e fazer uma compra.
Grandes marcas, como Amazon, Alibaba, Nike, Apple e Zara são alguns exemplos que utilizam esse tipo de site para empresas.
2) Site institucional
Já o site institucional é uma plataforma que as empresas utilizam para fornecer informações sobre si próprias, como sua história de sucesso, missão, valores, produtos e serviços, cases de clientes, entre outros. São exemplos de marcas que possuem um site institucional: Coca-Cola, IBM, Tesla e McDonalds.
3) Portfólio online
O portfólio online funciona como uma vitrine digital, onde a marca apresenta suas habilidades, experiências e competências a potenciais clientes, investidores ou parceiros de negócios. Empresas como Burberry, Pixar Animation Studios e Lego Ideas, são exemplos de gigantes que utilizam esses tipos de site.
4) Blog
O blog é uma plataforma onde as empresas podem criar e compartilhar conteúdos sobre assuntos específicos. O objetivo é educar, entreter, informar ou inspirar seu público-alvo a partir da entrega desses materiais, além de ajudar a construir relacionamentos mais sólidos com ele e aumentar a visibilidade da marca.
Exemplos de empresas que utilizam o blog como site: Hubspot, Patagônia e Neil Patel.
5) Site multifuncional
O site multifuncional, por sua vez, é uma plataforma que concentra várias funcionalidades em um único ambiente. Ou seja, ele combina elementos de outras modalidades de sites, como é o caso do e-commerce, blogs e até mesmo portfólios.
Esse tipo de site para empresas costuma ser o mais adotado no mundo empresarial, pois consegue atender várias necessidades de negócio. Reddit, Tasty e Sephora são alguns exemplos de marcas que possuem uma página multifuncional.
LEIA TAMBÉM | Expansão de mercado: como um site para negócios pode ajudar?
O que fazer após escolher o tipo de site para sua empresa?
Depois de escolher o tipo de site para empresa, precisamos selecionar o melhor sistema para criar e gerenciar a plataforma. Existem três opções bem conhecidas, que você provavelmente já conhece ou então ouviu falar:
A. HTML
O HTML, ou HyperText Markup Language, é a linguagem fundamental para a criação de páginas web. Ele permite que os usuários definam a estrutura e o conteúdo de todo site usando uma série de elementos e tags, no entanto, por ser estático, é necessário que cada página seja criada e atualizada manualmente.
B. React
O React, por outro lado, é uma biblioteca JavaScript que oferece componentes reutilizáveis e dinâmicos, possibilitando a criação de interfaces de usuário (UI) interativas em aplicações web. Contudo, existem desvantagens de um site em React, como:
- Não dispõe de recursos integrados para roteamento e gerenciamento de estado;
- Necessita de um conjunto mais abrangente de ferramentas e configurações para criar um ambiente de desenvolvimento completo.
C. WordPress
Já o WordPress é um sistema que entrega uma interface amigável para otimizar a criação e manutenção de sites e blogs. Por isso, é uma solução que atende praticamente todos os tipos de site que você viu acima.
Dentre as diversas vantagens de um site em WordPress, podemos destacar:
- – Funcionalidades diversas, com amplas opções de customização;
- – Controle total sobre o site;
- – Configurações nativas e plugins pensados para otimização de mecanismos de busca (SEO);
- – Comunidade mundial ampla e ativa;
- – Excelente custo-benefício.
Como escolher o melhor sistema e tipos de site para sua empresa
Agora que já vimos que existem diferentes tipos de site à disposição e, ao menos, três modelos de sistemas disponíveis, vamos avaliar como a sua empresa pode escolher a melhor opção para o seu negócio.
1- Defina seus objetivos
Qual seu objetivo ao criar um site? Aumentar as vendas, gerar leads, fortalecer a marca, ou fornecer informações ou serviços aos clientes?
Ter clareza sobre os objetivos ajudará a orientar todo o processo de seleção e desenvolvimento do site.
2- Analise a complexidade do projeto
Cada tipo de site tem sua própria complexidade em termos de design, funcionalidades e integrações necessárias. Um site simples de uma página só, por exemplo, é mais fácil de desenvolver do que um site de e-commerce com várias páginas, integração de pagamento e gerenciamento de inventário.
3- Avalie o nível de habilidade técnica disponível
Se a sua equipe não possui muita experiência técnica, pode ser mais interessante optar por plataformas de construção de sites simples, como o WordPress, por exemplo, ou até mesmo contratar uma empresa parceira, como a Jokerman Belém que possui profissionais especializados para desenvolver os projetos.
4- Pense na escalabilidade e flexibilidade do negócio
Você espera que o seu negócio cresça com o passar dos anos? Então será preciso escolher um tipo de site e um sistema que permitem fácil escalabilidade e atualizações, para que a página online se adapte conforme o negócio evolui e você não precise reconstruir o site do zero posteriormente.
5- Considere o custo e o tempo de desenvolvimento
Alguns tipos de sites podem exigir mais recursos financeiros e tempo para desenvolver do que outros. Se a sua empresa possui recursos limitados para investir inicialmente, o ideal é traçar um plano para impedir a falta de capital e que o projeto permaneça dentro do orçamento e do cronograma.
6- Analise o suporte e a comunidade
Ter acesso a suporte técnico e a uma comunidade ativa pode ser útil ao lidar com problemas técnicos, aprender novas habilidades ou buscar conselhos e recursos adicionais. Plataformas populares, como é o caso do WordPress, por exemplo, atende esse requisito.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PORTFÓLIO DE SITES
Independentemente da escolha do tipo de site, a nossa equipe especializada em marketing digital é categórica ao dizer que a criação de um site em WordPress entrega muito mais vantagens frente aos sites em React e HTML puro. Ele garante facilidade de uso, se adapta conforme a empresa cresce, entrega recursos que ajudam na otimização do SEO, passa por atualizações frequentes para manter a segurança, e muito mais.
Se você estiver precisando de ajuda para decidir qual é o melhor tipo de site em WordPress para o seu modelo de negócio, não perca tempo. Entre em contato com nosso time, e veja como podemos ajudá-lo a desenvolver um site que atrai, engaje e converte clientes.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS COM O TIME DA JOKERMAN BELÉM!