Quer aumentar a sua expansão de mercado e garantir um crescimento empresarial online? Você precisa investir em um site para negócios!
Segundo pesquisa do CGI.br, o acesso à internet cresceu muito nos últimos anos, com 156 milhões de usuários acessando a rede em 2023. Isso representa praticamente 84% dos brasileiros. Em 2022, este índice era de 81%.
No mundo conectado de hoje, empresas e empreendedores não podem depender de negócios puramente locais. É preciso ter um site para ampliar a sua expansão de mercado, e aumentar as chances de atrair essa parcela de público que está cada dia mais ativa na rede.
Empresários, donos de pequenas e médias empresas, startups ou qualquer outro modelo de negócio podem manter suas estratégias apenas em uma loja ou estabelecimento físico? Sim, eles podem!
Contudo, precisamos reconhecer que depender de apenas um canal local torna-se arriscado demais. Ainda mais quando o e-commerce e outros modelos de negócio online estão crescendo em escala.
Base de cliente restrita, concorrência com grandes empresas multinacionais, baixa competitividade. Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos negócios que mantêm as suas operações concentradas apenas em um local físico.
Um site para negócios pode ser usado como portfólio e funcionar como porta de entrada para a globalização da marca. No entanto, a sua importância é muito superior. Ter uma página online pode ajudar a eliminar os desafios que mencionamos anteriormente.
No artigo de hoje explicamos porque a sua marca local precisa ter uma presença digital, e quais são os primeiros passos para você poder fazer isso. Acompanhe!
A importância da presença digital
Imagine uma loja de varejo que possui um estabelecimento físico em uma cidade com apenas 50 mil habitantes. Durante um tempo, o dono dessa loja consegue obter um bom faturamento, mas aos poucos, os lucros se tornam mais escassos devido aos altos custos para manter suas operações e a competitividade do setor.
Pessoas que antes compravam na sua loja, estão recorrendo cada vez mais a outros canais, como, por exemplo, o e-commerce, que além de entregar uma maior variedade de produtos e serviços, também trabalha com ofertas de preços mais acessíveis.
Pergunta: “Quanto tempo você acha que essa loja vai sobreviver no mercado, sendo que o seu público-alvo está cada vez mais ativo na rede pesquisando preços, produtos e condições de frete mais favoráveis?”
A verdade é que, sem presença digital, as chances dessa loja se manter ativa são muito pequenas. Isso porque ela precisará competir continuamente com outras grandes marcas, que já possuem autoridade no segmento e entregam soluções online mais modernas para compra e atendimento.
Ter um site para negócios pode não fazer uma empresa de uma cidade pequena se tornar mundialmente conhecida em apenas um ano, sabemos disso, mas é uma estratégia que torna esse objetivo mais próximo da realidade.
É o que faz uma marca:
- – Ampliar o acesso ao negócio (permitindo que clientes de diferentes regiões e perfis descubram seus produtos ou serviços);
- – Aumentar a sua visibilidade;
- – Construir uma identidade mais forte, confiável e reconhecida.
Como funciona o alcance e expansão de mercado com um site
Nessa altura do texto você pode estar se perguntando como funciona esse processo de alcance e expansão de mercado.
A explicação é bastante simples: a empresa explora estratégias de marketing que a ajudam a alcançar novos e diferentes públicos, e a ampliar a sua visibilidade global.
Essas estratégias podem incluir:
– Otimização para motores de busca: a empresa aplica boas práticas de SEO para melhorar o seu ranqueamento no Google e Yahoo, fazendo que a cada pesquisa de uma palavra-chave específica, ela consiga aparecer nos primeiros resultados;
– Marketing de conteúdo: a produção de artigos, ebooks e outros materiais ricos ajuda no ranqueamento da página, e também corrobora para o site receber mais visitas e a empresa se tornar uma referência num determinado nicho de atuação ou assunto;
– Mídias sociais: à partir de hashtags, vídeos interativos, carrosséis e opções de compartilhamento, a empresa pode fazer com que pessoas do mundo todo cheguem até suas publicações, a partir de um simples clique.
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De local para global: conheça histórias de sucesso
Sabemos que o processo de sair de um negócio local para global gera desconfiança porque trata-se de uma transição para um ambiente novo, acirrado e que requer a aplicação de muitas estratégias. Mas acredite, os resultados valem muito a pena.
Para mostrarmos isso, trouxemos 3 cases de sucesso de marcas que começaram como pequenos negócios locais, mas se tornaram reconhecidas graças à sua presença digital.
1- Magazine Luiza
Fundada em 1957 como uma pequena loja de presentes em Franca, São Paulo, a Magazine Luiza se tornou uma das maiores redes varejistas do Brasil. No entanto, foi com a sua expansão online que a empresa experimentou um crescimento ainda mais significativo.
A Magazine Luiza investiu pesadamente em sua presença digital, desenvolvendo um robusto e-commerce e implementando estratégias de marketing online eficazes. Como resultado, a empresa viu um aumento nas vendas, atraindo uma base de clientes mais ampla e se tornando uma das referências do varejo eletrônico brasileiro.
2- Cacau Show
Inaugurada em 1988, a história da Cacau Show teve início em uma modesta loja de chocolates artesanais localizada em Itapevi, São Paulo. Com um compromisso inicial de conquistar os paladares da comunidade local, a empresa logo se destacou pela qualidade excepcional de produtos.
Com a evolução tecnológica, a Cacau Show expandiu seus horizontes para o mundo online, estabelecendo sua presença digital através de um e-commerce exclusivo e parcerias com marketplaces renomados. Essa incursão possibilitou que a marca alcançasse consumidores em todas as regiões do Brasil, solidificando sua posição como uma das principais redes de chocolates finos do país.
3- O Boticário
No ano de 1977, Miguel Krigsner deu vida a marca O Boticário com uma visão simples: oferecer produtos de beleza de alta qualidade e atendimento personalizado. O ponto de partida foi uma discreta farmácia de manipulação localizada em Curitiba, Paraná, onde a empresa logo se tornou um refúgio para os amantes de cosméticos.
Em sintonia com os tempos modernos, a marca também abraçou a internet como uma ferramenta para alcançar um maior número de consumidores, desenvolvendo um e-commerce robusto e engajando-se ativamente nas mídias sociais para fortalecer sua conexão com os clientes em todo território nacional.
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Primeiros passos rumo ao crescimento empresarial online
Ao decidir expandir o seu alcance e expansão de mercado com um site, é importante que a empresa ou empreendedor autônomo comece selecionando o time de profissionais especializados na criação de uma página.
Essa escolha é muito importante porque a construção de todo o domínio precisa ser feita a partir de boas práticas de SEO técnico, necessárias para ajudar no ranqueamento do site, e também com base em um layout amigável e condizente com a marca.
Segundo, é importante que a empresa também construa uma estratégia digital de longo prazo, pois não é do dia para a noite que o site vai alcançar bons resultados nos mecanismos de pesquisa. E essa estratégia pode exigir ações, como produção de conteúdo e gestão de mídias sociais.
A Jokerman Belém tem expertise em criação de sites para negócios, e também trabalha com a prestação de serviços de planejamento de marketing, design gráfico e branding.
Abaixo você pode conferir algumas empresas que iniciaram o processo de transição de negócio local, aumentando o alcance e as oportunidades de negócios através de um site para negócios feito pelo nosso time:
As empresas que querem dar o próximo passo em direção à expansão global e colher os benefícios obtidos a partir de um site, precisam contar com as ferramentas e estratégias certas.
Conte com a expertise da Jokerman para aplicar essas estratégias e ferramentas, na prática, e comece a expandir o alcance da sua marca agora mesmo.