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Tendências em mídias sociais para 2024 e os impactos da Inteligência Artificial

Descubra as tendências em mídias sociais para 2024 e como construir uma estratégia para aplicar e se beneficiar dessas novidades!

2024 será um ano repleto de novidades no mundo das mídias sociais: o LinkedIn planeja apresentar um assistente que fornecerá insights e sugestões para melhorar as campanhas publicitárias; o TikTok vai permitir que os usuários comecem a gravar e carregar vídeos de até dez minutos; o Instagram planeja liberar a opção de games para os usuários interagirem com sua audiência durante a realização de lives. 

Para alcançar resultados em marketing e publicidade que realmente vão gerar conversão em 2024, será preciso entender a fundo essas e outras tendências das redes sociais e, em cima desse conhecimento, construir um plano estratégico para produzir conteúdos que seguem essas novidades.

No artigo de hoje mostraremos o futuro das mídias sociais com o uso de inteligência artificial e como a sua empresa pode se preparar para se beneficiar delas. Acompanhe!

Os impactos da Inteligência Artificial nas redes sociais

Antes de mostrarmos o que estará em alta nas redes sociais em 2024, é importante recapitularmos quais foram as mudanças e os impactos que a Inteligência Artificial tem trazido para o mundo digital até o momento. Afinal, muitas das tendências que falaremos a seguir serão pautadas em cima dessa tecnologia.

Assim, vamos começar!

Primeiramente, houve um aumento da personalização de conteúdo devido ao uso de algoritmos inteligentes que foram projetados para analisar o comportamento online dos usuários e coletar uma variedade de dados, como histórico de navegação, interações anteriores, preferências e interesses. 

À partir desses dados, eles têm conseguido fornecer experiências cada vez mais personalizadas ao entregar conteúdos relevantes para cada usuário individualmente.

Em seguida, temos visto uma maior eficiência na detecção e remoção de conteúdo impróprio e ilegal, com a tecnologia IA filtrando discursos de ódio e fake news para entregar aos usuários apenas materiais verídicos, de valor e que agregam à experiência.

A IA também tem impactado a forma de interação e comunicação entre os perfis, permitindo que as empresas criem chatbots avançados para prestar um atendimento humanizado e exclusivo ao consumidor, ou até mesmo para interagir instantaneamente em marcações e comentários.

Além disso, tivemos também um avanço nas análises de dados históricos sobre interações entre usuários e marcas, com ferramentas IA destacando preferências, comportamentos e necessidades do público-alvo. Isso tem contribuído significativamente para a construção de estratégias de marketing e publicidade mais assertivas.

A possibilidade de criar conteúdos em audios, textos e vídeos a partir de ferramentas como Chatbot, Mid Journey, Evoke e Maverick, também vem impactando o mundo das redes sociais. A Inteligência Artificial para criar posts simplificou o trabalho das marcas e produtores de conteúdo, que precisam desenvolver materiais em velocidade recorde para alimentar seus perfis.

Segundo dados divulgados pela Analytics Vidhya, o mercado de Inteligência Artificial para mídia social deve crescer 28,77% até 2028.

LEIA TAMBÉM | Criação de artes para redes sociais: saiba qual é o impacto!

Tendências em mídias sociais para 2024

Já faz algum tempo que as redes sociais passaram a ser chamadas também de mídias sociais. Isso se deve ao fato de que os conteúdos em vídeo muitas vezes mais interativos e atrativos aos olhos , começaram a ser preferidos pelos usuários ao invés de só fotografias e textos.

Devido a essa mudança de interesse, podemos esperar tendências que seguem para o caminho mais visual, além de novidades envolvendo conteúdos educativos e informativos, direcionados a plataformas de consumo como podcasts e canais digitais e de transmissão.

Abaixo, listamos as principais tendências das mídias sociais em 2024 para você e a sua empresa ficarem de olho!

1- Aumento do uso de realidade virtual e aumentada em conteúdo

Após a criação de ferramentas inteligentes, como os óculos da Meta que permite filmar cenários em primeira pessoa , o esperado é que os usuários ofereçam experiências cada vez mais imersivas e envolventes nas redes.

Isso ampliará as possibilidades de interação com o público-alvo, podendo até colocar marcas desconhecidas no topo, caso as mesmas sejam pioneiras no uso da tecnologia.

2- Foco em conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Além dos influenciadores digitais, posts colaborativos entre marcas e clientes poderão melhorar a atração e a retenção de novos potenciais compradores, uma vez que a opinião dos usuários que já utilizam uma marca também tem relevância em uma decisão de compra.

De acordo com pesquisas, cerca de 90% dos consumidores consideram avaliações de outros usuários antes de adquirir algum produto. E desse percentual, 91,7% dos clientes são influenciados por essas opiniões. 

3- Crescimento do uso de vídeos curtos e verticais

A ascensão do TikTok mostrou que os usuários estão cada vez mais dispostos a criar e consumir vídeos curtos. O Instagram e o Youtube, inclusive, adotaram essa mesma estratégia nos últimos anos, e passaram a permitir que seus usuários também pudessem criar esse tipo de vídeo nos formatos reels ou shorts. 

A tendência é que o movimento de vídeos curtos e verticais continue, com a Nielsen IQ afirmando que em 2024, 82% de toda mídia consumida será em vídeo, e que desse percentual, 52% pertencerão aos vídeos curtos. 

4- Uso de automação para levar o usuário para o inbox

A tendência é que as empresas também utilizem ferramentas inteligentes para configurar seus perfis em redes sociais para enviar mensagens automáticas aos usuários, assim que os mesmos fizerem marcações ou responderem a uma imagem ou vídeo. 

Em estudo, o Google descobriu que 67% dos usuários da Internet preferem trocar mensagens com as marcas em vez de contatá-las por telefone. Ou seja, o movimento de levar o usuário para o inbox através da automação pode ajudar a melhorar os resultados, tanto em engajamento como em comercialização de produtos e serviços. 

5- Aumento da popularidade dos podcasts como formato de conteúdo

No relatório Global Web Index Q2 2023, o Brasil aparece na primeira posição dos países que mais consomem podcasts. São cerca de 40,1% em comparação a 38% da Indonésia, 34,2% do México e 25,3% dos Estados Unidos (EUA). 

A demanda e o consumo desse tipo de conteúdo se dá ao fato de que os podcasts atendem uma necessidade que os vídeos curtos ainda não entregam, que é oferecer informações mais relevantes e educativas aos usuários.

Nessa linha, a tendência é que os áudios continuem se popularizando daqui para frente, não só pela entrega das informações, mas devido aos cortes que os próprios podcasters compartilham em seus perfis sociais. E que consequentemente, despertam a curiosidade das pessoas em pesquisar e consumir o conteúdo.  

6- Maior investimento em conteúdo educativo e informativo para criar autoridade

A digitalização abriu portas para diversas pessoas e modelos de negócio aparecerem nas redes sociais. Isso foi ótimo porque ampliou a diversidade de ofertas de produtos e serviços online, mas trouxe também um desafio quanto à seleção de marcas que entregam o que o cliente realmente quer e precisa.

Devido a isso, espera-se um maior investimento na produção de conteúdo educativo e informativo, para que as marcas sejam reconhecidas como uma autoridade no seu segmento e transmitam mais segurança e confiança para o cliente fazer uma negociação. 

As empresas poderão recorrer aos vídeos mais longos para entregar esse tipo de informação, publicando no próprio perfil do Youtube, Instagram ou Tik Tok (que pretende liberar a publicação de mídias de até dez minutos), e também trabalhando com a produção de artigos para alimentar o blog e compartilhar nas redes sociais.  

7- Crescimento no uso da gamificação para aumentar engajamento

Alguns meses atrás vimos as lives de NPCs “quebrarem” o Tik Tok, com milhares de usuários interagindo com outros usuários a partir da troca de missões, emojis e presentes.   

Devido à novidade, redes sociais como o Instagram estão preparando e atualizando suas plataformas para permitir que os usuários pratiquem esse tipo de interação a partir de games e durante a transmissão de lives. 

Esse movimento contribuirá para que perfis comerciais aumentem o engajamento com seus usuários, podendo até ser uma estratégia aplicada para coletar informações sobre preferências e interesses do público-alvo.

8- Conteúdo conversacional em canais de transmissão, directs e privado

Seguindo a mesma proposta de aumentar o engajamento e a interação dos usuários, em 2024 as redes sociais também terão como foco a criação de uma experiência mais próxima e de bate-papo por meio de canais diretos, de transmissão e privados.

Nesses canais, como o Instagram e WhatsApp, por exemplo, empresas poderão entregar conteúdos específicos e exclusivos à sua audiência, que incluem imagens, áudios, vídeos, enquetes ou outros formatos que geram mais proximidade.

9- Resposta à comentários com GIF

Para tornar a experiência com as redes sociais cada vez mais interativa, as plataformas, como o Instagram, também têm apostado em GIFs animados e criativos de diferentes formatos. 

Considerando que muitos usuários já usam GIFs em comentários, stories e vídeos com mais de um minuto, o esperado é que as empresas surfem nesse movimento e criem seus próprios GIFs animados para reforçar o visual da marca e tornar a comunicação com o público mais divertida. 

10- Marketing de influência

O marketing de influência é uma abordagem que consiste em praticar ações publicitárias junto a indivíduos que exercem liderança e influência sobre um determinado grupo. Esses indivíduos, chamados de “influencers”, produzem conteúdos para postar em seus perfis sociais de Instagram, LinkedIn, Tik Tok e até no YouTube. 

As plataformas de mídias sociais estão evoluindo cada vez mais rápido para entregar ferramentas e recursos inteligentes para esses produtores, e a transparência e autenticidade estão sendo cada dia mais valorizadas pelos consumidores. 

É esperado, portanto, que o marketing de influência ganhe ainda mais relevância em 2024, uma vez que as empresas poderão fechar parcerias com micro influenciadores e nano influenciadores para criar comunidades digitais em torno da marca, se conectar com o público-alvo e aumentar as taxas de atração e fidelização.   

LEIA TAMBÉM | Como um bom gerenciamento de redes sociais pode impulsionar seus resultados

Como preparar a empresa para abraçar as tendências em mídias sociais para 2024?

São muitas tendências para acompanhar em 2024, e os resultados de uma estratégia de marketing que faça sentido para o momento atual do seu negócio podem elevar a sua marca a outro patamar!

Não acredita? Dê só uma olhada nesses dados!

  • – Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, empresas digitalmente maduras, com uma presença sólida no ambiente online, podem triplicar o EBITDA frente aos demais concorrentes;
  • – De acordo com a Instapage, empresas que utilizam campanhas de marketing personalizadas conseguem gerar em média uma taxa de conversão de 10%;
  • – Segundo a Convince & Convert, empresas ativas nas redes sociais, que respondem às reclamações dos clientes, geram em média 25% mais lealdade do que as empresas que não respondem;
  • – De acordo com Influencer Marketing Hub, empresas que usam o marketing de influência geram em média uma taxa de conversão de 5 vezes maior do que as empresas que não usam.

A expectativa é de que cerca de 6 bilhões de pessoas sejam usuários ativos de mídia social até 2027. 

Diante dessas oportunidades, a sua empresa não pode ficar de fora das redes. É preciso mais do que nunca construir uma estratégia de marketing que acompanhe as tendências, e também fazer a gestão de mídias sociais para fortalecer a marca e tornar seu modelo de negócio uma referência.

Como construir uma estratégia se a sua empresa não dispõe de muito tempo, e precisa cuidar 100% da gestão do negócio, buscar parcerias e fazer networking? 

A resposta é simples: com o apoio de uma agência especializada em marketing digital!

A Jokerman Belém é pioneira em marketing digital na região Norte e especialista em entregar resultados reais aos clientes. Trabalhamos com planejamento de marketing digital, gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo, além de oferecermos também treinamentos para que você e o seu time potencializem o uso das redes sociais.

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Psiu!

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