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O que é Marketing de Conteúdo? Saiba como fazer [guia explicativo]

moça criando estratégias de marketing de conteúdo para empresas

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Provavelmente, já ouviu alguém falar a respeito dessa estratégia e como pode ajudar nas métricas do seu negócio, não é mesmo? 

A produção de conteúdo consegue aumentar o ciclo de vida dos clientes sem precisar exigir da empresa grandes investimentos financeiros. Ficou interessado?

Por isso, neste artigo, você encontra tudo sobre o que é marketing de conteúdo, qual sua importância, exemplos e como colocar em prática. Boa leitura!

O que é marketing do conteúdo?

É muito comum as pessoas que não tem afinidade com o termo, se questionarem “o que é marketing de conteúdo?”, mas isso nada mais é que uma vertente estratégica do marketing, voltado para a presença digital.

Ou seja, é quando se cria conteúdos relevantes e de valor para um público específico com a finalidade de atraí-los e engajá-los para uma marca ou empresa. Entretanto, engana-se quem pensa ser algo simples apenas para vender.

O Marketing de Conteúdo é uma ação estratégica de atração de clientes que possui a venda como última instância. A primeira é atrair, a segunda é engajar, a terceira é apontar soluções para dores do cliente e a quarta solucionar e vender o produto.

Perceba o quão longo é o processo. É necessário contar com uma estratégia bem elaborada, que siga o funil de conteúdo e atenda a metodologia inbound marketing. Mas, calma que ensinaremos como fazer isso mais para frente!

Importância do Marketing de Conteúdo

Muitas empresas ainda não conhecem o poder do marketing de conteúdo, mas hoje em dia, essa estratégia pode mudar a forma que empreendimentos modernos conquistam clientes.

É por meio de uma produção de conteúdo relevante e orgânica, que é possível atrair visitantes, os famosos leads, e converter clientes. Assim, não só é possível entender como também atender as necessidades do usuário.

Desta forma, cria-se mais possibilidades de se tornar memorável para o cliente, uma vez que ele reconhecerá você como uma referência sobre o assunto. Consequentemente, isso gerará ainda mais vendas para sua empresa.

Por fim, é possível dizer que o marketing de conteúdo é importante pelas seguintes razões:

  1. Por promover e tornar sua empresa reconhecida no mercado;
  2. É uma das formas de aplicar estratégias de marketing de relacionamento;
  3. Possibilita a atração de leads qualificados;
  4. Criação de conteúdos educativos, informativos e de entretenimento;
  5. É um investimento de baixo-custo e de alta rentabilidade;
  6. Garante aumento do lifetime value (LTV) e diminuição do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

5 exemplos de Marketing de Conteúdo

Agora que você entendeu o que é marketing de conteúdo, vamos para os exemplos práticos da aplicação dessa estratégia, não é mesmo? Por isso, confira abaixo algumas empresas que utilizam o inbound marketing:

1. Nubank

A fintech brasileira mais conhecida por tornar os trâmites bancários menos burocráticos e descomplicados para seus clientes, é um ótimo exemplo de aplicação do marketing de conteúdo, na prática.

O blog da Nubank conta com uma comunicação financeira simples e descomplicada para dialogar com clientes e leads em potencial.

Geralmente, como o assunto sobre finanças é pouco atrativo e de difícil compreensão, a empresa conquista os consumidores ao simplificar processos e oferecer conteúdo de valor.

2. Trello

Hoje em dia quem não conhece o Trello? Essa ferramenta de gerenciamento de projetos e atividades é uma das primeiras a ser lembrada quando o assunto é organização e gestão de tarefas.

Com certeza, você já ouviu falar sobre ele ou até mesmo já o utilizou em algum momento e isso faz parte do brand awareness (consciência de marca). Mas você sabia que até mesmo o Trello investe na produção de conteúdo?

Sim, o marketing de conteúdo também está presente nas estratégias da empresa, a prova disso é o grande investimento em produção de artigos para blogs em que são mostrados possíveis dores de clientes e as soluções utilizando o Trello.

3. Salesforce

A Salesforce é a maior empresa de CRM do mundo e também investe na produção de conteúdo como uma estratégia de aquisição de clientes. Seu catálogo de produtos conta com softwares para pequenas e grandes empresas.

Desta forma, é necessário um planejamento de marketing que atenda a grande diversidade de clientes e produtos da empresa. Para isso, a Salesforce não só cria conteúdo para o blog, como também para sua página com 30 mil seguidores no Medium.

4. Sallve

Outro exemplo de empresa que utiliza estratégias de conteúdo para consolidar a marcar e criar uma comunidade, é a Sallve. Essa é uma marca que se tornou referência no mercado devido à sua comunicação com os clientes tanto através das redes sociais, quanto no blog.

5. Jokerman Belém

A Jokerman é outra empresa que investe na criação de conteúdo como estratégia para o marketing de relacionamento do negócio. Desta forma, é possível criar um canal direto de comunicação com clientes e possíveis leads do negócio.

A empresa mantém esse relacionamento em todos os seus canais de comunicação, oferecendo conteúdo de valor para o usuário.

Como fazer um marketing de conteúdo?

Neste conteúdo você passou por etapas que definem: o que é marketing de conteúdo, sua importância e alguns exemplos para contextualizar, não foi? Isso tudo faz parte da nossa intenção em entregar um conteúdo de valor, que responda às suas dúvidas.

Desta forma, é possível dizer que para fazer marketing de conteúdo é necessário, primeiro, conhecer as dores do seu público-alvo. Abaixo daremos um exemplo para explicar melhor!

Imagine que você vende curativos e seu público-alvo é pessoas que se feriram ou se machucaram, correto? Se você direcionar suas vendas para pessoas que não precisam do seu produto, provavelmente, não irá vender.

No marketing de conteúdo funciona basicamente assim: você identifica o seu público, estabelece um personagem semifictício com as dores e necessidades dos seus clientes reais e direciona os conteúdos para eles.

Sabendo disso, confira as principais dicas de como aplicar essa estratégia de conteúdo:

  1. Concentre-se no cliente: o ideal é que a criação de conteúdo seja pautada a partir das possíveis dores dos seus clientes, das suas principais dúvidas e não, necessariamente, no produto que você oferece;
  2. Ofereça respostas: quando o usuário tem dúvidas, sua primeira intenção é buscar por resposta no Google. Sabendo disso, é possível criar materiais baseados nessas perguntas e respondendo-às;
  3. Utilize palavras-chave: basei-se nas palavras-chave, pois quando o usuário pesquisa, ele utiliza frases referentes às suas dúvida, como, por exemplo: “bicicleta barata para ciclista”;
  4. Crie conteúdos evergreen: esse tipo de conteúdo é chamado de “evergreen” por não ser perecível. Ou seja, continuarão fazendo sentido mesmo depois de um certo tempo de publicação.

Gostou desse conteúdo? A Jokerman Belém conta com serviços de marketing de conteúdo para empresas que desejam oferecer valor para seus clientes e ser uma referência no mercado.

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