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Criação de sites: tudo o que você precisa saber para fazer o da sua empresa

A criação de sites profissionais é uma das partes mais importantes da presença online de uma empresa. Suas páginas oferecerão canais importantes para apresentar sua empresa, além de captar leads e fornecer contatos mais próximos com a marca.

Para entender quais são os pontos fundamentais em seu site, você vai ver neste post os principais detalhes que devem ser considerados no desenvolvimento das suas páginas.

Por isso, se você quer que seu site seja uma grande ferramenta de negócios, fique com a gente até o final e descubra agora como aumentar a visibilidade da sua marca. Boa leitura!

Para que serve um site para empresas?

O website funciona como uma ferramenta de divulgação para empresas e profissionais empreendedores. Por meio dessa página, é possível mostrar os serviços, falar sobre o negócio, criar conteúdo estratégico e atrair clientes.

Esse formato de presença digital fica disponível 24h por dia para todos na internet e funciona como uma espécie de vitrine virtual. Assim, sua empresa se mantém online, sem precisar depender das redes sociais.

Isso porque quando uma empresa conta com site, não é necessário estar em todas as redes sociais para atrair clientes, por possibilitar focar apenas naquelas em que o seu público-alvo também está.

Portanto, o site é a melhor solução digital para empresas que desejam fortalecer sua marca, captar clientes, informar sobre o negócio e seus serviços.

Quais são os tipos de sites? 

Quando se trata de criação de sites são diversas as opções e tudo vai depender do seu objetivo com a página. Cada um deles tem um propósito definido, por isso, antes de decidir qualquer coisa, é importante conhecer as opções disponíveis.

Sabendo disso, confira abaixo os principais tipos de sites e descubra qual se adéqua melhor ao que você quer:

Site institucional 

O site institucional é a casa online da sua empresa, funciona para enaltecer a marca, criar uma identidade visual e apresentar o negócio para o público online.

É ótimo também para empresas que prestam serviços para outras, conhecidas como empresas B2B, “business to business”, que em tradução livre significa “empresas para empresas”.

Por exemplo, o empreendedor que oferece algum tipo de serviço para empresas, pode optar pela criação de site para garantir a presença digital e ser encontrado por elas na internet.

Assim como outras corporações que desejam mostrar seus valores, criar conteúdos relevantes para o usuário, além de poder criar menu com itens como: 

  • Quem somos;
  • Serviços;
  • Cases;
  • Contato;
  • Blog;
  • Entre outros.

Um site institucional é um ambiente bastante objetivo e intuitivo, por isso, deve contar apenas com as informações importantes relacionadas à empresa e o blog institucional como estratégia para trabalhar o marketing de conteúdo

Hotsite  

O hotsite em tradução significa “site quente”. É um site paralelo que é bastante utilizado para divulgar ações específicas, como, por exemplo, Blackfriday.

Diferentemente de um site institucional, o hotsite possui data de validade, visto que seu uso é único e exclusivo para uma situação temporária. Para entender melhor, basta imaginar a seguinte situação:

Sua empresa deseja divulgar um produto e precisa que todas as informações estejam disponíveis para atrair o visitante. Nesse sentido, a melhor opção é um hotsite que oferte esse produto e estimule o interesse do consumidor.

Landing Page

A landing page ou página de destino como também é conhecida, visa a conversão de visitantes em clientes (leads).

São páginas projetadas de forma estratégica com formulários de inscrição, chamada para ação (CTA) e copy persuasiva para atrair o lead.

Para não existir confusão entre landing page e hotsite, é importante saber que a principal diferença entre eles é o propósito de cada um.

  • O hotsite é uma página mais extensa com prazo de validade, que pode ter várias seções para divulgar um produto ou serviço;
  • A landing page conta com um layout simples e direto para atrair e converter clientes. 

Leia também: Site ou Landing Page: como escolher o melhor para sua empresa?

X passos para a criação de sites

A criação de sites é uma tarefa que requer conhecimento técnico e criatividade. Para começar, é necessário ter um domínio registrado e uma hospedagem para o seu site. Depois, contar com uma plataforma para desenvolver o site e não para por aí.

Confira abaixo os principais passos para criar o seu site:

1. Identificar o objetivo do site

O primeiro passo para a criação de um site é identificar qual é o objetivo dele. É importante definir o que o site deve fazer e o que deve transmitir para os usuários, pois isso irá direcionar todas as outras etapas da criação.

2. Registrar seu domínio

Após identificar o objetivo, é necessário registrar um domínio — que é o nome do site. Escolha um nome de domínio fácil de lembrar e relacionado ao nicho do seu negócio.

3. Contratar hospedagem

Contratar um serviço de hospedagem é o próximo passo, por ser importante para os usuários poderem acessar. Sendo assim, a hospedagem se responsabiliza por armazenar os arquivos do site e disponibilizá-los na internet.

4. Escolher o tipo de plataforma

Existem diversas opções de plataformas para criar sites, como WordPress, Wix, SquareSpace, entre outras. É necessário escolher uma plataforma que atenda às necessidades do seu negócio e tipo de site que você deseja criar.

5. Desenvolver o site

Após definir o objetivo do site, registrar um domínio, contratar hospedagem e escolher a plataforma, é hora de desenvolver o site. Para esse momento, deve-se criar as páginas, definir o layout, adicionar conteúdo e as funcionalidades do website, entre outras etapas.

6. Realizar teste

Antes de colocar o site no ar deve-se testá-lo para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Portanto, essa é uma etapa fundamental para garantir que ele seja acessível e funcione em diferentes dispositivos e navegadores.

7. Colocar o site da empresa no ar

Após realizar os testes e garantir que o site esteja funcionando corretamente, é hora de colocá-lo no ar. Sendo assim, esse é o momento de publicar o site na hospedagem escolhida e fazer as configurações necessárias para que ele esteja acessível para os usuários.

Elementos que um site empresarial deve ter

Agora que você entendeu quais são os principais passos para a criação de sites, conheça os elementos que não podem faltar para um website bem elaborado, responsivo e completo, confira:

Design e estrutura da informação bem-feitos

Se você pensa que design é questão de beleza, está enganado. Um bom design pode fazer com que seu usuário encontre as informações mais facilmente. Além disso,, escolher as fontes e cores mais corretas para seu modelo garante mais credibilidade para a sua página

A forma com que as informações estão dispostas também devem ser avaliadas. Inserir somente os dados essenciais para que os visitantes não tenham dificuldades em compreender as informações

Para isso, foque sempre na experiência e interface do usuário, pois assim você consegue oferecer um site responsivo, objetivo e que atenda às necessidades do seu cliente.

Página responsiva

Outro fator que deve ser considerado na criação de sites profissionais é ter uma página responsiva. Com ela, os usuários terão sua experiência de navegação otimizada para diferentes dispositivos. 

Caso contrário, os visitantes precisarão usar a ferramenta de lupa para diminuir e aumentar o zoom na tela e isso pode causar desistência em caso de compra de produtos ou contratação de serviços.

Sendo assim, a falta de páginas responsivas pode ser fatores que diminuam o número de conversões de seu site. Isso significa que você poderá perder vendas, orçamentos e mensagens de contatos importantes para o seu negócio.

Conteúdo de qualidade

Muitos empresários querem fazer com que os visitantes continuem na página e visitem o site mais vezes. Uma das melhores soluções para isso é entregar conteúdo de qualidade para o visitante a partir do blog. 

Dessa forma, o visitante entenderá que a página se preocupa com os problemas e dilemas dele, além de ajudá-lo continuamente na resolução.

Além disso, quando decidir comprar o produto desejado, terá mais chances de fechar com a empresa em que já confia e que o ajudou quando precisou. 

Esse tipo de estratégia no marketing digital para pequenas empresas pode custar em média 62% menos do que as demais e pode produzir até 3x mais leads.

Otimização de SEO

O SEO é uma das melhores fontes de tráfego online. A partir da execução de ações de otimização, seu site será encontrado nos buscadores, atraindo mais pessoas que desejem seus serviços e produtos. 

Segundo pesquisa, o uso de SEO pode aumentar o número de conversão em até 10 vezes. Ou seja, caso a estratégia não seja utilizada, suas páginas receberão poucas visitas e perderão um de seus maiores objetivos: atrair clientes. 

Informações sobre a empresa

O comportamento do consumidor mudou radicalmente com a popularização da internet. Em vez de realizar compras por impulso, os usuários querem pesquisar mais e ter dados suficientes para concretizar a aquisição. 

Por isso, seu site deve ter um repertório de informações úteis para que seu consumidor se decida.

Dessa forma, é fundamental ter páginas institucionais relatando um pouco sobre a história da empresa, a missão e os valores. Além de incluir uma área para cases, mostrando como seus clientes aumentaram o lucro com suas soluções. 

Contudo, é interessante contar com uma seção para os usuários verem o portfólio de produtos e serviços da empresa.

Boa divulgação

Por fim, não se pode esquecer de contar com uma boa divulgação do site, seja por meio de anúncios pagos no Google e redes sociais, ou de forma orgânica, por e-mail marketing e outras estratégias que lembrem ao usuário a seriedade da empresa, seus valores e objetivos.

Quero criar um site profissional. E agora?

Agora que você sabe o que é necessário na criação de sites profissionais, está na hora de identificar se chegou a hora de garantir uma presença online e fortalecer a marca para os clientes. 

Entretanto, criar um site faz parte de um processo complexo que requer conhecimentos técnicos e estratégias e a melhor opção nessa hora é contar com uma equipe especializada para ajudar nessa tarefa.

Por isso, a Jokerman Belém está com mais de 15 anos de experiência no mercado e conta com profissionais especialistas na criação de sites profissionais e outras soluções para impulsionar o seu negócio. 

Ficou interessado e deseja colocar o site da sua empresa no ar e garantir uma presença online de qualidade?

Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma proposta personalizada para o seu negócio!

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