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Site para PMEs: nivele o jogo e pare de perder para a concorrência

Perdendo espaço para a concorrência? Com um site para PMEs você pode nivelar o jogo!

Se existe uma certeza na vida, é a de que o mercado é competitivo e que se destacar nele exige a aplicação de boas práticas e estratégias.

Com o surgimento do e-commerce, a competitividade, que tempos atrás já era grande, se expandiu ainda mais. Como um efeito cascata, os esforços para se conseguir um diferencial, também.

Nessa luta pela “sobrevivência”, muitos pequenos empresários se questionam: como competir com grandes empresas e conquistar um fluxo regular de vendas? Só existe uma resposta para nivelar o jogo: criar um site para PMEs

Quer saber como a criação de um site pode ajudar na competitividade digital do pequeno e médio empresário? Continue a leitura que nós explicamos! 

Por que criar um site é importante?

Você lembra como era o comércio quando não existia a internet? Os empresários abriam um estabelecimento físico, elaboravam estratégias para divulgar seu produto ou serviço (geralmente através de anúncios em rádios e distribuição de panfletos), e aguardavam até que essas medidas trouxessem os clientes até suas lojas.

Existia competitividade? Sim, afinal outros concorrentes também lutavam pela atenção do público-alvo. Mas não havia a ameaça constante de grandes marcas conquistarem e reterem para si a maior fatia de clientes (pelo menos, não em cidades pequenas).

Esse cenário de comércio passou por um processo de transformação com a globalização da internet. As pessoas, que até então tinham o hábito de comprar apenas nas localidades próximas, começaram a descobrir novas opções e possibilidades, e ter acesso a ofertas de marcas que já haviam conquistado reconhecimento nacional.

A partir dessa mudança, iniciou-se um jogo de sobrevivência para ver qual modelo de negócio conseguiria atrair, converter e fidelizar clientes. Um jogo que dura até os dias atuais, e que não possui qualquer perspectiva de pausa ou término.

Atualmente, 75% das pequenas empresas utilizam canais digitais para alcançar pessoas e ampliar suas vendas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse indicador é um bom número, sem dúvida. Porém, não podemos esquecer que os outros 25% ainda estão sem presença digital

Embora não seja uma obrigatoriedade estar na internet, adotar estratégias digitais é muito importante para uma marca permanecer relevante e competitiva nos tempos modernos. 

De acordo com a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.

Esse é um número muito alto para passar despercebido. Um número significativo de oportunidades para pequenos empresários não estarem na rede e ignorarem a criação de um site

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Quais são as vantagens de ter um site para PMEs? 

Mesmo reconhecendo que a criação de um site é importante, é natural os empresários ficarem com receio de investir nessa abordagem, e existe uma explicação para isso.

Criar um site do zero não é um procedimento que pode ser realizado de qualquer forma. É preciso planejamento, e principalmente, contar com apoio de profissionais especializados.

Ainda sendo desafiador iniciar a jornada online, insistimos que ter um site para PMEs é uma decisão que precisa integrar a lista de prioridades de qualquer empreendedor com visão de futuro. Isso porque são muitas as vantagens que esse canal digital pode proporcionar a um modelo de negócio. 

1- Aumenta a visibilidade online e o alcance de pessoas

Por estar inserido em um ambiente digital, pessoas de diferentes nacionalidades e regiões podem chegar até o site da empresa. Basta que elas realizem uma pesquisa no Google ou em outro mecanismo de busca usando uma palavra-chave, e essa palavra esteja vinculada ao nicho de atuação do negócio. 

2- Gera mais credibilidade e confiança 

Agindo como um cartão de visita, o site consegue passar um maior profissionalismo às pessoas que visitam a página. Isso não só melhora a percepção que elas têm sobre a marca, como contribui para a empresa ampliar a sua credibilidade e confiabilidade.

Existem muitos exemplos de empresas que aumentaram a confiança do público por ter uma presença digital. Veja o Nubank! A marca conseguiu conquistar uma rápida expansão e popularidade no mercado ao fornecer uma experiência de usuário simples e conveniente, combinada com uma forte presença online por meio de estratégias de marketing digital. 

A Magazine Luiza é outro exemplo. A marca já era forte no varejo tradicional, mas aumentou a sua base de clientes ao disponibilizar um e-commerce e desenvolver o seu próprio aplicativo. 

3- Possibilita ações de marketing e publicidade mais assertivas

A possibilidade de direcionar melhor as ações de marketing digital e publicidade é outro ponto alto de ter um site para PMEs.

Empresários podem recorrer ao SEO On-page para aumentar a visibilidade online nos resultados dos mecanismos de pesquisa, ao marketing de conteúdo para alimentar o interesse de suas personas, e investir em publicidade paga para segmentar o seu alcance. 

4- Permite análise de dados para decisões estratégicas

O site é um domínio exclusivo da empresa, que possui uma base de dados onde ficam salvos números de acesso e outros indicadores importantes.

Os empresários podem usar essas informações para alcançar insights valiosos sobre o comportamento do consumidor, e aplicar esse conhecimento para aprimorar ainda mais seus produtos, serviços e atendimento.

5- Contribui para o nivelamento do jogo

A partir de um site, pequenos e médios empresários podem aplicar estratégias específicas que os ajudam a competir de igual para igual com empresas maiores. A personalização do atendimento ao cliente com chatbots, por exemplo, é apenas uma das abordagens.

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Como criar um site para PMEs eficiente?

Como mencionamos acima, a criação de um site não é um procedimento fácil. Entretanto, é possível superar essa barreira ao contar com serviços de quem entende do assunto e segue todas as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um site, como:

  • – Escolher a plataforma certa;
  • – Criar conteúdo atraente;
  • – Garantir uma experiência de usuário memorável;
  • – Considerar a otimização para dispositivos móveis;
  • – Certificar a segurança online.

 

A Jokerman Belém é especialista em criação de sites para todas as empresas que querem alcançar mais clientes, e pretendem atuar de igual para igual com as demais marcas. 

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