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Como escolher palavras-chave e qual a importância disso? [+ Dica bônus]

homem aprendendo como escolher palavras-chave nos mecanismos de busca

Se você chegou até aqui, é porque deseja saber como escolher palavras-chave para os seus conteúdos, correto? Para iniciarmos, é importante que você entenda que as keywords são palavras que formam dúvidas dos usuários.

Pensando nisso, no artigo de hoje, falaremos sobre como escolher palavras-chave, qual a importância disso e quais ferramentas podem ajudar você. Boa leitura!

Qual a importância de utilizar palavras-chave?

Antes de saber como escolher palavras-chave, é importante saber por qual motivo utilizá-las. A princípio, devemos dizer que elas possuem relação direta com SEO — inclusive temos um conteúdo completo sobre práticas de SEO aqui no blog.

A “otimização para mecanismos de busca” ou SEO, como também é conhecido, funciona justamente para otimizar conteúdos no estilo padrão do Google. Dentro desse modelo está a utilização de palavras-chave.

Sabendo disso, podemos definir que usar as keywords é essencial para obter um bom ranqueamento dos conteúdos nos mecanismos de pesquisa. Com isso, é possível alcançar atenção do público e maiores chances de fidelizar clientes.

Como escolher palavras-chave para o seu negócio?

Agora que você já entendeu a importância, vamos ao que interessa, não é mesmo? Para saber como escolher palavras-chave para o seu negócio, separamos algumas sugestões que podem ajudar você neste processo, confira:

Faça pesquisas

Antes mesmo de escrever, é importante fazer pesquisas a respeito do assunto, o que pode ser abordado, e, principalmente, qual palavra-chave pode ser utilizada no conteúdo. Para isso, é necessário conhecer quais temas interessam ao seu público-alvo.

Através de conteúdos relevantes e informativos, existem mais chances de gerar tráfego para sua página, pois você estará atendendo as intenções de busca do usuário e respondendo as suas principais dúvidas sobre o assunto.

Elabore uma persona para o negócio

Às vezes, as empresas acham que criar uma persona para o negócio é besteira, mas aqui está o erro. Ao elaborar um personagem semi-fictício, você consegue direcionar seus conteúdos para esse público específico.

Assim, se escolhe palavras-chave com mais facilidade, pois é possível ter uma maior ideia a do que a sua persona gostaria de consumir como conteúdo, suas dúvidas e  principais dores.

Escolha palavras long tail

Na criação de conteúdo, você pode usar palavras-chave long tail e head tail, cauda longa e cauda curta, respectivamente. Nossa dica é optar pelas palavras de cauda curta, pois elas são mais específicas e possuem menos concorrência.

Exemplo: no lugar de escolher “tênis” como palavra-chave, escolha “tênis de corrida” para direcionar a intenção de pesquisa.

Bônus: 3 melhores ferramentas de palavras-chave

Aqui vai uma dica extra para você que deseja saber como escolher palavras-chave: utilize um planejador ou ferramentas. Listamos algumas abaixo, confira:

  1. Google Trends

O Google Trends possibilita que você tenha acesso ao que as pessoas estão pesquisando no Google. Além disso, a ferramenta mostra o nível de interesse dos internautas e assuntos relacionados.

  1. Google Keyword Planner

Já o Google Keyword Planner é um gerador de palavras-chave totalmente gratuito. Quem tem uma conta Google pode acessar e obter novas ideias de keyword para usar nos conteúdos.

  1. SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta que concede benefícios gratuitos e pagos para o usuário pesquisar por palavras-chave. Ela mostra sites que possuem resultados na primeira página do Google e você pode usar como inspiração ou comparativo.

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Psiu!

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