Pular para o conteúdo

Gerenciamento de sites: obtenha mais alcance e presença online

Você já ouviu falar em gerenciamento de sites? Existem diversos websites ativos ao redor do mundo e mantê-los em pleno funcionamento é uma tarefa difícil, concorda? 

É necessário diversos processos para isso, como, por exemplo: criar um site profissional, realizar sua indexação, fazer manutenção, criar conteúdo, atualizar softwares e muito mais. Porém, nada disso é possível se não houver uma gestão adequada.

Por isso, se você deseja saber tudo sobre a importância de gerenciar o seu site, os aspectos fundamentais dessa prática, além dos custos de implementação, então chegou ao lugar certo. Neste guia você vai saber tudo sobre isso, boa leitura!  

O que é gerenciamento de sites?

Quando se fala de gerenciamento de sites, automaticamente refere-se a manutenção e monitoramento de websites, pois imagine: assim como uma empresa precisa de gestão, a vitrine virtual do seu negócio também precisa.

Sendo assim, o gerenciamento desse canal, funciona de maneira a garantir resultados positivos e práticos. 

Por isso, a gestão de sites entra em campo para manter as páginas em ótimo funcionamento, por meio da análise de desempenho e otimização que atende às questões de experiência do usuário. 

Aspectos importantes da gestão de sites

O gerenciamento de sites faz parte das estratégias de marketing de qualquer negócio que deseja ter uma presença no digital. É por meio dele que se garante mais eficiência, segurança e otimização para os mecanismos de busca (SEO). 

Confira abaixo alguns aspectos fundamentais oferecidos pela manutenção de sites: 

Experiência do usuário 

A experiência do usuário (UX) e a interface do usuário (UI) são aspectos fundamentais da gestão de sites. Isso porque o sucesso desse canal de comunicação está relacionado com a satisfação do utilizador.

Algo que pode ocorrer tanto por uma experiência positiva com a página, como por uma interface agradável e acessível com botões, categorias bem definidas e bom design.

Sendo assim, quando o cliente visita o website de uma empresa espera encontrar uma boa ambientação, experiência agradável, fácil e até mesmo intuitiva.

Ou seja, o UX e UI entram como parte essencial da manutenção das páginas — isso garante melhor tempo de carregamento, satisfação do usuário e usabilidade em dispositivos móveis.

Garantir a segurança do site

Realizar a manutenção de sites é essencial para assegurar informações sensíveis nas plataformas. Para isso, usam-se diversos protocolos de segurança analisados conforme o tipo de site e o grau de segurança necessário. Os mais conhecidos são o HTTPS e SSL. 

É importante ressaltar que cada website vai precisar de um diferente nível de segurança. Por exemplo, sites de e-commerce necessitam de protocolos mais robustos para proteger informações financeiras e dados dos clientes.

Já no caso de sites da área de saúde, contam com dados confidenciais de pacientes, exames e fichas médicas, sendo importante garantir a não-violações de privacidade e seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).


Monitorar problemas na hospedagem do site e domínios 

Quando um site está hospedado em um servidor com problemas ou quando o domínio expira, fica inacessível para os usuários e isso prejudica a presença online da empresa.

Além disso, inviabiliza toda e qualquer estratégia de marketing que utilize o website como canal. Isso atrapalha a atrair novos clientes e impossibilita o engajamento na plataforma.

Ao monitorar essas questões evita-se a inacessibilidade das páginas, assim como auxilia na aplicação do marketing de conteúdo — estratégia essencial para atrair leads. Por essas razões, é fundamental contar com o bom funcionamento do site.

Otimização para os motores de busca 

A otimização para os motores de busca também faz parte do gerenciamento de sites e é fundamental que o website da sua empresa esteja otimizado para SEO.

Caso o oposto, se torna insustentável manter essa presença digital, uma vez que não vai estar indexado ao Google, assim como em outros motores de busca, e os usuários não poderão acessá-lo.

Portanto, ao contar com uma equipe que gerencia o seu site, todas as situações que o envolvem vão estar sob análise

Além disso, as páginas funcionam corretamente devido à otimização, algo que gera tráfego para o site, bem como maior reconhecimento de marca.

Aumentar o alcance a partir de dados

Os dados adquiridos através da gestão de site são valiosos para compreensão de desempenho. Podem ser utilizadas tanto para aprimorar, quanto para estruturar a estratégia de marketing digital do negócio.

Essas informações possibilitam a compreensão dos pontos fortes e fracos do site, assim como as áreas passíveis de melhorias. Para isso, a equipe pode contar com ferramentas que auxiliam na “web analytics”, como, por exemplo:

  • Google Analytics;
  • SEMrush;
  • Moz Pro;
  • Entre outras.

Quem deve fazer a manutenção de sites?

Para decidir se é melhor terceirizar ou realizar internamente a manutenção do site deve-se considerar a disponibilidade de recursos financeiros, nível de complexidade do site, experiência da sua equipe e outros fatores.

Realizar o gerenciamento do site internamente pode ser uma opção mais econômica, mas não significa que é a opção mais simples, pois requer uma equipe com conhecimentos diversos em segurança, design, dados e desenvolvimento web.

Em contrapartida, terceirizar o serviço pode parecer caro em primeira instância, mas garante benefícios a curto e longo prazo, por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Maior compreensão das necessidades do negócio;
  • Análise de dados;
  • Estratégias de marketing e muito mais. 

Por isso, na hora de decidir, avalie as necessidades do seu negócio e qual opção pode se encaixar melhor com a sua equipe e seu orçamento.

Quanto custa para gerenciar um site?

O custo para gerenciar um site pode variar e depende de fatores que vão desde: tamanho e complexidade do site, quantidade de conteúdo que precisa ser atualizado regularmente, frequência de atualizações, funcionalidades que precisam ser adicionadas, entre outros.

Em geral, os custos podem ser divididos em dois grupos: 

  • Custos para gerenciar o site internamente: o valor estimado é menos de R$ 500, dependendo de cada equipe e situação da empresa;
  • Custos para terceirizar com agência especializada: pode variar entre R$ 500 até R$ 10.000 por mês, com pacotes do básico ao mais completo.

Conclusão 

A gestão de site é ideal para garantir sua atualização, funcionamento adequado e obtenção dos resultados esperados, principalmente agora com a importância de se ter presença online.

Os benefícios são muitos, desde o aumento da visibilidade, reconhecimento da marca, até mesmo a aquisição de novos clientes. 

Por isso, é importante contar com uma empresa especializada em criação e gerenciamento de sites, pois ao terceirizar o serviço, sua empresa conta com profissionais experientes e especializados para atingir as suas metas.

Gostaria de saber como aumentar o tráfego do seu site de forma eficiente? Conheça agora mesmo as melhores práticas de SEO para gerar mais visibilidade, engajamento e resultados para o seu negócio. 

Não perca mais tempo e impulsione agora mesmo o sucesso da sua presença online!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR