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Saiba o que é uma identidade visual capaz de gerar novos negócios

A identidade visual de uma empresa precisa de conhecimentos técnicos de design gráfico. Entenda o que é e como ela pode ajudar a sua marca.

Para você entender o que é identidade visual e a sua importância, propomos um simples exercício: observe o ambiente no qual se encontra. Repare que você está diante da marca do dispositivo que está usando e dos objetos diversos que compõem o ambiente, como roupas, utensílios e equipamentos. É informação visual que não acaba mais!

Nós passamos o dia inteiro expostos a várias marcas. Logo, fica evidente que é imprescindível usar as técnicas e estratégias corretas para conseguir que a sua sobressaia. É justamente aí que entra a identidade visual. Ela é a essência e a forma que permite dar destaque para a imagem do seu negócio.

Agora falta entender como ela é criada, aplicada e trabalhada para gerar resultados e oportunidades de negócio. Continue a leitura e descubra o que precisa saber a respeito!

O que é identidade visual?

“Identidade” consiste em um conjunto de características que distinguem algo e, desse modo, o tornam único. Ao unir a palavra “visual” para formar o termo, podemos concluir que essas características têm a natureza de uma imagem.

Portanto, a id visual de sua empresa é composta por todos os elementos visuais que tornam sua marca única e a diferencia da concorrência. Ou seja: logotipo, cores, formas, fontes, material gráfico, embalagens (quando for o caso), seu site, e assim por diante.

Mas, atenção! Principalmente devido à quantidade de informação visual que mencionamos na introdução, se cada uma dessas peças tiver uma “cara” diferente, vai ficar muito difícil de gravar a imagem da empresa na mente do seu público.

Por isso, a identidade visual é um conjunto de componentes que se complementam e respeitam um mesmo padrão de design gráfico. O intuito é ter um visual uniforme que transmita as características mais importantes do seu negócio, como profissionalismo, excelência, conhecimento, competência e personalidade da marca.

Qual a importância da identidade visual?

Esse conjunto de elementos visuais não é definido de forma aleatória nem por que alguém achou bonito. Ele é fruto da pesquisa e desenvolvimento de uma equipe que envolve estrategistas e designers para que traga o resultado esperado para uma empresa. E ao contrário do que muitos pensam, essa é uma etapa extremamente importante para o sucesso de um negócio.

Algumas das funções de uma id visual são:

  • transmitir a personalidade e valores da marca;
  • destacar-se frente à concorrência;
  • ter uma identificação única e imediata para o público;
  • promover uma imagem de maior profissionalismo e credibilidade ao público.

Como a identidade visual é transmitida para o público?

Aqui na Jokerman, aplicamos uma metodologia que envolve: a criação, para que a identidade visual seja mais facilmente assimilada; e a estratégia de comunicação, para que a mensagem alcance o público certo.

A experiência dos vários casos em que atuamos deixa claro que, além da criação da imagem, é necessário um plano de construção da marca. Essa ação é chamada de branding e consiste em desenvolver ações de comunicação que facilitem a formação da reputação da sua empresa.

A Apple, por exemplo, não é uma gigante no mercado apenas pela sua representação gráfica, mas pela ideia que as pessoas têm da empresa e do produto. Ao mesmo tempo, quem não relaciona “a maçã” à empresa e ao que ela representa? 

Também observamos que a estratégia de relacionamento combinada com a de comunicação permite a criação de uma imagem positiva sobre o negócio de nossos clientes. A importância da id visual está em facilitar a assimilação do conceito sobre a sua empresa e evitar distorções de interpretação.

Como a identidade visual é criada?

A primeira etapa, chamada de briefing, trata de elaborar o conceito a ser transmitido. Inclui informações sobre a empresa, como a visão, objetivos, avaliação das expectativas, quem é o cliente ideal e, principalmente, qual o propósito da empresa. Ou seja, qual o motivo de ela existir e o que a move, pois isso será capaz de engajar o comportamento do seu público em torno de um desejo comum.

Por exemplo, um bom propósito para uma escola pode ser: desenvolver pessoas por meio do conhecimento e prepará-las para a vida de forma a favorecer a busca pela felicidade.

Nesse estágio inicial, é muito comum utilizar o brainstorming (tempestade de ideias), no qual várias pessoas participam com suas visões sob a orientação de um facilitador. Nesse processo, a contribuição de especialistas em design é fundamental.

Cuidados na criação da sua ID visual

A pior coisa que você pode fazer é gerar sua identidade visual de forma aleatória ou escolher alguém que apenas conhece programas gráficos de computador para criá-la, pois isso não basta. O design é uma especialidade complexa que demanda conhecimentos específicos, e as aplicações usadas são apenas ferramentas.

O profissional de design precisa saber sobre psicologia das cores, tipologia, composição, e ter criatividade e uma dose de intuição para saber como conectar os valores da sua brand persona aos do seu cliente ideal. Sem isso, a sua id visual pode ser produzida de forma vazia e desconectada dos seus objetivos e do seu público.

Por isso, o ideal é procurar por uma agência especializada, com profissionais de design gráfico capacitados e com credibilidade no mercado. Assim você vai ter tranquilidade de que vai ter o resultado que deseja para o seu negócio.

Agora que você aprendeu o que é identidade visual e como ela é capaz de gerar uma imagem positiva para a sua marca, tenha em mente que essa ação requer uma boa metodologia de definição e elaboração, seguida de uma estratégia focada em resultados.

A Jokerman é uma agência de publicidade com 15 anos de experiência e que já produziu a id visual de várias empresas. Com a gente, você vai ter a estratégia e o design profissionais que a sua marca precisa e aqui a arte só é finalizada quando você fica satisfeito e aprova o que foi produzido. Entre em contato para a criação de identidade visual e conte com o nosso apoio para a sua marca crescer cada vez mais.

Psiu!

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