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Site ou Landing Page: como escolher o melhor para sua empresa?

Você deseja criar presença digital, mas não se é melhor criar site ou landing page? Neste artigo a gente responde, vem conferir!
mulher no computador criando site ou landing page para cliente

Você já se encontrou em dúvida se era mais adequado criar um site ou landing page para o seu negócio? É comum haver uma certa confusão entre ambas as ferramentas. Entretanto, é importante saber que elas não são a mesma coisa!

O site profissional é uma ferramenta completa para dar visibilidade digital para a sua empresa, enquanto a landing page funciona como uma isca para vender.

Por isso, neste artigo você encontra tudo para saber se deve escolher site ou landing page para o seu negócio e as principais diferenças entre os dois. Boa leitura!

O que é site?

O site institucional é a página de entrada da sua empresa. Ele é completo, conta com todas as informações necessárias para que o cliente conheça mais a respeito do negócio. Além de incluir menus para cada página, como, por exemplo:

  • Sobre a empresa ou empreendedor;
  • Serviços oferecidos;
  • Página de contato;
  • Clientes ou cases;
  • Página de captura de leads;
  • Blog e outros.

É comum existir uma certa confusão na hora de criar uma presença digital para uma empresa ou empreendedor, e fica a dúvida: “devo escolher site ou landing page?”

Antes de mais nada, é importante saber que o objetivo do site é apresentar sua empresa para os seus futuros clientes. Pode ser um site para empresa B2B com foco institucional ou um profissional para empreendedor, por exemplo.

O que precisa ter em um site institucional?

Antes de contar para você se é melhor um site ou landing page, que tal entender melhor o que é preciso ter em site institucional? Então, vamos lá!

Um website precisa seguir as boas práticas de SEO para ranquear nos mecanismos de busca. Isso nada mais é que um conjunto de técnicas que auxiliam o seu site a despontar lá para a primeira página do Google, por exemplo.

Além disso, é fundamental que o site seja responsivo. O que isso significa? É quando o website está adaptado para diferentes dispositivos, como é o caso dos smartphones, desktop, tablets e outros.

Por fim, é muito importante que o conteúdo do seu site esteja completo. Isso significa que além de mostrar sobre a empresa, serviços, informações de contato, é necessário contar com um blog para atrair clientes através dos mecanismos de busca.

É nesse momento que a mágica acontece! Por meio da criação de conteúdo para o blog do site, desenvolve-se uma estratégia de funil de vendas direcionando o cliente até o momento do CTA, que o convida para uma tomada de decisão

exemplo de website para escolher entre site ou landing page

O que é landing page?

A landing page significa “página de pouso” e, diferentemente do website, é uma página única com o intuito de realizar a conversão de um usuário em lead. Ou seja, esta página apresenta uma proposta de valor para o cliente ou material rico.

Alguns exemplos dos materiais oferecidos na landing page, confira: 

  • Livro digital (e-book);
  • Infográfico;
  • Checklist;
  • White paper e outros.

O mais importante disso tudo, é saber que esse tipo de página funciona para segmentar os contatos e entregar conteúdos ricos, que geram oportunidades de negócios para a empresa.

O que precisa ter em uma landing page?

Toda landing page precisa ter alguns elementos definidos, o primeiro deles é um título atrativo para convidar o leitor para continuar na página. Além da necessidade de contar com um bom design e cores para chamar atenção.

Outro item importante para a página, é contar com um profissional da área de redação web ou copywriter para desenvolver conteúdos que convertam leads em clientes em potencial. Por isso, a landing page é desenvolvida com base no funil de vendas.

Como o intuito é vender, é importante saber guiar o usuário pela página. Para isso, utilizam-se estratégias de storytelling (narrativas) para encaminhar o leitor através de uma boa história que o atraia e o convença. 

Diferenças entre site e landing page

Até aqui você conseguiu entender as diferenças entre site e landing page, não é mesmo? É só lembrar dos seguintes fatos, confira abaixo:

  • O site é completo e oferece várias opções de abas para o usuário abrir e se informar;
  • A landing page é uma página única;
  • No site é possível encontrar formulários e captura de leads, por exemplo, mas dentro da landing page não existe espaço para as páginas presentes em um site;
  • As páginas de conversão são utilizadas apenas para cumprir estratégias específicas de vendas.

Como você pode perceber, existem várias diferenças entre site ou landing page. Para simplificar, saiba que a landing page converte o usuário e o site oferece presença digital e conteúdo relevante.

Site ou landing page: qual o melhor para seu negócio?

A resposta para essa pergunta é: depende. As duas ferramentas são distintas e não se substituem. Ou seja, landing page e site se complementam e atendem estratégias diferentes no marketing digital.

Sabendo disso, fica mais simples dizer que na hora de escolher entre site ou landing page, deve-se considerar a necessidade do seu negócio. Para isso observa-se o seguinte:

  • Sua empresa deseja garantir uma presença digital, criar um relacionamento com os clientes e consecutivamente atrair novos, então a melhor estratégia é criar um site;
  • Se o intuito do seu negócio é converter visitantes em novos clientes, oferecer um material rico como isca digital, então, a melhor opção é landing page.

Consegue perceber como as estratégias se complementam, mas não são a mesma? Por essa razão, é importante definir o seu objetivo antes de tudo. 

Como criar o site da sua empresa?

Agora que você entendeu as diferenças entre ambas as ferramentas e está certo de que o site é a melhor opção para o seu negócio, fica aquela dúvida: como criar um site para minha empresa?

Existem diversas plataformas que possibilitam a criação de sites gratuitamente. Entretanto,  se você está procurando uma experiência profissional, é importante contar com uma agência especialista.

A Jokerman é uma empresa com mais de 15 anos de mercado e conta com profissionais qualificados para a criação de websites profissionais, que ranqueiam e aparecem nos mecanismos de busca como o Google.

Ficou interessado? Aproveite para conversar com nossa equipe, solicite um orçamento personalizado e leve seu negócio para outro nível, garantindo autoridade e novos clientes!

Psiu!

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