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O que deve ser feito primeiro: site institucional ou rede social?

O aumento da visibilidade e a geração de conteúdo são duas das principais vantagens de investir em um site corporativo. Leia!
Mulher usando notebook e celular para escolher entre usar site institucional ou rede social

Está pensando em investir na presença online da sua empresa? Uma das principais dúvidas é saber qual por onde começar, por isso, muitas pessoas se perguntam: é melhor criar um site institucional ou rede social para a marca?

Hoje em dia, investimentos em plataformas online já figuram quase como obrigação para qualquer empresa. Afinal, é fundamental buscar a diferenciação na internet, considerando a influência crescente que ela tem na vida das pessoas. 

Fazer um site e alimentar páginas nas redes sociais, por exemplo, representa a execução de duas ações vitais.

Visibilidade, facilidade de contato com o público-alvo e oportunidade de desenvolver estratégias únicas em curto ou longo prazo são apenas algumas das vantagens de concentrar esforços em alternativas de marketing digital. 

Cada mídia oferece características distintas, fazendo com que a marca possa aumentar a credibilidade exponencialmente.

Se a opção de investir em um site institucional ou nas redes sociais pode ser válida para a sua empresa, continue conosco por aqui e confira as dicas que trazemos ao longo do post. Boa leitura!

Por que ter um site institucional?

Um site institucional é uma página da web que possui as principais informações sobre uma empresa, como missão, valores, serviços e produtos da marca. Dessa maneira, os clientes podem conhecer um pouco mais sobre a instituição que consomem e novos usuários podem se tornar compradores. 

Sendo assim, contar com um endereço customizado na internet é uma prática necessária para empresas que buscam demonstrar força no mercado. A seguir, listamos, de maneira mais clara, os benefícios de um site.

Maior visibilidade

Um site profissional eleva a colocação da empresa no mecanismo de pesquisa do Google, por exemplo. No momento em que alguém busca pela palavra-chave relacionada ao seu ramo, você já aparece bem posicionado.

Pessoas que jamais conheceriam sua marca, ao acessarem o portal, coletam todas as informações precisas a partir da comodidade da tela do celular ou do computador. Endereço, horários de atendimento, serviços disponibilizados, formas de entregas e modos de pagamento também aparecem entre os dados captados pelo visitante do site.

A relação custo-benefício é excelente, pois o esforço de ter um site é pequeno, enquanto o alcance da empresa por conta dele tende a ser enorme.

Produção de conteúdo

Para se diferenciar da concorrência, é preciso entregar qualidade e relevância ao público. Portanto, a produção de conteúdo consiste em uma estratégia capaz de causar um impacto altamente positivo nas suas campanhas.

Já ouviu falar em Inbound Marketing? De maneira resumida, trata-se da elaboração de textos para abastecer o site da marca a partir do cumprimento de diversos requisitos básicos, como palavra-chave, linkagem externa, escaneabilidade, chamada para ação etc.

O conteúdo desses materiais não deve exaltar a empresa em si, mas, sim, entregar informações úteis para o público-alvo sobre alguma questão relacionada à marca de determinada forma. O site, então, é o hospedeiro.

Possibilidade de mensuração de resultados

A coleta de dados na internet é bastante facilitada, especialmente em comparação ao ambiente físico. Existem ferramentas especializadas no armazenamento de informações online, como quantidade de visitantes do site, tempo de permanência deles na página etc.

Montar uma estrutura interna de coleta de dados presenciais demanda um custo elevado, além de esforços maiores. O que justifica a necessidade de analisar tais informações é a facilidade que elas geram, tornando muito mais simples o contato com possíveis clientes a partir de localização, idade, interesses e outras questões relevantes.

Plataforma de vendas

Com um site institucional, é possível chegar a diferentes clientes sem se preocupar com a limitação geográfica. Ainda que a ferramenta não seja voltada especificamente para vendas, como um e-commerce, ao detalhar seus serviços e produtos em uma página da web você está expandindo sua marca.

Um site bem organizado é fundamental para a conversão de clientes. Se uma empresa sabe adotar estrategicamente uma linguagem mais vendável em sua página de serviços, as chances são maiores de aumentar sua plataforma de vendas.

Estabilidade

Como sabemos, as redes sociais estão sempre  mudando e, como consequência, os usuários precisam se adaptar caso queiram permanecer nesses ambientes online.

As marcas que possuem perfis nas mídias sociais acabam lidando com plataformas fora do ar e, até mesmo, com o bloqueio de conteúdos. Por essa razão, o investimento em um site corporativo passou a ser relevante.

Possuir uma página na web te dá mais controle sobre sua marca, então as chances de perder conteúdo relevante são muito baixas.

Por que ter uma página nas redes sociais?

Essa é uma pergunta que soa estranha, não é verdade? Afinal, a presença individual e corporativa nas redes sociais chega a ser equivalente a ter um documento, como CPF ou RG. Mas calma: existem motivos técnicos pelos quais sua marca deve desenvolver estratégias nessas plataformas, como:

Engajamento

A geração de maior engajamento constrói relações mais próximas entre marcas e pessoas, o que é uma das grandes vantagens das redes sociais. Um conteúdo bem-feito estimula o usuário a curtir, comentar e compartilhar publicações.

Além disso, por meio do engajamento você consegue produzir relatórios com informações fundamentais sobre a sua comunidade. É interessante usar esses dados para gerar leads e melhorar suas vendas.

Segmentação para vendas

Assim como um bom site corporativo, as redes sociais podem ser utilizadas para vendas. Nesse sentido, as redes sociais se saem muito melhor que uma página institucional. Uma vez que são mais estratégicas e possuem recursos para tal.

A maioria das plataformas possibilita a segmentação do público, o que permite a criação de postagens voltadas a indivíduos de determinadas idades, lugares e interesses, otimizando resultados.

Humanização

A consolidação de uma marca pode se dar através de sua humanização. Cada vez mais, as pessoas querem estar por dentro do dia a dia de uma empresa e se conectar com os valores que ela possui.

Portanto, humanizando sua marca por meio das redes sociais, você pode estabelecer uma ligação especial com seus consumidores. A aproximação   pode ser feita com postagens e de acordo com  estratégias mais adequadas.

Tráfego

Uma rede social também contribui para o aumento de tráfego do seu site, já que uma publicação interessante pode levar muitos usuários ao portal da marca e, inclusive, fazê-los finalizarem negócios.

Algoritmo

O algoritmo das redes sociais pode ser de grande ajuda para o crescimento da sua marca. Afinal, é por meio de um conjunto de dados e regras que ele seleciona quais conteúdos são mais relevantes e coloca perfis em evidência para os usuários.

Ainda que algumas plataformas, como o Instagram, tenham recebido críticas sobre o funcionamento de seus algoritmos. Esse elemento ainda é importante para as marcas que usam perfis nas redes.

Se você usar cada rede social de acordo com seu propósito, vai notar que o algoritmo consegue favorecer sua presença online.

Por que ter uma página nas redes sociais?

Como demonstramos neste artigo, criar um site e marcar presença online com uma página nas redes sociais é fundamental hoje em dia.

É fato que fazer o uso de um não elimina o outro, mas o site deve consistir na prioridade caso você não tenha nenhum dos dois. Afinal, empresas que não têm sites deixam de aparecer nas buscas do Google e perdem clientes para os concorrentes.

Somente após a construção do portal, você pode partir para o desenvolvimento das mídias sociais em um trabalho integrado.

E aí? Ficou com vontade de desenvolver uma marca forte no ambiente online? Conheça nossos serviços e veja seu número de acessos aumentar.

Psiu!

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