Você já se encontrou em dúvida se era mais adequado criar um site ou landing page para o seu negócio? É comum haver uma certa confusão entre ambas as ferramentas. Entretanto, é importante saber que elas não são a mesma coisa!
O site profissional é uma ferramenta completa para dar visibilidade digital para a sua empresa, enquanto a landing page funciona como uma isca para vender.
Por isso, neste artigo você encontra tudo para saber se deve escolher site ou landing page para o seu negócio e as principais diferenças entre os dois. Boa leitura!
O que é site?
O site institucional é a página de entrada da sua empresa. Ele é completo, conta com todas as informações necessárias para que o cliente conheça mais a respeito do negócio. Além de incluir menus para cada página, como, por exemplo:
- ⠀• Sobre a empresa ou empreendedor;
- ⠀• Serviços oferecidos;
- ⠀• Página de contato;
- ⠀• Clientes ou cases;
- ⠀• Página de captura de leads;
- ⠀• Blog e outros.
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É comum existir uma certa confusão na hora de criar uma presença digital para uma empresa ou empreendedor, e fica a dúvida: “devo escolher site ou landing page?”.
Antes de mais nada, é importante saber que o objetivo do site é apresentar sua empresa para os seus futuros clientes. Pode ser um site para empresa B2B com foco institucional ou um profissional para empreendedor, por exemplo.
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O que precisa ter em um site institucional?
Antes de contar para você se é melhor um site ou landing page, que tal entender melhor o que é preciso ter em site institucional? Então, vamos lá!
Um website precisa seguir as boas práticas de SEO para ranquear nos mecanismos de busca. Isso nada mais é que um conjunto de técnicas que auxiliam o seu site a despontar lá para a primeira página do Google, por exemplo.
Além disso, é fundamental que o site seja responsivo. O que isso significa? É quando o website está adaptado para diferentes dispositivos, como é o caso dos smartphones, desktop, tablets e outros.
Por fim, é muito importante que o conteúdo do seu site esteja completo. Isso significa que além de mostrar sobre a empresa, serviços, informações de contato, é necessário contar com um blog para atrair clientes através dos mecanismos de busca.
É nesse momento que a mágica acontece! Por meio da criação de conteúdo para o blog do site, desenvolve-se uma estratégia de funil de vendas direcionando o cliente até o momento do CTA, que o convida para uma tomada de decisão.
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O que é landing page?
A landing page significa “página de pouso” e, diferentemente do website, é uma página única com o intuito de realizar a conversão de um usuário em lead. Ou seja, esta página apresenta uma proposta de valor para o cliente ou material rico.
Alguns exemplos dos materiais oferecidos na landing page, confira:
- ⠀• Livro digital (e-book);
- ⠀• Infográfico;
- ⠀• Checklist;
- ⠀• White paper e outros.
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O mais importante disso tudo, é saber que esse tipo de página funciona para segmentar os contatos e entregar conteúdos ricos, que geram oportunidades de negócios para a empresa.
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O que precisa ter em uma landing page?
Toda landing page precisa ter alguns elementos definidos, o primeiro deles é um título atrativo para convidar o leitor para continuar na página. Além da necessidade de contar com um bom design e cores para chamar atenção.
Outro item importante para a página, é contar com um profissional da área de redação web ou copywriter para desenvolver conteúdos que convertam leads em clientes em potencial. Por isso, a landing page é desenvolvida com base no funil de vendas.
Como o intuito é vender, é importante saber guiar o usuário pela página. Para isso, utilizam-se estratégias de storytelling (narrativas) para encaminhar o leitor através de uma boa história que o atraia e o convença.
Diferenças entre site e landing page
Até aqui você conseguiu entender as diferenças entre site e landing page, não é mesmo? É só lembrar dos seguintes fatos, confira abaixo:
- • O site é completo e oferece várias opções de abas para o usuário abrir e se informar;
- • A landing page é uma página única;
- • No site é possível encontrar formulários e captura de leads, por exemplo, mas dentro da landing page não existe espaço para as páginas presentes em um site;
- • As páginas de conversão são utilizadas apenas para cumprir estratégias específicas de vendas.
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Como você pode perceber, existem várias diferenças entre site ou landing page. Para simplificar, saiba que a landing page converte o usuário e o site oferece presença digital e conteúdo relevante.
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Site ou landing page: qual o melhor para seu negócio?
A resposta para essa pergunta é: depende. As duas ferramentas são distintas e não se substituem. Ou seja, landing page e site se complementam e atendem estratégias diferentes no marketing digital.
Sabendo disso, fica mais simples dizer que na hora de escolher entre site ou landing page, deve-se considerar a necessidade do seu negócio. Para isso observa-se o seguinte:
- • Sua empresa deseja garantir uma presença digital, criar um relacionamento com os clientes e consecutivamente atrair novos, então a melhor estratégia é criar um site;
- • Se o intuito do seu negócio é converter visitantes em novos clientes, oferecer um material rico como isca digital, então, a melhor opção é landing page.
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Consegue perceber como as estratégias se complementam, mas não são a mesma? Por essa razão, é importante definir o seu objetivo antes de tudo.
Como criar o site da sua empresa?
Agora que você entendeu as diferenças entre ambas as ferramentas e está certo de que o site é a melhor opção para o seu negócio, fica aquela dúvida: “como criar um site para minha empresa?”
Existem diversas plataformas que possibilitam a criação de sites gratuitamente. Entretanto, se você está procurando uma experiência profissional, é importante contar com uma agência especialista.
A Jokerman é uma empresa com mais de 15 anos de mercado e conta com profissionais qualificados para a criação de websites profissionais, que ranqueiam e aparecem nos mecanismos de busca como o Google.
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