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Tomada de decisão do consumidor: conheça o processo e estratégias que influenciam esse comportamento

Conheça o processo de tomada de decisão do consumidor e saiba como escolher a estratégia de conteúdo adequada para cada momento!
Carrinho verde com sacolas de compra pronto para tomada de decisão do consumidor

Você sabe como funciona a tomada de decisão do consumidor? Depende muito da necessidade que o cliente tiver. De acordo com Kotler, a identificação dessa precisão ocorre simultaneamente com o início do processo de compra.

Isto é, o usuário percebe que existe um problema a ser solucionado e quanto maior a necessidade, mais intensa a sua vontade em resolver a situação. Assim, é importante que o seu negócio saiba identificar a etapa do funil na qual o cliente está.

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre as etapas de tomada de decisão do consumidor e estratégias para você não “queimar a largada” e perder vendas. Vem conferir!

5 etapas do processo de tomada de decisão do consumidor

É importante que o seu negócio conte com um planejamento estratégico para identificar as etapas que compõem a tomada de decisão do consumidor e aplicar possíveis estratégias. Para isso, é crucial reconhecer em qual etapa do funil de vendas o consumidor se encontra.

Confira quais são as 5 etapas do processo de tomada de decisão:

1. Reconhecimento do problema

Esse é o momento quando o cliente se dá conta de que está com um problema a ser resolvido por um produto ou serviço e é a primeira fase da tomada de decisão do consumidor. 

• Estratégia: informações úteis 

Na etapa de reconhecimento do problema, é importante traçar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para a jornada de compras do consumidor. O conteúdo para funil de vendas auxilia o usuário identificar problemas que ele nem sabia que tinha.

Elabore conteúdos que tenham temas gerais, com linguagem acessível e sejam educativos. Por exemplo: posts de blog e e-mail marketing.

2. Pesquisa de informações

Depois que o consumidor reconhece que tem um problema, ele começa a pesquisar sobre o assunto para adquirir mais informações a respeito. Normalmente, essas pessoas buscam tirar dúvidas no seu próprio círculo social.

• Estratégia: planejamento estratégico

É importante chamar atenção do consumidor. Para isso, o Inbound Marketing é ideal para ajudar a criar conteúdos que atraiam o consumidor no momento certo da sua jornada.

3. Avaliação das opções

Agora que o consumidor já identificou o problema e a solução, ele vai escolher quais são as opções para ele escolher. Ele vai considerar: experiência de compra, preço, garantia e outros. 

• Estratégia: sensação de urgência

Invista na presença digital, crie gatilhos mentais e elabore anúncios e campanhas em variados canais.

4. Decisão de compra

Essa é a etapa que o consumidor está no último estágio do funil e faz a tomada de decisão de compra, após conhecer todas as opções e a concorrência. 

• Estratégia: fundo de funil

Sabendo que o consumidor está pronto para comprar, invista em conteúdos que conduzam ele para compra, mostrando que seu negócio é a solução. Por exemplo: catálogo de produtos, ferramentas e avaliação gratuita.

5. Pós-compra

Mesmo após a compra, o relacionamento com o cliente permanece. Para isso, é importante oferecer um bom suporte e atendimento para ele. Assim, você consegue fidelizá-lo e garantir uma conexão com ele.

Agora que você sabe quais são as etapas de tomada de decisão do consumidor, que tal contar com estratégias de marketing de conteúdo adequadas para o seu negócio?

Pensando nisso, a Jokerman oferece soluções de Marketing que combinam com o seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas e faça um orçamento personalizado!

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