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O que é Marketing de Relacionamento? Saiba como fidelizar clientes [Guia] 

Você sabe o que é marketing de relacionamento? Conheça esse conjunto de estratégias que propõe fidelizar ainda mais clientes. Vem conferir!
o que é marketing de relacionamento

Você sabe o que é Marketing de Relacionamento? Tanto os executivos quanto os empresários e empreendedores do mundo todo, já perceberam que a fidelização de clientes é fundamental para a manutenção de um negócio. 

Isso porque o conjunto de estratégias que formam o marketing de relacionamento, criam conexão com o cliente, fazem com que ele retorne à loja e recomendem para seus amigos e familiares. Isso gera ainda mais lucro para o seu negócio.

Quer saber mais sobre esse assunto? No artigo de hoje você vai descobrir o que é marketing de relacionamento, para que serve, como funciona e muito mais. Confira abaixo!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que visam fidelizar o cliente e mantê-lo próximo. Ou seja, são ações que tornam a experiência de compra dessa pessoa mais satisfatória.

Isso faz com que ela crie confiança em seu serviço ou produto, volte para comprar mais e ainda indique seu negócio para outras pessoas no ciclo social dela. Incrível, não é mesmo?

O maior objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que o cliente se torne fã número 1 dos produtos e serviços da empresa.

Por que investir no Marketing de Relacionamento?

Ao entender o que é marketing de relacionamento, é normal você se perguntar os motivos de investir nessa estratégia. Afinal, são tantas as metodologias de marketing, que é até comum as pessoas ficarem confusas.

A princípio, você deve ter em mente que o marketing de relacionamento é uma estratégia adicional para as demais que você já usa no seu negócio. Esse é um tipo de metodologia que contrasta um pouco com o método tradicional do marketing.

Pois é um modelo mais humanizado e utiliza estratégias que deixam o cliente mais confortável em cada etapa que ele estiver no funil de vendas. Isso pode gerar a famosa divulgação “boca a boca” e atrair ainda mais público para o negócio.

Importância do relacionamento com cliente para empresas

Ao se aproximar do cliente e estabelecer uma relação contínua e de longo prazo com ele, a sua marca só tem a ganhar. Não só com o aumento da receita, mas também com o feedback que a empresa receberá desse relacionamento.

A partir de uma experiência de compra, o cliente pode dar algumas dicas do que deve ser melhorado e apontar as potencialidades da empresa. 

Com isso, você consegue incidir nos pontos certos, melhorar os processos e destacar outros. Isso ajudará você a conhecer melhor o mercado, o comportamento do consumidor e consolidar sua marca.

Mesmo quando o cliente não está completamente satisfeito com a compra, o atendimento prestado pela empresa, pode causar uma melhor impressão e fazer com que ele se sinta seguro. 

Além disso, também é importante ficar de olho no relacionamento com o cliente nas redes sociais para garantir ainda mais sucesso nos negócios.

Quais as vantagens do marketing de relacionamento?

Você deve ter percebido que são muitos os impactos positivos dessa estratégia, não é mesmo? Por isso, chegou a hora de conhecer os três principais benefícios que o marketing de relacionamento garante para o seu negócio, confira:  

Aumenta o LTV

Um dos pontos positivos do marketing de relacionamento é que ele favorece o Lifetime Value (LTV). Isso porque, essa métrica é fundamental para as empresas entenderem a importância de manter clientes por um longo período.

Por meio dessa métrica, é possível traçar estratégias para aumentar a vida útil do cliente na empresa. Consequentemente, é possível gerar fidelização, sentimento de comunidade, aumento de vendas e LTV cada vez mais alto.

Além de todas essas benfeitorias, com a possibilidade de os clientes serem os principais divulgadores da marca, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) reduz exponencialmente.

Reduz gastos com marketing

Após reduzir o CAC, é bem possível que os gastos com marketing e anúncios para atrair o público-alvo também diminuam. Isso ocorre porque as vendas do negócio passam a ser mais orgânicas, justamente pelo marketing boca a boca dos clientes.

Ou seja, uma empresa que investe no marketing de relacionamento, apresenta mais chances de reduzir os gastos com mídia paga e isso é ótimo.

Alinha a comunicação 

Alinhar a comunicação entre consumidores e empresas é fundamental. Por isso, quando o negócio prioriza o marketing de relacionamento como uma estratégia importante, ajuda a criar um elo com o cliente.

Afinal, o que é marketing de relacionamento sem a aproximação e comunicação entre a empresa e o cliente, não é mesmo? Portanto, ao adotar essa estratégia, garanta que a equipe esteja junta com foco em fornecer o melhor atendimento ao consumidor. 

Como aplicar o marketing de relacionamento na empresa?

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e quais as vantagens, que tal saber como aplicar essa estratégia? Os passos podem ser aplicados em qualquer empresa de qualquer setor. Confira quais são eles:

1. Conhecer sua audiência e montar uma base de dados

Torna-se difícil estabelecer um relacionamento com o cliente se você não o conhece. Por isso, crie um cadastro para que ele responda algumas perguntas básicas, como gênero e data de nascimento, e depois forneça meios de contato.

A partir dessas informações você deve montar uma base de dados para estabelecer um relacionamento pós-compra. Segmente essa base a partir dos critérios mais relevantes para a sua empresa, como sexo, localização, idade, últimas compras, entre outros critérios. para criar campanhas focadas em cada nicho.

2. Criar ações para incentivar o retorno dos clientes

Com uma base de dados bem estruturada, você pode criar oportunidades para que as pessoas retornem à empresa. Confira alguns exemplos:

  • ⠀• Enviar e-mails e mensagens com pesquisas de satisfação;
  • ⠀• Oferecer algo em troca, como um brinde ou um desconto; 
  • ⠀• Solicitar feedbacks sobre a experiência de compra da pessoa; 
  • ⠀• Criar promoções especiais para um nicho específico; 
  • ⠀• Informar as novidades que possam interessar ao cliente, etc.

3. Personalizar a relação

Sempre que entrar em contato com o cliente, chame-o pelo nome, personalizando o contato e aproximando-se da pessoa. Procure demonstrar que conhece seus gostos e suas necessidades, oferecendo as soluções de que ela precisa.

Além disso, crie programas de fidelidade ou vantagens para quem já é cliente, como descontos em mensalidades nas próximas compras, sorteios exclusivos e o que mais seu negócio e sua criatividade permitirem.

4. Ser sistemático

O segredo do bom marketing de relacionamento é ser sistemático, manter uma regularidade nos contatos com os clientes e seguir um planejamento de ações com foco nos resultados. Para isso, defina um cronograma de ações.

Essas são apenas algumas ações de marketing de relacionamento que você pode executar para fazer com que seu negócio cresça cada vez mais. Além disso, você também pode fazer o seguinte:

  • • Monitorar os resultados para ter certeza de que as estratégias estão funcionando;
  • • Investir em ferramentas e pessoal capacitado para ajudar nessas ações.

Vale a pena implementar o marketing de relacionamento na empresa?

Se você já entendeu bem o que é marketing de relacionamento, já percebeu que realmente vale a pena aplicar essa estratégia. Principalmente, porque esse é um diferencial competitivo para a sua empresa.

Além de oferecer um produto ou serviço, seu negócio fornece uma estrutura de confiança e abertura para o usuário se sentir à vontade. Isso garante um relacionamento com o cliente ainda mais saudável e duradouro. O marketing de relacionamento, garante o diferencial!

Gostou de saber sobre o que é marketing de relacionamento e como aplicar esse conjunto de estratégias? Então, aproveite para acompanhar o blog da Jokerman Belém e conferir muitas outras estratégias de marketing.

 

Psiu!

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