Pular para o conteúdo

Custo de Aquisição de Cliente (CAC): O que é, como calcular e mantê-lo baixo

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é uma métrica importante para saber o quanto seu negócio investe para adquirir clientes. Leia o artigo!
mulher analisando o custo de aquisição de clientes (cac) no negócio

Será que você sabe qual é o custo de aquisição de clientes (CAC)? Caso ainda não conheça, essa métrica é essencial para garantir que a saúde financeira da sua empresa vai bem.

É por meio dessas informações, que é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) relacionado aos gastos para alcançar novos clientes.

Por isso, se você quer saber mais sobre o que é custo de aquisição de clientes, como calcular e qual sua importância para o negócio, confira este post porque explicamos tudo para você. Boa leitura!

O que é custo de aquisição de clientes (CAC)?

O custo por aquisição de clientes (CAC) é um KPI ou métrica que analisa o quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. 

Além disso, quando o CAC está atrelado ao CLV, pode funcionar como um ótimo elemento para fazer análise de resultados com ROI nas ações de marketing. 

O cálculo do CAC é baseado nos gastos realizados com os seguintes investimentos:

  • ⠀• Marketing online/offline;
  • ⠀• Vendas;
  • ⠀• Mídia paga;
  • ⠀• Salários da equipe;
  • ⠀• Ferramentas utilizadas.

O resultado dessa métrica mostra para a empresa se os negócios e as estratégias estão funcionando de forma saudável ou se você está ultrapassando o limite desse custo. 

Como se calcula o custo de aquisição de uma empresa?

Para calcular o custo de aquisição de clientes (CAC) não têm segredo. É preciso apenas somar todos os investimentos realizados com marketing e vendas em um determinado período e dividir pelo total de clientes adquiridos nesse período. Confira como funciona o cálculo de CAC:

CAC = Total do custo para aquisição de clientes / Total de novos clientes

Ao realizar esse cálculo, é importante que você tenha monitorado todos os clientes que chegaram, para ter um controle de como eles vieram até você.

Por exemplo, se uma empresa investe R$ 5.000,00 com marketing e vendas em um período de um ano e adquire 10 novos consumidores, o CAC do negócio é de R$ 500,00.

Qual a importância de calcular o CAC?

Talvez você esteja se perguntando se realmente é necessário calcular o CAC e nós te respondemos: sim, é essencial!

O cálculo do custo de aquisição de clientes é importante para entender se o seu investimento ao longo do tempo ou lifetime value (LTV), realmente valeu a pena. Assim, o time de marketing do seu negócio, consegue melhorar as estratégias para captar novos clientes.

Ao compreender o valor gasto com aquisição de clientes, é possível otimizar ainda mais o ciclo de vendas e todos os investimentos com marketing.

Lembre-se que o CAC e o LTV não devem ter o mesmo valor. O objetivo é manter o CAC baixo e aumentar o Lifetime Value. Caso contrário, a empresa estará apresentando déficit na saúde financeira e isso é algo bastante negativo para os negócios.

Agora que você descobriu o que é custo de aquisição de clientes (CAC) e como calcular, que tal aprender como fazer um relatório de vendas completo? Coloque todas as dicas em prática e garanta mais resultados nas vendas.

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR