O que é marketing de conteúdo? A estratégia que vai fazer a sua empresa atrair, engajar e converter mais clientes. Corre aqui entender como funciona!
No universo do marketing digital, existem muitas estratégias que podemos aplicar para estreitar relações com a nossa audiência, atrair novos clientes e fortalecer a nossa marca. Nós, da Jokerman Belém, particularmente gostamos de trabalhar é o marketing de conteúdo.
E como ele funciona? Basicamente assim…
Primeiro, nós fazemos uma pesquisa de palavras-chaves e temas relevantes para o nosso público-alvo para ranquear bem nos mecanismos de busca. Em seguida, estruturamos um planejamento editorial para garantir que os nossos conteúdos sejam consistentes, organizados e realmente úteis para nossa audiência.
Depois, encaminhamos tudo para a esteira de criação, onde os conteúdos serão produzidas de acordo com os briefings. Em seguida, eles são distribuídos e validados, para só então serem publicados nas redes sociais, blog, e-mails e outros canais.
Claro que, falando assim, de forma resumida, pode ficar difícil para um time ter sucesso no marketing de conteúdo, por isso, os nossos bests aqui da JKM produziram esse artigo fresquinho para explicar cada uma das etapas e responder o porquê da estratégia de conteúdo ser tão importante.
Cola com a gente? 😎 Então, bóra!
Relembrando: o que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a presença digital que consiste em produzir materiais para educar, engajar e converter potenciais clientes.
Sabe aquele artigo falando sobre “como economizar no fim do mês?”, aquele e-book para te ajudar a montar um planejamento financeiro, ou o e-mail sobre as tendências que você recebe na sua caixa de entrada? Esses são apenas alguns exemplos de peças de marketing de conteúdo.
Por que o marketing de conteúdo é importante?
A gente sabe que à primeira vista o marketing de conteúdo pode parecer não trazer tantos resultados assim, mas acredite, ele é uma das iniciativas que mais geram impacto na atração e conversão de clientes. Isso acontece porque ele foca no seguinte ponto: a autoridade de uma marca no mercado.
A empresa que trabalha bem os conteúdos, produz as peças respeitando a jornada do cliente e o funil de vendas, define temas que condizem com os interesses da sua persona e utilizam palavras-chaves e SEO de forma inteligente. Assim, conseguem passar uma imagem de respeito e construir uma reputação que supera o concorrente.
Por quê? Explicamos: o cliente passa a ver a empresa como a referência mais forte na hora de tomar suas decisões – seja para buscar informações sobre um determinado assunto ou então para adquirir um produto ou serviço.
Então, de forma bem sucinta, podemos dizer que o marketing de conteúdo é importante pelo seguinte:
- – Por promover e tornar a empresa reconhecida no mercado;
- – Permitir que ela aplique estratégias de marketing de relacionamento dentro do próprio marketing de conteúdo;
- – Atrair visitantes e leads mais qualificados;
- – Garantir aumento do lifetime value (LTV) e diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) – já que conteúdos bem trabalhados reduzem a necessidade de investimentos constantes em mídia paga.
Ah! Outro detalhe: o marketing de conteúdo é um investimento de baixo-custo e alta rentabilidade, pois os materiais produzidos continuam gerando resultados por um longo período. Ou seja, requerem pouca ou quase nenhuma manutenção.
Inclusive, dê uma olhada aqui, para ver como funciona essa manutenção que mencionamos acima: Revitalização de conteúdo: por que essa é uma boa estratégia de SEO?
Agora, vejamos como fazer o marketing de conteúdo
Certo! Lá na introdução, explicamos brevemente como as etapas do marketing de conteúdo funcionam. Então, agora, vamos desbravar um pouco mais sobre esses processos para que você saiba realmente como aplicá-los na prática:
Passo 1) Pesquisa
Tudo começa com um bom levantamento de informações: quem é o seu público-alvo, quais são suas dores e o que ele busca na internet? Ter esses dados em mãos será importante para você avaliar os temas que vão compor o seu planejamento com base na sua persona.
Lembrando: aqui também entra a pesquisa de palavras-chaves, que serão responsáveis por nos ajudar a melhorar o ranqueamento nos buscadores e garantir que o nosso conteúdo chegue até quem realmente importa.
Passo 2) Planejamento
Depois de fazer a pesquisa, é hora de organizar tudo em um planejamento editorial. Nesta fase, definimos quais formatos serão usados (artigos, posts, vídeos, e-books etc.), quais assuntos serão abordados e qual será a frequência das publicações.
É muito importante que o seu plano mantenha consistência na comunicação e evite que a produção de conteúdo fique desorganizada ou parada em algum momento, ok?
Passo 3) Criação de conteúdo
Agora que temos a estratégia e o plano, entramos na fase prática: a produção dos materiais. Aqui, redatores, designers e especialistas de marketing ficarão encarregados de transformar as ideias dos briefings (que são que os direcionamentos das peças) em conteúdos que realmente envolvem e entregam valor para o seu público.
Passo 4) Distribuição e validação
Assim que os conteúdos estiverem prontos, é hora de colocá-los no mundo, mas atenção aqui: a distribuição não pode acontecer de qualquer jeito e de forma aleatória. É importante entender onde o público está mais ativo e, principalmente, qual é o melhor momento para impactá-lo.
Passo 5) Acompanhar resultados
A última (mas não menos importante) é a análise de resultados. Usamos métricas como: tráfego, engajamento, tempo de permanência na página e conversões para avaliar o desempenho das nossas campanhas e entender melhor o que deu certo e o que precisa de ajuste.
Dicas extras para potencializar sua estratégia de conteúdo:
- 🔥 Concentre-se no cliente: nada de produzir materiais genéricos e sem propósito. É importante que os conteúdos sejam pautados nas dores e interesses reais da sua persona;
- 🔎 Ofereça respostas: quando o usuário tem dúvidas, a primeira reação é buscar respostas no Google. Use isso a seu favor para criar materiais baseados nessas perguntas e se tornar uma referência no assunto;
- 📌 Crie conteúdos evergreen: esse é o tipo de conteúdo que não envelhece. Ou seja, ele continua relevante e útil mesmo depois de um bom tempo da publicação.
5 exemplos de empresas que utilizam marketing de conteúdo em suas estratégias
1- Nubank
A fintech brasileira conhecida por tornar os trâmites bancários menos burocráticos e descomplicados é um ótimo exemplo de aplicação do marketing de conteúdo. O blog da Nubank conta com uma comunicação financeira simples e descomplicada para dialogar com clientes e leads em potencial.
Geralmente, como o assunto sobre finanças é pouco atrativo e de difícil compreensão, a empresa conquista os consumidores ao simplificar a linguagem e oferecer conteúdo de valor.
2- Trello
Hoje em dia quem não conhece o Trello? A ferramenta de gerenciamento de projetos e atividades é uma das primeiras a ser lembrada quando o assunto é organização e gestão de tarefas. E muito desse reconhecimento vem do quê? Da produção de conteúdo!
Sim, o marketing de conteúdo também está presente nas estratégias da empresa, e a prova disso é o grande investimento e recorrência na produção de artigos para o blog.
3- Salesforce
A Salesforce é a maior empresa de CRM do mundo e também investe na produção de conteúdo para atrair e converter clientes. Além dos materiais publicados no blog, a criação das peças também é voltada para a sua página com 30 mil seguidores no Medium.
4- Sallve
Outro exemplo de empresa que utiliza estratégias de conteúdo para consolidar a marca e criar uma comunidade engajada e forte, é a Sallve. As peças são produzidas para estreitar a comunicação da empresa com os clientes tanto através das redes sociais, quanto no blog.
5. Jokerman Belém
A Jokerman (nós aqui) também investe na criação de conteúdo como estratégia para o marketing de relacionamento do negócio. Desta forma, é possível criar um canal direto de comunicação com clientes e possíveis leads do negócio.
A empresa mantém esse relacionamento em todos os seus canais de comunicação, oferecendo conteúdo de valor para o usuário.
Entendido o que é marketing de conteúdo e como fazer?
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode ler também esse material para reforçar o conhecimento sobre o assunto: “como o marketing de conteúdo gera novas vendas?”, ou então, trocar uma ideia com os nossos experts para ajudar você a aplicar a estratégia, o que acha?
Clique aqui e fale com nosso time pelo WhatsApp! A Jokerman Belém te ajuda a criar e a pôr em prática uma estratégia de marketing de conteúdo que gera resultados reais para seus negócios.
Post atualizado em Março/2025