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Nutrição de leads: o que é e como fazer de maneira efetiva

equipe aplicando estratégias de nutrição de leads

Toda empresa que investe na nutrição de leads tem mais chances de realizar vendas e criar um bom relacionamento com os seus clientes. Isso é o que garante uma pesquisa realizada pela Forrester, que indica que o uso dessa estratégia gera aumento de 50% nas vendas.

Não dá para ignorar esses dados, concordam? Por isso, se você ainda não sabe o que é e como nutrir lead, fica com a gente até o final que vamos te ensinar. Boa leitura!

O que é nutrição de leads?

Antes de saber o que é essa nutrição de leads, é importante saber que esses leads são consumidores em potencial, que oferecem oportunidades de negócio para a empresa.

Partindo desse princípio, podemos dizer que o ator de nutrir leads, significa manter um relacionamento com eles por meio dos canais de comunicação da empresa. Além de oferecer conteúdos conforme funil de vendas e materiais para cultivar o seu interesse.

Vantagens de nutrir leads

Colocar em prática a nutrição de leads é investir em bons resultados a curto e longo prazo. Ele auxilia não somente a equipe de vendas a fechar novos negócios, mas também diminui o Custo de Aquisição de Cliente (CAC).

Além disso, conheça outras vantagens ocasionadas pela nutrição de clientes:

  • Economia de tempo: o procedimento se torna mais barato, pois ele é automatizado, com e-mail marketing redigido com antecedência e agendado para o disparo;
  • Oferta de conteúdo relevante: o fato dos envios serem automatizados, não torna os conteúdos irrelevantes, muito pelo contrário. Todos os e-mails são segmentados e com conteúdo rico e relevante conforme o interesse do usuário;
  • Gera leads qualificados: como o conteúdo oferecido ao lead é para sanar suas principais dúvidas sobre o assunto, ele se torna mais preparado e informado. O material o aproxima ainda mais da empresa e mostra as possíveis soluções que os produtos ou serviços da empresa podem oferecer para ele; 
  • Aumento das vendas: uma pesquisa realizada pelo Annuitas Group, indica que as vendas das empresas aumentam em 47% após nutrir os leads. Isso porque o cliente tem mais conhecimento a respeito dos benefícios dos produtos e serviços do negócio.

Como nutrir leads de maneira efetiva

  1. Planeje

Para começar é necessário definir os seus objetivos. Assim, é interessante se perguntar: “O que eu quero alcançar com a estratégia de nutrição de lead?” Sabendo disso, é possível realizar um planejamento com base nas metas estabelecidas.

  1. Construa base de leads

Na hora de construir uma base de leads, o ideal é capturar dados e segmentar os clientes em potencial. A forma mais conhecida de fazer a captação é criando um formulário (landing page) com material rico para download.

Já para segmentação de leads, você pode separar com base no funil de vendas e captar as seguintes informações: 

  • Idade;
  • profissão;
  • Área de atuação;
  • Sexo e etc.
  1. Elabore conteúdos relevantes

Após segmentar os leads, é mais fácil elaborar conteúdos mais adequados para cada tipo de cliente. Conhecendo os principais interesses deles, é possível entregar valor com uma estratégia de conteúdo que ofereça confiança e conexão com eles.

  1. Crie bom relacionamento com o cliente

O marketing de relacionamento pode ser bem aproveitado nesse momento para gerar uma boa relação e conexão com os clientes. Para isso, aproveite os conteúdos e materiais ricos para nutrir os leads e criar fidelidade.

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Psiu!

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