Não sabe como fazer um plano de marketing para consultoria empresarial? Abaixo mostramos os primeiros passos para sua empresa construir uma boa estratégia e demonstrar profissionalismo e confiabilidade aos clientes!
Um relatório publicado pela Mordor Intelligence aponta que o mercado de consultoria empresarial deverá atingir a marca de US$ 395,14 bilhões até 2028. Ao que tudo indica, os fatores que impulsionarão esse movimento estão atrelados a:
- – Uso de automação e Inteligência Artificial, exigindo que empresas mudem sua forma de analisar dados;
- – Necessidade de serviços de consultoria de gestão devido à recuperação e ao crescimento econômico;
- – Comportamento das concorrentes, que estão investindo cada vez mais em ações estratégicas para aumentar seu alcance e capacidade de oferta.
O mercado de consultoria empresarial é segmentado por diferentes tipos de serviço, como: consultoria de operações, consultoria estratégica, consultoria financeira e consultoria tecnológica.
Contudo, embora existam vários segmentos de serviços, existe uma coisa que todas as empresas de consultoria têm em comum: a necessidade de investir em marketing.
É a partir das estratégias de marketing para empresas de consultoria que elas serão capazes de chegar até o seu ICP (Ideal Customer Profile), passar profissionalismo na prestação dos serviços, e motivar potenciais clientes a fazer uma contratação.
No artigo de hoje explicamos como conseguir clientes para consultoria empresarial, quais são os canais mais adequados para suas estratégias de marketing, e qual é a ação mais interessante para acelerar o alcance, captação e conversão de clientes. Boa leitura!
Como conseguir clientes para consultoria empresarial
Uma empresa de consultoria empresarial pode utilizar diversas abordagens para atrair mais clientes e oportunidades de negócio. As principais são:
1- Construir uma logomarca que transmita um alto profissionalismo e confiança
A logomarca será determinante para atrair a atenção do potencial cliente. Se não transmitir a ideia certa ou for mal construída, é possível que o cliente não se sinta confiante em manter uma conversa ou fazer negócio.
O processo de criação de uma logomarca é desafiador porque existe uma série de critérios que precisam ser avaliados, como definição de conceito, escolha das cores e formulação da imagem. No entanto, é possível simplificar o trabalho a partir do branding.
O branding trata de um conjunto de estratégias e práticas que uma empresa de marketing utiliza para construir e gerenciar a marca. Essas estratégias incluem:
- – Identificar missão, visão e valores da empresa;
- – Criar uma persona de cliente para orientar as estratégias;
- – Escolher cores e fontes que comuniquem a personalidade da marca;
- – Dentre outros.
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2- Elaborar um planejamento para direcionar as ações de marketing
Além da construção da logomarca, outra estratégia para atrair mais oportunidades de negócio é elaborar um planejamento para direcionar as ações de marketing. Nesse planejamento será preciso que a empresa:
- – Defina metas e prazos;
- – Desenvolva ações para alcançar potenciais clientes e posicionar a marca como uma autoridade;
- – Faça a alocação dos recursos financeiros para as atividades de marketing.
Caso não saiba como fazer um plano de marketing para uma empresa de consultoria, você pode recorrer a uma parceira especializada em marketing, que também trabalha com a construção do planejamento estratégico.
3- Definir os canais mais adequados para divulgar a marca
Outra estratégia interessante é definir os canais mais adequados para a empresa de consultoria divulgar sua marca e atrair seu público-alvo.
Como existem muitas opções disponíveis, é importante que a empresa faça uma análise criteriosa sobre esses canais para que os seus investimentos e esforços realmente gerem retorno.
A seguir, veremos alguns canais que podem ser interessantes:
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Quais são os melhores canais de marketing para consultoria empresarial?
Como mencionamos acima, existem muitas opções de canais disponíveis. Contudo, nosso time de especialistas indica que as empresas de consultoria empresarial priorizem:
1- Website
De acordo com um levantamento do Sebrae, somente 27% das pequenas empresas brasileiras possuem site e domínio próprio. Em contrapartida, a dependência dessas páginas é grande, com 63% delas acessando a internet para pesquisar ofertas de preços e fornecedores, e 54% acessando para comprar produtos.
Tendo um percentual tão significativo de potenciais clientes navegando, a empresa de consultoria não pode perder a oportunidade de alcançar esses usuários. É importante que invista em um site profissional que apresente a marca e portfólio de seus produtos.
2- Redes sociais
Segundo um estudo da Accenture, as vendas nas redes sociais alcançarão US$ 1,2 trilhão até 2025. Os dados mostram, ainda, que esses canais possuem um papel importantíssimo na tomada de decisão, ajudando 75% dos usuários a decidirem quais produtos e serviços vão adquirir.
A partir desses dados, fica evidente que criar um perfil comercial nas redes sociais e gerenciá-lo corretamente, também é necessário. É preciso estar presente em canais como: Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube para gerar influência.
Se não souber como divulgar sua empresa de consultoria nesse canal, sem pânico. Você pode falar com uma agência de marketing que trabalha com gestão de mídias sociais como a Jokerman Belém!
3- E-mail
Com a popularização de aplicativos de mensagens instantâneas, muitas pessoas começaram a dizer que o e-mail morreu e não era mais um canal interessante para aplicar as estratégias de marketing. O que está longe de ser verdade.
Segundo dados da Statista, o número de usuários de serviços de e-mails pode chegar a 4,6 bilhões em 2025. E de acordo com a Benchmark Email, as pessoas que utilizam e-mail costumam gastar 138% a mais do que aqueles que não recebem ofertas em suas caixas de entrada.
Ou seja, estar no e-mail também é interessante para as empresas de consultoria — basta que desenvolvam uma boa estratégia para nutrir seus leads e convertê-los em vendas.
4- Blog
Dados da HubSpot mostram que as empresas que possuem um blog ativo conseguem gerar 67% mais leads do que aquelas que não têm. Os dados também indicam que as empresas que publicam regularmente em seus blogs recebem cerca de 55% mais visitantes em seus sites e portfólio de produtos.
Um estudo da Demand Metric revelou que 82% das pessoas têm uma opinião mais positiva sobre as empresas após lerem conteúdos entregues por essas marcas. E de acordo com a Social Media Today, os blogs são até então a segunda forma mais confiável de mídia online.
O blog é negligenciado muitas vezes nas estratégias de marketing para consultoria empresarial porque requer investimento em produção de conteúdo.
Mas é importante dizer que é a partir da publicação contínua desses materiais que a empresa vai se consolidar com referência, criar autoridade sobre um assunto e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.
5- WhatsApp
Um estudo realizado pela Yalo revela que o WhatsApp é a plataforma de comunicação preferida no ambiente corporativo. Para ter ideia, o canal é utilizado por cerca de 95% das empresas brasileiras.
Isso mostra que as empresas de consultoria empresarial não só podem, como devem, usar o aplicativo de mensagem para prestar um atendimento ágil, desenvolver uma relação mais próxima com o cliente e aplicar estratégias que melhoram a visibilidade e indicação da marca.
Como acelerar os resultados de marketing para consultoria empresarial
Sabemos que as empresas têm pressa quando o assunto é colher resultados de marketing, por isso indicamos o fechamento de parceria com quem entende o assunto e é especializado em marketing digital.
A Jokerman Belém é uma agência de marketing em Belém com mais de 15 anos atuando na captação, nutrição e conversão de leads para seus clientes.
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