Você sabe o que é geração de demanda? E geração de leads? Embora ambas tenham uma nomenclatura semelhante, essas abordagens estão longe de serem iguais. Entenda!
Quando você ouve falar em atrair potenciais clientes, qual dessas duas estratégias você prefere: geração de leads ou geração de demanda?
Por terem os nomes parecidos, muitas pessoas pensam que as duas abordagens são sinônimos. Porém, acredite, elas são distintas e atuam, na verdade, como complemento uma da outra.
No artigo de hoje explicamos o que é geração de demanda e geração de leads, como as abordagens se diferenciam, e como a sua empresa pode aplicar as duas estratégias para obter os melhores resultados na atração e fidelização de clientes. Acompanhe!
O que é geração de leads?
Geração de leads nada mais é que o processo de atrair o interesse de potenciais clientes para um determinado produto ou serviço da empresa. Essa atração é feita a partir de várias estratégias, que podem incluir:
- – Conteúdo de marketing para geração de leads, como white papers, estudos de caso e e-books;
- – Conteúdo inbound no site da empresa e formulários em landing pages;
- – Webinars online;
- – Anúncios pagos e segmentados em redes sociais ou mecanismos de busca;
- – Transmissões ao vivo de eventos.
O que é geração de demanda?
Já a geração de demanda é uma abordagem que visa criar consciência sobre a marca ou necessidade do que ela entrega no mercado. Sua finalidade é motivar o público geral a tomar uma ação, como fazer uma compra ou solicitar mais informações sobre um produto ou serviço.
Geralmente, apostamos nas seguintes ações de marketing para geração de demanda:
- – Eventos;
- – Inbound marketing;
- – Marketing de conteúdo;
- – Mídia social;
- – Automação de marketing para nutrição de leads;
- – Publicidade paga.
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Quais as diferenças entre geração de leads e geração de demanda
As diferenças entre geração de leads e geração de demanda se concentram nos propósitos.
O objetivo da geração de demanda é criar consciência sobre os produtos ou serviços da empresa entre um público-alvo maior. Ou seja, não importa necessariamente se a pessoa é ou não um potencial cliente. Ela pode querer adquirir o produto ou serviço da marca se descobrir que possui essa necessidade.
A geração de leads, por outro lado, tem como objetivo identificar, capturar e coletar informações das pessoas que demonstraram interesse nos produtos ou serviços. Ou seja, é direcionado os esforços de marketing para os contatos que realmente podem se tornar compradores no futuro.
Enquanto a geração de demanda busca atrair a atenção do mercado em geral, a geração de leads trabalha com contatos mais específicos para avançar pelo funil de vendas.
Exemplos de casos envolvendo geração de leads e geração de demanda
Para ficar mais claro quais são as diferenças entre geração de leads e geração de demanda, preparamos alguns exemplos. Dê só uma olhada!
1. Geração de lead
Imagine que você tem uma empresa que vende cursos online de idiomas. Para atrair potenciais clientes, você cria uma landing page específica para um dos seus cursos mais requisitados: o de inglês. Nessa página, você oferece um e-book gratuito com dicas para aprender o idioma mais rapidamente em troca de duas coisas: nome e e-mail dos visitantes.
Ao acessar essa página e preencher o formulário, os visitantes se tornam leads qualificados, entrando na sua base de dados para serem nutridos com campanhas de e-mail ou outros conteúdos relevantes. Essa nutrição será responsável por mantê-los interessados nos seus cursos e propensos a se tornarem clientes.
2. Geração de demanda
Agora vamos supor que você tem uma empresa de tecnologia que está prestes a lançar um novo modelo de smartphone. Para criar consciência e gerar interesse nesse novo dispositivo, você decide implementar uma estratégia de marketing multicanal.
Você cria então uma campanha de anúncios em plataformas de redes sociais, Google Ads e outros canais online, destacando as principais características e benefícios do dispositivo. Você também grava vídeos demonstrando as funcionalidades do produto, e os compartilha no YouTube e em outras plataformas de mídia.
Todas essas ações multicanal criam entusiasmo em torno do dispositivo que será lançado, o que ajuda sua empresa a gerar novos potenciais clientes e aumentar as chaves de vendas assim que o smartphone estiver disponível para compra.
Por que a empresa deve apostar nas duas estratégias?
A empresa pode escolher apenas uma das estratégias para atrair e fidelizar potenciais clientes? Sim! Mas sempre recomendamos a aplicação das duas abordagens porque, juntas, elas conseguem ampliar o alcance e o engajamento da marca.
Além disso, ao combinarmos as duas estratégias, conseguimos alcançar outros benefícios bem interessantes: maximizar as chances da empresa converter mais clientes, otimizar o uso de seus recursos e melhorar o retorno sobre seus investimentos em marketing.
Geração de leads e geração de demanda trabalhando juntas em benefício da empresa
Agora que você viu que as duas abordagens são vantajosas, vamos explicar como a sua empresa pode aplicar a geração de leads e geração de demanda simultaneamente.
1- Integre as estratégias
É muito importante que as estratégias de geração de demanda e de leads estejam alinhadas para assegurar que o interesse gerado se traduza em oportunidades de venda futuras.
Por exemplo, os esforços de geração de demanda podem atrair tráfego para o seu site ou outros pontos de contato da marca, mas são os processos de geração de leads que vão capturar informações desses visitantes.
2- Crie conteúdo de alta qualidade
O segundo ponto requer o desenvolvimento de conteúdos úteis e relevantes para o seu público-alvo.
Os materiais publicados no seu blog, por exemplo, serão usados para aumentar a conscientização e educar as pessoas sobre um determinado assunto (geração de demanda), e também para incentivar o engajamento e a troca de informações de contato (geração de leads).
3- Utilize diferentes canais
Também será necessário que a sua empresa faça a combinação dos diferentes canais (online e offline) para maximizar o alcance da geração de demanda. Não só isso, utilize ferramentas digitais, como formulários de captura de leads em sites e landing pages, para converter o interesse em leads.
4- Personalize a experiência do cliente
Além disso, é importante que a sua empresa personalize todas as experiências, pois é a partir disso que irá conseguir aumentar a taxa de conversão, fortalecer a relação com clientes e melhorar os resultados da geração de leads. Aqui, recomendamos o uso de dados históricos, pois ajudam a identificar comportamentos e preferências do cliente.
5- Monitore e meça o desempenho
Por último, sua empresa só saberá se as estratégias estão gerando bons frutos se considerar dados e informações. Assim, não esqueça de avaliar métricas, como tráfego do site, engajamento com conteúdos, taxas de conversão e, principalmente, qualificações de leads.
Mesmo com as dicas acima, a aplicação das duas abordagens pode ser um desafio para as empresas, pois é algo que exigirá tempo, dedicação e conhecimento em estratégias de marketing.
É possível, no entanto, alcançar esse objetivo com o apoio de profissionais especializados. Entre em contato com a Jokerman Belém e veja como podemos ajudar a sua empresa a montar estratégias infalíveis de marketing para geração de leads e geração de demanda!