Afinal, você sabe como melhorar o desempenho de sites?
É bem provável que já tenha ouvido falar na importância de ter um site com bom desempenho e o maior defensor dessa ideia é o Google. Segundo estudos da empresa, a velocidade ideal para uma página é de até 3 segundos, acredita?
A pesquisa da Kissmetrics mostra que 40% dos visitantes largam páginas com mais de 3 segundos de carregamento. Além disso, a cada 1 segundo a mais que o usuário passa esperando, reduz-se em até 7% a conversão de leads.
Sendo assim, podemos dizer que não importa o tamanho do seu negócio, toda empresa com site precisa oferecer uma excelente performance para o usuário.
Isso porque agora vivemos na época do imediatismo e o comportamento dos consumidores mudou.
Eles estão cada vez mais exigentes em relação à navegação e velocidade dos sites. Sendo assim, fica evidente a necessidade das empresas adotarem estratégias SEO e oferecerem uma ótima experiência do usuário.
Por isso, preparamos esse guia completo para você identificar pontos de melhoria e aumentar os resultados obtidos com sua estratégia de marketing digital. Então fica com a gente até o final e Boa leitura!
Por que o desempenho de sites é importante?
O desempenho de sites é um componente fundamental para o ranqueamento nos motores de busca e esse é um dos motivos para otimizá-lo com práticas de SEO. Isso possibilita que as páginas do seu site garantam um posicionamento orgânico nos buscadores.
Além disso, ao ter um site com carregamento lento, a tendência é que os usuários desistam e procurem outro que seja mais rápido.
Imagine que é como ir ao drive-thru de um restaurante conhecido por preparar pedidos em até 5 minutos e quando você chega lá, a entrega demora mais de 10 minutos. Você cancelaria o pedido e iria embora, concorda?
Isso pode acontecer quando um usuário entra no site da sua empresa. Ele pode estar em busca de informações sobre o seu negócio ou quer tirar algumas dúvidas antes de contratar seus serviços, mas a lentidão do site o faz você perder a venda.
Leia também: Site ou Landing Page: como escolher o melhor para sua empresa?
O que interfere na velocidade do site?
Existem vários motivos que podem atrapalhar o desenvolvimento de sites. Os arquivos podem ser um desses problemas que atrapalham, isso porque algumas imagens e vídeos são muito pesados e não carregam a depender da conexão de internet.
Mas não são só esses os motivos, confira abaixo outros exemplos:
- Hospedagem inadequada: a qualidade da hospedagem do site pode ter grande impacto na velocidade, isso porque uma hospedagem ruim ou sobrecarregada pode resultar em tempos de resposta menores e uma experiência ruim para o usuário;
- Código mal otimizado: um código ineficiente ou mal otimizado pode tornar o site lento e pesado. Sendo assim, ao incluir scripts desnecessários, código redundante ou ineficiente e outras práticas de codificação ruins pode acarretar danos às páginas;
- Plugins e aplicativos de terceiros: adicionar muitos plugins e aplicativos de terceiros ao site pode retardar a velocidade, especialmente se eles forem mal projetados ou se executarem processos em segundo plano;
- Problemas com o servidor: problemas com o servidor, como alta carga ou falhas de hardware, podem ocasionar lentidão ou até mesmo interrupções no site;
- Conexão de internet do usuário: a conexão de internet do usuário também pode afetar a velocidade do site, especialmente se ela for lenta ou instável.
Esses são alguns dos problemas de desenvolvimento que ocorrem nos sites. Sendo assim, é interessante que as empresas foquem em medir o desempenho e melhorar a performance das páginas.
5 ferramentas para medir a velocidade de um site
Agora que você descobriu os principais problemas de performance, saiba que existem diversas ferramentas que podem auxiliar você a analisar a velocidade das páginas do seu site.
Confira a seguir as principais para monitorar o desempenho do seu site:
1. Google PageSpeed Insights
O PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita do Google e funciona para analisar a velocidade do site em desktops e dispositivos móveis. Ela fornece sugestões para melhorias, como a compressão de imagens e redução de recursos CSS e JavaScript.
Além disso, a ferramenta mostra métricas do site tanto no celular, quanto no computador, como, por exemplo: desempenho, acessibilidade, práticas recomendadas e SEO.
2. GTmetrix
O GTmetrix é outra ferramenta gratuita que analisa a velocidade do site e fornece sugestões para melhorias, incluindo imagens otimizadas, minificação de arquivos e utilização de cache, além de remover códigos JavaScript desnecessários.
3. Pingdom
O Pingdom é uma ferramenta com disponibilidade na versão gratuita que é mais básica, com direito a verificar a velocidade de carregamento do site em um lugar específico e a paga que monitora o desempenho em vários locais do mundo.
Além disso, a ferramenta também fornece informações sobre o tamanho de um arquivo e a velocidade de carregamento de cada elemento da página.
4. WebPageTest
Já a ferramenta WebPageTest permite testar o desempenho do site em navegadores como Chrome, Firefox e Edge, por exemplo. Além de diversos dispositivos e locais em todo o mundo.
Ele fornece informações detalhadas sobre o desempenho do site, incluindo os tempos de resposta de cada elemento da página.
5. Lighthouse
O Lighthouse é uma ferramenta da Google e oferece auditoria gratuita para medir a velocidade do site em desktops e dispositivos móveis. Ele também oferece informações sobre acessibilidade, SEO e as melhores práticas de desenvolvimento do site.
Estratégias para melhorar o desempenho de sites
Criar estratégias para melhorar o desempenho de sites é essencial para garantir que os visitantes tenham uma experiência positiva e para que seu site atinja bons resultados.
Sendo assim, ao criar estratégias eficazes, é possível melhorar o desempenho do site, aumentar o engajamento e conversões dos visitantes. Confira algumas sugestões para melhor o desempenho das suas páginas:
Priorize práticas de SEO
A sigla SEO significa, em inglês, Search Engine Optimization, que é quando se otimiza a página para os mecanismos de busca. A otimização de site possibilita que ele fique bem posicionado no Google e nos demais buscadores.
Tal trabalho pode ser feito tanto On Page, na própria página, como Off Page, externamente. SãoAlguns exemplos de SEO On Page são a produção de conteúdo de qualidade e a utilização de URLs amigáveis. Já o Off Page está relacionado ao link building.
Além disso, na parte On Page é possível incluir SEO técnico e o marketing de conteúdo como uma estratégia de desempenho do site. Alguns exemplos disso são:
- Otimização de meta tags;
- Análise das URLs;
- Imagens bem dimensionadas;
- Exclusão de conteúdos duplicados;
- Entre outros fatores.
Talvez também seja do seu interesse: Como escolher palavras-chave e qual a importância disso?
Facilite a navegação do usuário
A usabilidade é um dos pilares da experiência do usuário, em inglês, User Experience), juntamente com utilidade, acessibilidade e funcionalidade.
No que diz respeito aos sites é possível dizer o seguinte: a usabilidade se refere à facilidade de utilização da sua página
Sendo assim, experiências desagradáveis como páginas de erro 404 ou demora para seu carregamento, prejudicam a credibilidade da empresa. ComoA consequência tem-se a perda de clientes potenciais.
A dica é criar um site responsivo e, amigável para dispositivos móveis (mobile-friendly). Ou seja, que se adapte à resolução da tela tanto de um notebook quanto de um celular, por exemplo.
Inclusive, em pesquisas realizadas pela Google, evidencia-se que o futuro das buscas na internet está relacionado com aparelhos móveis e o sucesso dos smartphones e tablets, visto que os usuários acessam a web a partir desses dispositivos a qualquer momento do dia.
Portanto, fica claro que é necessário contar com a usabilidade para atender essa demanda, visto que uma boa parcela do tráfego na web ocorre por meio desses dispositivos, então vale a pena se dedicar a isso.
Escolha um design responsivo
Outra estratégia é adotar um design responsivo, pois permite que o layout do site se adapte automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
Ou seja, um design responsivo e focado na usabilidade pode ser visualizado em diferentes dispositivos, proporcionando uma experiência de usuário consistente e agradável em todas as plataformas.
Além disso, essa estratégia pode melhorar o desempenho do site, reduzir a taxa de rejeição e aumentar a permanência do usuário, além de possibilitar maior visibilidade nos resultados de busca orgânica.
Reveja o código do seu site
Para um bom desempenho de sites é importante não negligenciar a parte invisível do seu site: o código. Revisá-lo é fundamental para melhorar o carregamento da página.
Sendo assim, ao realizar testes de velocidade e análise do site, é possível detectar os erros e questionar ao desenvolvedor do site se há como remover códigos desnecessários para reduzir a carga do servidor.
Confira alguns dos erros que podem atrapalhar o código do site:
- Espaços em branco no HTML e JavaScript;
- Muitos arquivos de estilo (CSS);
- Uso excessivos de scripts;
- Uso de fontes personalizadas;
- Entre outros.
Por fim, é importante sempre analisar o site, verificar sua velocidade e identificar se tudo está funcionando perfeitamente, pois páginas não otimizadas podem atrapalhar que visitantes se tornem clientes da sua empresa.
Conte com a ajuda de uma equipe especializada
Empresas que desejam ter uma presença online forte e um site bem desenvolvido, é fundamental contar com uma equipe especializada para garantir um resultado de qualidade.
Além de um layout atrativo, o desenvolvimento de site envolve questões técnicas como velocidade, usabilidade e otimização para motores de busca, assim como citamos anteriormente neste artigo.
Por isso, a Jokerman Belém é uma empresa com mais de 10 anos de experiência e conta com uma equipe altamente qualificada e atualizada nas últimas tendências em tecnologia e design.
Ficou interessado e deseja saber mais sobre como podemos ajudar o seu site?
Entre em contato conosco agora mesmo e dê o primeiro passo para impulsionar o seu negócio na internet!