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Revitalização de conteúdo: por que essa é uma boa estratégia de SEO?

A revitalização de conteúdo é uma técnica usada há anos por grandes marcas, mas negligenciada muitas vezes nas estratégias de marketing. 

Apontada como uma das principais tendências no evento SEO BRASIL 2024, por que a revitalização ganhou esse destaque? Três motivos: 

  • – Primeiro, porque atualizar conteúdos antigos no blog ajuda a melhorar o SEO (e consequentemente, aumentar o ranqueamento); 
  • – Segundo, porque ajuda a manter o público engajado com informações atualizadas sobre um determinado tema (o que melhora o acesso ao site e o posicionamento digital);
  • – Terceiro, porque maximiza os recursos de marketing, sendo mais eficiente revitalizar um artigo já publicado do que criar outro conteúdo do zero.

 

Saiba tudo sobre essa importante estratégia de marketing de conteúdo, inclusive como a sua empresa pode aplicá-la em poucos passos. Preparado para dominar a revitalização?

O que é revitalização de conteúdo?

A revitalização de conteúdo é uma estratégia de marketing que consiste em pegar um conteúdo antigo já publicado em um blog e repaginá-lo com informações atuais e elementos visuais que o tornam mais interessante. 

Conteúdos que trazem dados e pesquisas, ou que falam de tendências de um ano específico, por exemplo, são os materiais que geralmente requerem uma atualização contínua. Isso porque eles apresentam uma vida útil mais baixa (por se tratar de um assunto recente), podendo se tornar esquecíveis e perder facilmente o número de acesso senão reformulados.

Marcas como The New York Times, Senac, Globo e SEBRAE, são exemplos de empresas que valorizam muito a relevância e a qualidade de seus conteúdos. E que, assim, mantêm no seu planejamento estratégico a prática da revitalização.

Por que a revitalização é uma boa estratégia de marketing de conteúdo

A internet é um oceano, com uma vastidão de conteúdos “infinita”. A cada segundo que passa, novos materiais são produzidos em larga escala, sem falar dos inúmeros conteúdos publicados há cinco, dez, quinze anos, que ainda podem ser acessados.

Não existe uma previsão de quando a internet pode chegar até a sua máxima de conteúdos, mas a verdade é que podemos perceber que a rede está cada vez mais “inchada”, e que isso está dificultando o alcance de um bom posicionamento no ranking.

O Google sempre deixou claro o quanto as atualizações são importantes e necessárias para um site ou blog melhorar o seu ranqueamento. Conteúdos atualizados tendem a ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa SEO, e também conseguem atrair, manter e conservar a atenção do público-alvo.

Ou seja, todas as empresas que recorrem à estratégia conseguem de certa forma garantir um diferencial nesse emaranhado de conteúdos infinito. E é justamente por isso, que a revitalização de conteúdo precisa estar em todo planejamento de marketing de conteúdo (e por que não, marketing de relacionamento?).

LEIA TAMBÉM | Marketing de Conteúdo: o que é, 5 exemplos + como fazer

Como revitalizar conteúdos, na prática

Ok, entendemos que a revitalização de conteúdo é uma estratégia importante, mas então é só pegar um conteúdo antigo e mudar algumas palavras e dados, que está tudo pronto? Errado! 

A revitalização de conteúdo envolve uma série de ações específicas, que vão desde mudar as palavras-chaves de SEO, até inovar o formato e a didática que as informações são dispostas no material.

“O que precisamos fazer para revitalizar os conteúdos, então?”

Preparamos um passo a passo indicando todo o processo. Dê só uma olhada!

1. Faça um inventário de conteúdo e analise-o

Antes de qualquer ação, é importante saber exatamente o que você tem, não é mesmo? Por isso, sugerimos que você faça um inventário completo de todos os conteúdos já publicados em seu blog e página. 

Para facilitar essa tarefa, você pode utilizar ferramentas de gerenciamento de conteúdo, que oferecem metadados sobre os conteúdos e fazem a coleta automatizada das informações. Assim, você não corre o risco de deixar algum material importante de fora.

Uma vez que o inventário estiver pronto, é hora de analisar cada peça-chave. Pergunte-se: este conteúdo ainda é relevante? Ele está alinhado com as atuais tendências do mercado e com as necessidades do meu público? 

Nessa etapa também é importante analisar o desempenho de cada conteúdo em termos de tráfego, engajamento e conversões. Conteúdos com bom desempenho merecem ser destacados e atualizados para manter ou até melhorar seus resultados.

2. Defina critérios para decidir quais conteúdos devem ser atualizados

Agora que você tem uma visão clara do seu inventário de postagens, é fundamental estabelecer critérios de avaliação para determinar quais materiais precisam passar pelo processo de revitalização de conteúdo

Um bom ponto de partida é verificar quais posts estão desatualizados ou contêm informações que já não são mais precisas. Além disso, considere também a relevância do tema para seu público-alvo atual. Será que o conteúdo ainda faz sentido? Os artigos que abordam tópicos atemporais ou que continuam a gerar interesse devem sempre ser priorizados, ok?

Outro critério importante que você precisa avaliar é o desempenho histórico dos conteúdos. Materiais que já foram populares ou que geraram muitas conversões meses antes, merecem uma atenção especial. Revitalizar esses conteúdos pode trazer um retorno bem expressivo com um esforço relativamente baixo.

3. Pesquisa palavras-chaves que podem aumentar a relevância do material

Palavras-chaves são fundamentais para SEO, a fim de que o conteúdo seja encontrado pelos mecanismos de busca. Portanto, realize uma pesquisa atualizada de palavras para identificar as keywords atuais que são relevantes para o seu nicho. Você pode usar ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush ou Ahrefs nessa tarefa.

Lembre-se! Ao atualizar o seu conteúdo com as novas palavras-chaves, você aumenta a chance de atrair um público maior e mais qualificado. Mas atenção: é importante que a inserção dessas palavras seja feita de maneira natural e coerente com o seu texto. O excesso de Keywords pode prejudicar a leitura e até mesmo resultar em penalizações pelos mecanismos de busca.

4. Invista em formatos diferentes

Inserir formatos visuais no decorrer do texto pode aumentar significativamente o engajamento do público. Por isso, que tal acrescentar um infográfico divertido ou um vídeo dinâmico em um post com o maior número de cliques e acesso? Isso pode estimular o compartilhamento nas redes sociais e alcançar um público maior.

Outra ideia é criar quizzes interativos e disponibilizá-los no conteúdo. Esse formato não apenas diversifica a maneira como a informação é apresentada ao leitor, mas também pode aumentar a oportunidade de capturar leads e gerar interações mais profundas. 

Ah, aqui vai uma dica: experimente diferentes abordagens para descobrir o que traz os melhores resultados!

5. Revise e atualize dados

Estatísticas, referências e qualquer outra informação factual devem ser verificados e, se necessário, substituídos por dados mais recentes. Isso vai ajudar você a melhorar a precisão do seu conteúdo, e também demonstrar às pessoas que você está comprometido em fornecer informações de qualidade.

Além disso, aproveite também essa etapa para revisar a escrita e corrigir possíveis erros gramaticais ou de formatação. Esses cuidados com a experiência de leitura podem fazer toda a diferença na percepção do seu conteúdo e ajudá-lo a aumentar a relevância da marca como uma fonte confiável de informação. 

Gostou deste artigo, mas sente que precisa de ajuda para aplicar a revitalização na prática? Entre em contato com  nossos experts Jokerman Belém. Solicite uma cotação especializada em planejamento de marketing digital e marketing de conteúdo

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