O relacionamento com o cliente é algo que toda empresa deseja desenvolver com o seu público. Principalmente agora que as pessoas estão cada vez mais interessadas em marcas que entendem suas necessidades.
Saber como manter uma conexão entre empresa e clientes, é o diferencial para qualquer negócio. Além de saber como estabelecer uma comunicação assertiva.
Por isso, no post de hoje vamos abordar os seguintes assuntos:
- ⠀• Qual a importância do bom relacionamento com o cliente?
- ⠀• Benefícios do marketing de relacionamento na estratégia do negócio
- ⠀• 5 dicas para fortalecer o relacionamento com o cliente
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Boa leitura!
Qual a importância do bom relacionamento com o cliente?
As pessoas estão cada vez mais buscando bons relacionamentos com marcas, isso é o que mostra a Food Connection. Pelo menos 75% dos consumidores com uma boa experiência de compra, têm a intenção de se fidelizar com o negócio.
Por isso, é tão importante oferecer boas experiências e estabelecer um bom relacionamento com o cliente, mostrando comprometimento, atendimento eficiente e personalizado para as necessidades do consumidor.
Isso não só aumenta o engajamento com a marca/empresa, como garante ainda mais chances de fidelização e diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC) e uma boa maneira de fazer isso acontecer, é por meio da gestão de relacionamento com o cliente.
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Benefícios do marketing de relacionamento na estratégia do negócio
Existem muitas vantagens em desenvolver um relacionamento com o cliente de forma saudável. Inclusive, o marketing de relacionamento tem isso como um dos seus principais focos. Confira abaixo os principais motivos para você investir no seu cliente:
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• Melhora o atendimento ao cliente
Por meio do marketing de relacionamento, é possível identificar quais as necessidades do seu cliente e começar a atingi-las de forma mais eficaz. Ao entender quais são as expectativas do consumidor, se torna mais fácil suprir essas demandas.
Como consequência disso, ocorrem mais fidelizações. Pois, o cliente vê que a empresa ou marca, está em sintonia com ele e consegue compreendê-lo.
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• Fideliza consumidores atuais
Quando uma empresa investe em relacionamento com o cliente, existem mais chances dele se tornar um defensor fiel do negócio, conhecidos também como “advogados da marca”. Isso pode ajudar a aumentar o Lifetime Value (LTV) da empresa.
Com o aumento dessa métrica, é possível saber que o relacionamento do negócio com os clientes está funcionando, está bem posicionada e mostra relevância para quem a acompanha. Isso, no mundo digital, é muito importante!
Além disso, sempre que o cliente precisa efetivar uma nova compra relacionada ao seu nicho de mercado, ele lembrará da sua empresa. Ou seja, um demonstrativo de satisfação e fidelização do cliente.
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• Constrói uma marca forte
O relacionamento com o cliente pode ajudar a construir uma marca forte. Sabe por qual motivo? O branding da marca pode ser construído com base na relação forte e única entre empresa e clientes.
Por isso, com uma marca forte e bem conceituada, é possível vender mais e atingir mais lucros no mercado.
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• Incentiva o marketing boca a boca
Nada melhor do que o “marketing boca a boca” feito por consumidores fidelizados, não é mesmo? Talvez, essa seja uma das melhores consequências de ter solidez no relacionamento com o cliente.
Esse tipo de marketing é como uma espécie de propaganda gratuita do seu negócio. Uma vez que você não precisa gastar com nada, enquanto seus próprios clientes divulgam seu negócio para outras pessoas.
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5 dicas para fortalecer o relacionamento com o cliente
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1. Entenda as necessidades do cliente
Para um negócio, o cliente é sempre prioridade. Por isso, é importante compreender quais são suas necessidades, solucioná-las de forma adequada e melhorar os processos do negócio.
Entenda que conhecer essas necessidades ajudam sua empresa a evoluir no relacionamento com o cliente. Assim, sempre gerenciando as demandas para mostrar ao consumidor que você entende ele.
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2. Saiba quem é o seu público
Na hora de conversar com o seu público, é importante ter conhecimento de quem ele é. Isso vai fazer muita diferença para efetivar um melhor relacionamento com o cliente.
Imagine você traçando estratégias de comunicação sem saber quem é o consumidor da sua empresa? Por esse motivo, é muito importante saber o que é persona e traçar as buyer personas do seu negócio.
Ao ter isso estabelecido, fica mais fácil traçar uma estratégia de comunicação que atenda as necessidades do seu cliente e alinhe o diálogo entre empresa e consumidor.
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3. Fique atento aos feedbacks
A comunicação é um grande problema para cerca de 64% das empresas brasileiras, isso é o que disse a pesquisa realizada pelo Project Management Institute (PMI).
Prova disso é que diversas organizações solicitam feedbacks dos clientes para estreitar a comunicação e o relacionamento. Contudo, não fazem nada com as informações recebidas.
O feedback é fundamental para as empresas. Por isso, é tão importante estabelecer um canal para receber possíveis reclamações, críticas, dúvidas e sugestões.
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4. Estabeleça canais de contato
Pegando um gancho com a dica anterior, temos a necessidade de contar com canais de contato. Conforme o Relatório de tendências da Zendesk, 93% dos consumidores podem gastar mais com negócios que disponibilizam canais de atendimento de sua preferência.
Por isso, os canais de contato são considerados parte importante para uma boa estratégia de relacionamento com o cliente. Mas o que isso quer dizer?
As empresas precisam dispor de canais de comunicação nas redes sociais em que cada cliente está. Esse é um outro motivo para você seguir a dica 2 sobre conhecer seu público. Pois é assim, que você consegue atender.
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5. Invista em marketing de relacionamento
Investir em marketing de relacionamento é fidelizar consumidores e criar uma rede de defensores para o negócio. O relacionamento com o cliente é fundamental para toda empresa.
A Jokerman Belém, por exemplo, investe no relacionamento com o cliente há mais de 10 anos e possui clientes fiéis no mercado. Perceba que essa estratégia é um diferencial e você pode aplicar na sua empresa também!
Por isso, se você sente dificuldade de se conectar com seu cliente e manter laços duradouros, que tal contar com a experiência de uma agência especializada? Solicite já uma proposta personalizada.