Você sabia que é importante criar persona para empresas? Sim, as personas são essenciais para traçar estratégias de marketing que sejam realmente efetivas e sua criação independe do porte e tempo do negócio.
Quando uma empresa nasce, sua principal intenção é atender alguma necessidade de um público específico. Contudo, para isso ser efetivo, é preciso estabelecer formas de conhecer quem é a sua audiência, isso é possível, após entender quem é o público-alvo do negócio.
Quer saber um pouco mais sobre o que é persona e quais são os principais tipos? Então vem com a gente, que neste artigo vamos te explicar. Boa leitura!
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O que é persona?
Persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa ou marca. Pode ser usualmente chamada de buyer persona e determina para quem os conteúdos e o marketing digital são direcionados.
Essa demonstração semi ficcional do consumidor, é baseado em informações reais e mais humanizadas, como, por exemplo:
- • Comportamento;
- • Características demográficas;
- • Estilo de vida;
- • Motivações;
- • Construção social;
- • Objetivos, entre outros.
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Os dados podem ser coletados através de entrevistas, netnografia, análise de concorrência, estudo sobre os clientes atuais, entre outras metodologias.
Através da criação da personalidade com características próximas da realidade e mais específicas do cliente ideal da empresa, é possível estabelecer estratégias de marketing que atendam as dores e necessidades desse público.
Diferença entre Persona e Público-alvo
É muito comum confundir persona e público-alvo, mas é importante você saber que são conceitos distintos. De forma prática, o público-alvo é um grupo amplo de pessoas que se interessam pelos serviços/produtos oferecidos por uma empresa, ou marca.
O público-alvo conta com as seguintes características:
- • Idade;
- • Gênero;
- • Estado civil;
- • Área de atuação;
- • Dados demográficos;
- • Hábitos de consumo.
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Diferentemente do público-alvo, a persona é uma representação daquele cliente ideal da empresa e conta com elementos mais humanizados, como nome e personalidade, por exemplo.
Quais são os tipos de persona?
Agora que você entendeu melhor o que é, chegou a hora de conhecer os principais tipos de persona que possibilitam criar uma estratégia de marketing bem alinhada. Confira quais são!
1. Buyer persona
A buyer persona representa o cliente e é a mais conhecida de todas. Na hora de desenvolvê-la busca-se entender suas preferências pessoais e seu comportamento na hora da compra. Desta forma, fica mais fácil estabelecer a estratégia ideal para atender a necessidade do consumidor.
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2. Proto persona
A proto persona é criada através de um brainstorming que avalia as principais particularidades dos clientes e é considerada como a versão que precede a buyer persona. É um primeiro direcionamento para conduzir os demais perfis.
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3. Brand persona
A persona não é só o consumidor, ela também pode ser a empresa em si. No caso da brand persona a intenção é humanizar a marca/empresa. Desta forma, cria-se um perfil para representar os valores e a visão da organização. Um bom exemplo disso, é a Magalu da Magazine Luiza, que se comunica tanto com o mercado, quanto com os consumidores.
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4. Audience persona
A audience persona é uma representação de quem consome os conteúdos da empresa, como, por exemplo, visita as redes sociais e lê publicações do blog. Esse tipo de perfil é ideal para a empresa que deseja atrair mais visitantes para suas páginas. ⠀
Gostou do artigo? Aproveite para ler sobre Como criar uma persona e aprenda a criar a buyer persona ideal para cada negócio!