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Tipos de persona: quais são e quando utilizá-las?

Persona é um personagem semi ficcional baseado em informações reais que representam o cliente ideal. Vem saber mais no artigo!
Desenhos de persona que mostram diversidade de perfil consumidor

Você sabia que é importante criar persona para empresas? Sim, as personas são essenciais para traçar estratégias de marketing que sejam realmente efetivas e sua criação independe do porte e tempo do negócio. 

Quando uma empresa nasce, sua principal intenção é atender alguma necessidade de um público específico. Contudo, para isso ser efetivo, é preciso estabelecer formas de conhecer quem é a sua audiência, isso é possível, após entender quem é o público-alvo do negócio.

Quer saber um pouco mais sobre o que é persona e quais são os principais tipos? Então vem com a gente, que neste artigo vamos te explicar. Boa leitura!

O que é persona?

Persona é uma representação do cliente ideal de uma empresa ou marca. Pode ser usualmente chamada de buyer persona e determina para quem os conteúdos e o marketing digital são direcionados.

Essa demonstração semi ficcional do consumidor, é baseado em informações reais e mais humanizadas, como, por exemplo:

  • • Comportamento;
  • • Características demográficas;
  • • Estilo de vida;
  • • Motivações;
  • • Construção social;
  • • Objetivos, entre outros.

Os dados podem ser coletados através de entrevistas, netnografia, análise de concorrência, estudo sobre os clientes atuais, entre outras metodologias.

Através da criação da personalidade com características próximas da realidade e mais específicas do cliente ideal da empresa, é possível estabelecer estratégias de marketing que atendam as dores e necessidades desse público.

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Diferença entre Persona e Público-alvo

É muito comum confundir persona e público-alvo, mas é importante você saber que são conceitos distintos. De forma prática, o público-alvo é um grupo amplo de pessoas que se interessam pelos serviços/produtos oferecidos por uma empresa, ou marca. 

O público-alvo conta com as seguintes características:

  • • Idade;
  • • Gênero;
  • • Estado civil;
  • • Área de atuação;
  • • Dados demográficos;
  • • Hábitos de consumo.

Diferentemente do público-alvo, a persona é uma representação daquele cliente ideal da empresa e conta com elementos mais humanizados, como nome e personalidade, por exemplo.

Quais são os tipos de persona?

Agora que você entendeu melhor o que é, chegou a hora de conhecer os principais tipos de persona que possibilitam criar uma estratégia de marketing bem alinhada. Confira quais são!

1. Buyer persona

A buyer persona representa o cliente e é a mais conhecida de todas. Na hora de desenvolvê-la busca-se entender suas preferências pessoais e seu comportamento na hora da compra. Desta forma, fica mais fácil estabelecer a estratégia ideal para atender a necessidade do consumidor.

2. Proto persona

A proto persona é criada através de um brainstorming que avalia as principais particularidades dos clientes e é considerada como a versão que precede a buyer persona. É um primeiro direcionamento para conduzir os demais perfis.

3. Brand persona

A persona não é só o consumidor, ela também pode ser a empresa em si. No caso da brand persona a intenção é humanizar a marca/empresa. Desta forma, cria-se um perfil para representar os valores e a visão da organização. Um bom exemplo disso, é a Magalu da Magazine Luiza, que se comunica tanto com o mercado, quanto com os consumidores.

4. Audience persona

A audience persona é uma representação de quem consome os conteúdos da empresa, como, por exemplo, visita as redes sociais e lê publicações do blog. Esse tipo de perfil é ideal para a empresa que deseja atrair mais visitantes para suas páginas. ⠀

Gostou do artigo? Aproveite para ler sobre Como criar uma persona e aprenda a criar a buyer persona ideal para cada negócio!

Psiu!

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