Você conhece os tipos de persona? Persona é uma representação do cliente ideal e pode transformar suas campanhas de marketing ao conectar sua marca diretamente com o público certo. Entenda!
Imagine só: você tem uma super ideia de negócio, investe tempo e recursos no projeto, mas sente que suas campanhas não estão conectadas com as pessoas certas.
Onde está o problema?
Muitos podem dizer que você não está investindo em marketing o suficiente, mas sabe qual é a verdade por trás dos resultados frustrantes? Falta de clareza sobre quem é seu público.
Se você não tiver certeza sobre quem é o seu cliente ideal, você corre o sério risco de criar estratégias que não fazem sentido para o seu consumidor. E aí, já sabe: frustração nas vendas.
Quer entender melhor como definir a persona certa para o seu negócio, como elas funcionam e quais são os tipos principais? Fica com a gente que vamos juntos descomplicar esse assunto!
Mas antes, o que é persona? 🤔
Persona nada mais é do que a representação detalhada do seu cliente ideal. Você pode pensar nela como uma versão humanizada do público que você deseja alcançar, com características que tornam suas ações de marketing mais direcionadas.
Ao contrário de um perfil genérico, uma persona é construída com base em dados reais que coletamos por meio de entrevistas, pesquisas, análise de comportamento online e até conversas com nossos clientes.
Essas informações nos ajudam a criar um perfil rico em detalhes, que refletem:
- Hábitos de consumo;
- Estilo de vida e valores;
- Comportamentos de compra;
- Motivações e objetivos.
E por que definir a persona importa?
Bem, quando você conhece profundamente quem consome seus produtos ou serviços, fica muito mais fácil criar estratégias que falem a língua dessa pessoa. Ou seja, as chances de gerar engajamento e conversões aumentam muito.
Persona X público-alvo: qual é a diferença? 🧐
Embora muitas vezes sejam confundidos pelas pessoas, persona e público-alvo são conceitos diferentes – e complementares.
- O público-alvo é um retrato mais amplo da audiência que você deseja atingir, com características mais genéricas como idade, gênero, localização e hábitos de consumo. Por exemplo: “Mulheres de 25 a 40 anos, solteiras, que moram em grandes centros urbanos e praticam atividades físicas.”
- Já a persona vai um pouco além desse perfil básico, onde criamos também uma história para esse personagem. Ela tem um nome fictício, interesses específicos e até desafios pessoais. Por exemplo, “Mariana, 34 anos, publicitária, apaixonada por yoga, busca equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e adora testar produtos sustentáveis.”
Resumo da ópera: O público-alvo te diz quem você deve mirar, enquanto a persona te ensina como acertar em cheio.
LEIA TAMBÉM | Hiper personalização: tendência-chave para o marketing B2B
Quais são os tipos de persona?
Existem vários tipos de persona e cada uma delas pode ser usada em diferentes etapas da sua estratégia. Vamos dar uma olhada:
1. Buyer Persona 🛍️
A buyer persona é a representação do cliente ideal que vai comprar seu produto ou serviço. Ou seja, é a estrela do show. Ela é criada em cima de informações reais sobre o comportamento, as necessidades e os desejos do consumidor.
Sempre que você precisar criar campanhas, conteúdos ou desenvolver novos produtos, é a buyer persona que vai ajudar a direcionar as mensagens para os problemas que realmente importam para ela.
2. Proto Persona 🚀
A proto persona é como um rascunho. Ela é criada com base em suposições e brainstorming, antes que você tenha dados concretos para criar uma buyer persona.
Por exemplo:
Digamos que você está lançando um app de meditação. Para ter uma ideia preliminar do seu público, durante uma reunião, a equipe cria o “protótipo” dessa persona: “Carlos, 30 anos, estressado com a rotina de trabalho, que quer meditar mas não sabe por onde começar.”
3. Brand Persona 💼
Enquanto as outras personas representam o cliente propriamente dito, a brand persona é a personificação da sua marca.
Isso significa que, diferente do foco no cliente, ela traduz os valores, a visão e a personalidade da sua empresa, algo que ajudará a criar uma conexão emocional com o público.
Essa é uma excelente persona se você quer humanizar a comunicação da sua empresa e transmitir valores que criem identificação com seus consumidores. Sabe a Magalu do Magazine Luiza? Essa brand persona é um exemplo disso!
4. Audience Persona 📲
Já a audience persona representa quem consome os conteúdos da sua marca – seja lendo os artigos que você posta no blog, assistindo vídeos no seu canal do Youtube ou interagindo nas redes sociais. Ela é útil para criar estratégias de engajamento e atrair novos visitantes para seus canais digitais.
Por que devo investir em personas?
Criar personas é uma técnica de marketing que nos ajuda a entender o público e construir estratégias que realmente gerem impacto. Você pode vender sem ter personas? Pode até ser que sim, mas, certamente, estará abrindo mão de muitos benefícios importantes.
- Conexão mais forte com o público: ao falar a linguagem do cliente, você consegue aumentar o engajamento e a confiança com a sua marca. Isso pode resultar em quê? Mais vendas e fidelização!
- Estratégias mais assertivas: com uma persona bem definida, é muito mais fácil identificar os canais e formatos que funcionam melhor. Isso contribui para que suas campanhas tenham maior ROI, e você pare de gastar recursos com estratégias que geram pouco.
- Melhoria da experiência do cliente: as personas ajudam a antecipar dores e entregar soluções personalizadas. Ou seja, você pode desenvolver produtos e serviços que realmente impactam a vida de seu público, e, com isso, atrair uma maior base de consumidores leais.
E como eu posso começar a criar minhas personas? 🥸
O processo de criação de personas vai exigir que você estude profundamente o seu mercado, algo que pode consumir um tempo precioso para coleta e análise de dados.
Mas, não se preocupe. Esse é um trabalho que pode ser feito a quatro mãos, com profissionais especializados em marketing que sabem exatamente como conduzir a pesquisa, a criação das personas e estruturar o planejamento de marketing com base nesses perfis.
“Show! E onde eu encontro esses profissionais?”
Que tal agora? Você pode chamar o time da Jokerman Belém no whatsapp e marcar um horário para trocar uma ideia. Bóra?
Post atualizado em Dezembro/2024