Pular para o conteúdo

Persona marketing x público-alvo: o que faz o marketing funcionar?

Saiba quais são as principais diferenças entre persona e público-alvo e entenda qual utilizar em seu planejamento de marketing.

Você sabe qual é a diferença entre persona e público-alvo? Embora os dois conceitos sejam utilizados largamente em marketing digital, é necessário escolher qual dessas opções se encaixam melhor na sua estratégia.

Neste post, você saberá o que é cada um desses termos e qual é a melhor escolha para você aumentar os lucros em suas campanhas de marketing, atraindo mais clientes e melhorando a percepção da sua marca. Quer saber mais? Então, descubra qual é a melhor escolha. Boa leitura!

O que é persona?

A persona (também chamada de buyer persona) é um tipo de perfil semifictício do cliente ideal da sua empresa. A apresentação da persona geralmente envolve uma descrição de suas características, perfil, preferências e necessidades principais.

O objetivo principal é compreender melhor e em detalhes quem é o seu cliente, quais são os objetivos dele e o que ele precisa quando consome seus produtos e serviços. Dessa forma, é mais fácil tomar as melhores decisões de marketing.

A seguir, confira os traços específicos da persona que são previstos no desenvolvimento dela:

  • nome fictício para que as informações sejam mais vívidas;
  • rápida descrição do funcionário e do dia a dia do cliente ideal;
  • profissão;
  • estilo de vida;
  • redes sociais mais acessadas;
  • valores;
  • hobbies;
  • principais dores do cliente;
  • ambições e dúvidas.

Vantagens

O uso de uma persona na estratégia de marketing possibilita visualizar com precisão quem é a audiência com quem você está falando. O quanto mais específico é esse retrato, mais personalizada pode ficar a sua comunicação, o que a torna mais eficaz.

Você pode usar o conceito de persona em todas as fases das etapas de vendas. Além de fornecer mais detalhes sobre seu público ideal, sua empresa poderá ter:

  • melhor linguagem para se comunicar com os clientes;
  • melhor percepção de quais redes sociais devem ser utilizadas;
  • mais entendimento dos assuntos que devem ser abordados;
  • compreensão de quais são os assuntos que a persona mais necessita;
  • entendimento de quais palavras-chave podem aumentar o número de clientes;
  • meios de comunicação preferidos;
  • melhores oportunidades de negócio;
  • estilo e período de e-mail marketing.

Exemplo de buyer persona

Este é um bom exemplo de buyer persona para um veículo de notícias esportivas:

Jaime tem 40 anos e trabalha como segurança de um shopping em Belo Horizonte. Ele tem Ensino Médio completo e ganha R$ 1,6 mil por mês. Enquanto vai para o trabalho, gosta de comprar jornais para ler as notícias do seu time do coração. Entretanto, o valor do periódico não pode passar dos 50 centavos. Aos fins de semana, ele gosta de frequentar bares e ver os jogos do time.

Como criar uma persona?

Saber o que é persona é fundamental para a sua estratégia de marketing, mas você também precisa entender como criar a sua. Somente uma persona bem construída pode oferecer os benefícios que você está buscando e tornar a sua comunicação mais assertiva.

Ao criar a sua persona, fique de olho nos pontos a seguir.

Baseie-se em dados reais

Apesar de você estar construindo um personagem, isso não significa que ele deve ser totalmente inventado. Pelo contrário, quanto mais dados concretos você utilizar para se basear, melhor. A persona somente servirá como um recorte legítimo do seu público se você se apoiar em pesquisas e levantamentos de mercado para justificar as suas decisões.

Responda todas as perguntas

Tome cuidado para não criar personas incompletas. Aproveite as informações deste artigo para garantir que todas as perguntas sejam respondidas, ou seja, cada característica da persona seja devidamente preenchida.

Ou seja, certifique-se de que você saiba das necessidades dela, suas motivações, cotidiano e demais informações importantes.

Não se limite a uma persona

Você não precisa criar apenas uma única persona para o seu negócio. Na realidade, pode ser muito benéfico trabalhar com mais de uma, contanto que representem com fidelidade os diferentes segmentos de público que você busca atingir.

Dessa forma, fica mais simples de criar estratégias direcionadas a elas considerando as suas diferenças.

Atualize as suas personas

Ao criar uma persona para o seu negócio, isso não significa que o seu trabalho terminou por completo. É desejável que você crie o hábito de atualizar as características das personas da sua empresa caso tenha acesso a novas informações ou descobertas.

O objetivo é que suas personas sempre representem por completo o público que você está buscando.

O que é brand persona?

Você sabe qual é a diferença entre brand e buyer persona? Na seção anterior, você pôde aprender todas as principais características da buyer persona, termo que é comumente resumido apenas como “persona”. Porém, existe outro importante conceito na forma da brand persona.

A brand persona é uma personificação da sua marca. É como se você tivesse que imaginar a sua empresa como se fosse uma pessoa, em um perfil semifictício, como se fosse uma buyer persona. A principal diferença é que a brand persona é usada para orientar a forma como a sua marca fala, age e se posiciona.

Dessa forma, podemos dizer que a brand persona é importante porque:

  • permite personalizar a comunicação da sua marca;
  • ajuda a acertar na escolha de linguagem da sua comunicação;
  • possibilita aproximar seu público da sua marca ao criar identificação entre a buyer persona e a brand persona;
  • oferece uma forma mais precisa de especificar como a sua marca se expressa.

Exemplo de brand persona

Este é um exemplo de brand persona para uma empresa de cursos online para mulheres:

Joyce tem 35 anos e é uma mulher resolvida. Ela é autônoma e aprendeu bastante sobre empreendedorismo ao longo dos anos. Agora, ela quer aproveitar todo esse conhecimento para ajudar outras mulheres que, como ela, querem empreender e não sabem como. Joyce já passou por muitas dificuldades, mas a experiência a deixou mais confiante. Tem o Ensino Médio completo e está cursando Ensino Superior.

O que é público-alvo?

Por fim, vamos falar sobre o que é público-alvo. Ele pode ser considerado como um tipo de definição econômica, social e demográfica das pessoas que consumirão seus produtos e/ou serviços. Era, normalmente, o primeiro passo na criação de uma estratégia de marketing digital.

É comum que ele traga algumas informações, como:

  • profissão;
  • formação;
  • região do país que mora;
  • gênero;
  • estado civil;
  • idade;
  • principais hábitos de compra.

Ainda que seja um bom lugar para começar a determinar qual é o público principal que seus produtos e serviços se destinam, atualmente, o público-alvo está em desuso como principal direcionador para as campanhas de marketing.

Como há muitas informações e segmentações disponíveis no marketing digital, é necessário ter informações ainda mais precisas para que suas campanhas alcancem o público desejado e apresentem o resultado que você espera.

Quando usar

Deve ser usado, principalmente, em fases de criação de produtos e estudo de mercado, uma vez que necessita de menos pesquisa e pode fornecer um panorama do seu consumidor ideal. O conceito também pode ser interessante para precificar e definir quais são as campanhas e canais mais relevantes para divulgar sua empresa.

Exemplo de público-alvo

Um bom exemplo de público-alvo é: mulheres, de 30 a 45 anos, com ensino médio, renda mensal entre R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00, casadas, moradoras da região sul do país e que fazem compras recorrentes de produtos fitness.

Agora que você sabe a diferença entre buyer persona, brand persona e público-alvo, é interessante que você adote esse conceito em sua estratégia. Além de oferecer insights valiosos para a produção de campanhas e monitoramento de oportunidades, você terá mais chances para ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital.

Continue por dentro de mais conceitos fundamentais para acertar em suas estratégias. Cadastre o seu e-mail no nosso blog e comece a receber a nossa newsletter!

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR