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O que é logotipo e qual sua importância para uma empresa?

Essa é uma informação essencial para quem tem um negócio. Entenda o que é logotipo e por que ele é tão importante para a sua empresa.
empreendedor no computador pesquisando o que é logotipo

Quem administra um negócio, do micro ao grande empreendedor, sabe que o sucesso depende de muitas variáveis a serem bem conduzidas. E entre tantas demandas, é possível que o empresário não saiba o que é logotipo e qual a sua importância. Por isso, pode acabar achando que é apenas um detalhe que pode ser feito por conta própria ou por pessoas que oferecem o menor preço.

Esse é um erro que tem proporções bem maiores do que você pode imaginar. Continue a leitura para entender o que é logotipo e o que ele pode fazer pela sua empresa.

O que é logotipo

O logotipo é uma representação gráfica que identifica uma empresa ou produto. Ele faz parte da sua identidade visual, e deve estar presente na placa do seu negócio, nas embalagens do seu produto e no material de divulgação, por exemplo.

Também conhecido popularmente como logomarca, ele pode ser composto de letras estilizadas e/ou imagens em forma de ícone. E o seu significado original vem do grego, onde logos significa conhecimento, palavra, e týpos é figura, marca, impressão.

Essa espécie de símbolo vai carregar o conceito da marca, e por isso o seu processo de criação deve ser feito baseado na personalidade, valores e objetivos da empresa.

De posse dessas informações, que vão estar no briefing, a equipe de design gráfico vai estudar a melhor maneira de transmitir a essência daquela marca, usando tipografia, formas e cores da maneira adequada.

Qual a importância do logotipo

Vamos fazer um rápido exercício. Pare e pense na Nike, McDonald’s e Apple. Pensou? Então, aposto que pelo menos passou pela sua mente a imagem do logotipo dessas empresas. Eles são simples, fortes e inconfundíveis, e onde estiverem presentes, você vai saber de qual marca se trata.

A função do logotipo de uma empresa, produto ou serviço é refletir os valores e conceitos da marca, promovendo uma identificação imediata sempre que for visto. Além disso, quando desenvolvido por designers especializados, ele passa maior credibilidade ao público, que se sente mais confiante de consumir o produto ou serviço oferecido. Afinal, você já viu um negócio bem sucedido que não tem um logotipo?

Isso não aconteceu por acaso. Essas empresas investiram em bons profissionais, que conseguiram transformar a essência de suas marcas em um símbolo simples e de fácil memorização. E isso não é para qualquer um, concorda?

Quem desenvolve um logotipo profissional

O profissional qualificado para desenvolver um logotipo profissional é o designer gráfico, que pode trabalhar sozinho ou em equipe, como em uma agência de publicidade. Ele precisa conhecer os conceitos de design gráfico, saber sobre composição, tipografia, psicologia das cores e utilizar ferramentas específicas para atender aos objetivos da empresa.

Além disso, o designer deve ser atualizado nas tendências do mercado e exercitar bastante a criatividade. E claro, produzir uma arte única, que não seja nem parecida com a logomarca de outras empresas, afinal é a identidade da sua marca.

O que evitar na criação de logotipo

É por tudo isso que não se deve confiar algo tão importante a amadores. Não basta saber o que é logotipo, é preciso ter o conhecimento necessário para transformar as informações do briefing na arte ideal. Então não use o preço como fator decisivo na escolha do profissional para desenvolver o seu logo.

Outra situação a ser evitada é a utilização de geradores automáticos de logotipo, pois as particularidades do seu negócio não serão levadas em consideração. E já imaginou quantas pessoas podem estar usando o mesmo símbolo que você? Dessa forma, o logotipo perderá o papel de ter uma identidade única.

O que um logotipo de sucesso precisa ter

Não existe “receita de bolo”, mas sim algumas características em comum nos símbolos empresariais mais marcantes. Listamos abaixo algumas delas, confira!

Atemporalidade

Usar uma cor ou uma tipologia simplesmente porque estão na moda não é uma boa ideia. As melhores logomarcas são atemporais, ou seja, mesmo com o passar do tempo elas não se tornam defasadas.

Adaptabilidade

Isso não quer dizer que o logotipo vai ficar sendo alterado, mas sim que ele deve ter condições de ser usado em vários tamanhos sem que fique distorcido.

Em uma caneta ou em um outdoor, e em diferentes tipos de superfícies, seja em meio impresso ou eletrônico, o logo deve manter a proporção e não deformar.

Para isso, é essencial que esteja salvo em imagem vetorial, ou seja, desenvolvida em linhas ao invés de pixels (pontos). Isso permite a alteração de tamanho sem que perca a resolução.

Identidade

Um bom logotipo deve ter um design único, que não pareça em nada com algo que já existe. Ele também deve transmitir a personalidade da empresa e gerar uma identificação junto ao público, e isso só se consegue com pesquisa e estudo.

Significado

A produção de um logotipo é um processo que inclui estudar as informações sobre a empresa, incluindo seus valores e missão, além de conhecer o público e o mercado. A partir daí, é desenvolvido um conceito que vai permear a criação do logo.

Ou seja, ele não é feito apenas para ser bonitinho; ele precisa ter um significado e gerar identidade para a marca. Isso inclui a escolha das letras, das cores e se terá imagem ou não.

Simplicidade

Você já deve ter ouvido falar que menos é mais. Isso também vale na composição de um logotipo: quanto menos elementos ele tiver, melhor. E é mais uma razão para apostar em um bom profissional, pois não é tão fácil passar todo o significado que a logomarca carrega sem utilizar vários componentes.

Se você observar, os símbolos mais simples são os mais fáceis de reconhecer e de guardar na memória. Além do que uma logomarca de muitos detalhes pode ter a visibilidade prejudicada quando usada em tamanho menor.

Depois de ler sobre o que é logotipo e sua importância para uma empresa, você deve ter entendido porque não se pode deixar essa tarefa para pessoas que não possuem o conhecimento necessário. Afinal, vai ser a primeira impressão que o seu negócio vai deixar. 

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