Fazer uma boa criação de marca é extremamente importante para alcançar o sucesso do seu negócio. É ela que vai delinear o posicionamento e os materiais produzidos em nome da marca, e, dessa forma, fará com que as pessoas se identifiquem e lembrem da sua empresa por mais tempo.
Para que isso seja possível, é preciso ter uma estratégia bem definida desde o início. Seja na criação de uma nova marca ou no rebranding, a empresa deve ter claros que valores deseja transmitir e a quem quer se direcionar.
Quer saber quais são os principais elementos para desenvolver uma marca consistente? Então continue a leitura do artigo para descobrir!
Como é feita uma criação de marca?
Uma criação de marca não tem nada de aleatório. Ela precisa ser bem estruturada com itens como nome, logotipo, identidade visual e slogan bem definidos, além de outros fatores que precisam estar em harmonia. Dessa maneira, há muito mais possibilidade de uma boa aceitação dos seus clientes ideais, também conhecidos como personas.
Esse conjunto de elementos que formam uma marca devem ser criados por profissionais especializados, de preferência por uma agência de publicidade. É importante dizer que esse trabalho só pode ser elaborado após o desenvolvimento de uma estratégia de negócio por parte da empresa, que transmitirá todas as informações necessárias no briefing.
O que compõe a criação de uma marca?
Mas afinal, quais elementos formam a criação de uma marca e que passos são importantes para mantê-la? Confira abaixo!
Proposta de valor
São os valores que você quer transmitir. Trata-se das sensações e da experiência que você deseja que seus clientes vivenciem ao terem um relacionamento com sua marca. Através dela, você poderá gerar um bom nível de satisfação do consumidor.
Por isso, durante a elaboração da estratégia é importante que fique clara a personalidade da marca, o posicionamento de mercado e como irão se comunicar com os consumidores, pois só assim é possível direcionar as ações para que produzam o efeito desejado.
Isso sem esquecer que deve haver um monitoramento contínuo para que essa proposta siga sendo alimentada e percebida pelos clientes ideais.
Persona da marca
Aqui você precisa saber quem é o seu cliente ideal, ou seja, a buyer persona. Para isso, é necessário fazer pesquisas que identifiquem o que o seu consumidor faz, onde ele se encontra, quais são seus objetivos e suas necessidades.
A partir disso, os profissionais de marketing ou a agência farão um perfil semi fictício dessa pessoa, dando nome, idade, gênero e seus principais desejos e desafios. Assim, fica mais fácil definir as melhores estratégias para atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Naming
Criar o nome de sua marca é algo que não pode ser escolhido do dia para noite. É um processo embasado com informações e técnicas cujo objetivo é diferenciar o seu negócio da concorrência. Isso porque, todo naming gera nas pessoas um retrato mental do seu estabelecimento.
Por isso, busque escolher um nome que cause impacto, que seja conciso, fácil de escrever, de memorizar, de pronunciar e tenha um som agradável. Além disso, é desejável que a nomenclatura transmita uma mensagem de acordo com a estratégia da empresa.
Logotipo
Agora é a hora de definir um item crucial na criação de marca. O logotipo é uma representação gráfica que vai simbolizá-la em todos os seus produtos, serviços, eventos, embalagens e meios de divulgação.
Ele pode ser composto somente por tipografia ou um ícone, mas também pelos dois elementos. Aqui o designer gráfico irá estudar as informações do briefing e realizar uma boa pesquisa de mercado antes de desenvolver o logotipo para melhor representar a sua marca.
Não esqueça que além de único, ele deve ser legível, facilmente aplicável e adaptável em diferentes tamanhos e superfícies.
Identidade visual
A identidade visual é a sua estética gráfica, ou seja, como sua aparência é mostrada visualmente aos consumidores em tudo o que diz respeito à marca.
Para isso, é preciso definir, além do logotipo, os elementos básicos visuais como tipografia, cores e design. Esses elementos vão guiar continuamente a criação de embalagens e outros materiais da marca.
Aqui o designer gráfico deve seguir a mesma linha de pensamento dos passos anteriores, levando em consideração a estratégia traçada pela empresa e o que ela deseja passar ao público.
Slogan
O slogan também faz parte da criação de marca e, muitas vezes, é usado junto ao logotipo. Trata-se de uma frase curta que tem o objetivo de comunicar a posição e a essência da marca.
Uma de suas características é a fácil memorização, que faz com que as pessoas associem determinada frase à empresa, ajudando, também, a fixar a proposta de valor desejada.
Planejamento de canais de divulgação
Quando definimos a persona da marca, identificamos o local onde ela está. Isso é indispensável para que consigamos fazer um bom planejamento dos canais de divulgação do negócio.
Isso porque de nada adianta estar presente em diversas redes sociais se o seu cliente ideal não está em boa parte delas. Isso só fará você perder tempo e dinheiro.
Produção de conteúdo
Ao escolher os canais de divulgação é preciso pensar no tipo de conteúdo que será postado, pois eles precisam estar alinhados com as estratégias de marketing da sua organização.
Para isso, aposte em assuntos que tenham o objetivo de sanar as dores da sua persona, desde o momento em que ela reconhece o problema, até a hora que ela decide por efetivar a compra. Assim, será possível ter um bom planejamento do funil de vendas.
Para ter sucesso em todas as etapas, é imprescindível contar com uma agência especializada como a Jokerman, que já possui 14 anos de atuação no mercado e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados.
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