Todo mundo sabe que o marketing digital nas escolas costuma ser deixado de lado por conta da falta de tempo ou por outras prioridades no dia a dia.
Além disso, ainda existe aquela falsa ideia de que, para aumentar o número de matrículas e reter alunos, basta distribuir panfletos, colocar uma faixa na frente da escola ou contar com indicações de amigos e conhecidos — como se fazia há anos, sabe?
Porém, dados do Censo Escolar mostram uma virada de página interessante, que pode ser visto como uma oportunidade para escolas, em especial as particulares::
Em 2024, mais de 94,5 mil alunos se matricularam na rede privada, crescendo 1%, enquanto a rede pública perdeu mais de 380 mil alunos.
Aqui no blog, a gente sempre fala da importância de investir em marketing digital porque hoje vivemos em um mundo totalmente conectado. E vendo esses números, dá para entender porque essa recomendação também é válida para as instituições de ensino.
Aí desse lado, como sua escola tem lidado com o marketing digital? Já tem uma estratégia para 2026?
O que é marketing digital escolar
Também conhecido marketing digital para escolas, é uma estratégia de comunicação voltada para fortalecer a presença da instituição de ensino.
Ele tem como foco principal o aluno, que é o protagonista do dia a dia escolar. Porém, também é pensado para envolver os pais, familiares e a comunidade local para fazer com que todos se identifiquem com os valores e o propósito da instituição.
Como funciona o marketing para instituição de ensino
O marketing para escolas segue a mesma lógica de qualquer outro plano de marketing. Tudo começa com uma conversa entre os profissionais da área e a equipe da instituição, para entender os objetivos, as metas e ações que vão nos ajudar a fortalecer a imagem da escola e atrair novos públicos.
A partir desse alinhamento, são definidas as campanhas de matrícula para dar início à produção de materiais, como vídeos, artigos, posts e anúncios. Esses materiais serão publicados no site, nas redes sociais ou em outras plataformas digitais conforme a estratégia determinada.
Esse processo, que vai do planejamento à execução, é contínuo para que os canais online da escola estejam sempre atualizados com conteúdos que despertem o interesse de quem está do outro lado da tela.
Estratégias de marketing para escolas particulares

Geralmente, as instituições de ensino que mais investem em marketing escolar são as particulares porque elas têm mais autonomia para agir sem limitações de verba.
Isso não impede que as escolas públicas adotem estratégias, claro. Mas, como o foco das particulares está muito ligado à captação e retenção de alunos, e como os dados do Censo mostram uma oportunidade para aumentar o número de matrículas, elas acabam liderando esse movimento.
Dito isso, quais estratégias de marketing digital para escolas particulares podem ser aplicadas em 2026? Vamos à elas:
1. Presença ativa nas redes sociais
Embora exista um movimento que desencoraje o uso de redes sociais, em algum momento do dia os pais e alunos acessarão as plataformas para buscar informações ou então acompanhar novidades.
Publicar conteúdos que mostram o cotidiano escolar, projetos pedagógicos e conquistas dos alunos,são ações simples, mas ajudam muito a instituição a construir uma imagem próxima e mais humana.
Nesse compliado de conteúdos para redes sociais, entram:
- – Reels;
- – Posts estáticos (aquelas imagens com textos curtos e diretos);
- – Stories;
- – Carrosséis;
- – Artigos (no caso do Linkedin), etc…
2. Marketing de conteúdo no site da escola
O marketing de conteúdo é uma estratégia que aposta na produção de materiais informativos sobre um determinado tema. Essa iniciativa é uma das mais queridinhas dos profissionais de marketing, pois atrai e educa o público-alvo de forma natural.
Nesse caso, a escola investe na produção de artigos para publicação no seu blog. Além disso, poderá apostar na criação de e-books, envio de newsletters e até lançamento de podcasts com temas ligados à educação.
Esse tipo de estratégia é bem interessante, pois:
- – Posiciona a escola como referência;
- – Desperta a confiança dos pais e alunos;
- – Amplia o alcance da marca da escola;
- – Aproxima ainda mais a comunidade.
3. Anúncios segmentados (Google Ads e Meta Ads)
Recorremos à mídia paga quando queremos chegar até as pessoas que estão procurando exatamente o que a escola oferece.
Aqui entram em cena as campanhas e anúncios bem segmentados no Google Ads e/ou Meta Ads, onde definimos região, faixa etária, interesses e comportamentos do público-alvo.
Isso é feito para:
- – Ampliarmos ainda mais o alcance da nossa escola;
- – Gerar cadastros, agendamentos de visitas e inscrições online.
Quando bem planejadas, as campanhas costumam entregar retornos rápidos.
Você também pode gostar: Qual a importância de ter um profissional de marketing para instituições de ensino?
Por que investir em marketing educacional é mais importante em 2026?
Realizar ações presenciais, participar de eventos educativos, fechar parcerias com empresas locais e investir em materiais institucionais…
A gente sabe que tudo isso é importante para reforçar a imagem da escola. No entanto, depender só dessas estratégias não pode ser a única ação que a escola coloca em prática ao longo do ano.
É importante que também invista no marketing escolar digital em 2026 para marcar presença no ambiente online e expandir as possibilidades.
Não só isso, criar autoridade sobre o seu trabalho e alcançar jovens e pais que podem estar, nesse exato momento, pesquisando a melhor escola para seus filhos.
Aquelas que compreenderem a importância do marketing digital para escolas vão conquistar algo que muitas ainda não têm: visibilidade!
Jokerman Belém: sua agência de marketing digital para escolas
Um bom marketing digital para escolas é aquele que faz a instituição de ensino ser lembrada não só pelo que ela ensina, mas pelo que transmite aos seus alunos, pais e à comunidade.
Aqui na Jokerman Belém, trabalhamos lado a lado com cada instituição para entender o seu propósito, valores e objetivos, e transformar todos esses pontos em presença digital de verdade.
Que tal falar com o nosso time para entender melhor como ajudamos sua escola a crescer, se posicionar e conquistar mais alunos? Entre em contato e receba mais informações!