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Qual a importância de ter um profissional de marketing para instituições de ensino?

Uma escola precisa de marketing para instituições de ensino para alcançar novos públicos e aumentar suas vendas. Entenda a relevância desse profissional para a sua instituição.
Profissional de marketing para instituições de ensino executando ações de publicidade no computador

Ter um profissional de marketing para instituições de ensino é crucial para quem deseja ser encontrado na internet e, consequentemente, ter um ótimo resultado nas matrículas.

Seja ele contratado de uma agência ou da própria empresa, esse especialista em marketing escolar colocará a sua instituição em um contínuo processo de conquista de clientes e consolidação da marca.

O mercado educacional é altamente competitivo, por isso é necessário estar sempre um passo à frente para levar a sua instituição àqueles que estão buscando um curso para si ou uma boa escola para os filhos.

Se você quer saber mais sobre a eficiência do profissional de marketing para instituições de ensino, continue a leitura deste artigo.

O que o profissional de marketing para instituições de ensino pode fazer pela sua escola?

Primeiramente, você precisa compreender que o processo de compra e venda mudou drasticamente. Décadas atrás, a publicidade de uma empresa se baseava somente em anúncios de TV, rádio, jornal, panfletagem e similares.

Quando alguém se interessava por uma escola, teria que se dirigir à empresa para conhecer a estrutura, funcionários e metodologia de ensino. Ou seja, o poder de convencimento estava nas mãos da equipe de vendas que o recebia.

Hoje a história é outra: o poder de decisão está nas mãos do consumidor que toma a atitude de buscar informações na internet já tendo em mente o que quer, e agora a sua instituição pode ser visitada virtualmente.

Por esse motivo, a sua escola ou curso precisa estar no mundo digital de maneira estratégica, e é justamente nessa hora que um profissional de marketing escolar fará total diferença.

Ele fará com que a sua instituição seja bem apresentada aos olhos dos clientes desde a pretensão de compra e o conduzirá até a efetivação de venda utilizando estratégias específicas de marketing para escolas.

Dito isso, agora vamos saber quais os ganhos que a sua instituição alcançará com o marketing digital para escolas.

O que o profissional de marketing para instituições de ensino elabora 

Entre tantas possibilidades que o marketing escolar permite, listamos algumas das ações viáveis e favoráveis à sua empresa, veja.

  • Planejamento estratégico de marketing – estratégias de crescimento financeiro e organizacional;
  • Divulgação offline – elaboração de folder, outdoor, anúncio para rádio etc.;
  • Redes sociais – posts em mídias sociais para tráfego orgânico e anúncios digitais;
  • Site – estruturação total de uma página na internet;
  • Blog – elaboração de conteúdos que resolvem dúvidas e problemas.

Vantagens do profissional de marketing para instituições de ensino

Agora que você já entendeu que a sua empresa precisa estar na internet de forma assertiva e que isso só é possível com um bom profissional de marketing, vamos aos futuros benefícios.

  • • Tornar-se referência no mercado educacional;
  • • Estar presente onde o seu cliente está;
  • • Maior lucratividade;
  • • Mais economia com aquisição de novos alunos;
  • • Aumento de tráfego no seu site institucional;
  • • Fornecimento de conteúdos úteis;
  • • Definição de metas;
  • • Enriquecimento da relação escola e alunos;
  • • Divulgação de produtos, eventos e ofertas;
  • • Fidelização de clientes.

Etapas de estratégia do marketing para instituições de ensino

Não basta somente abrir um site e um perfil nas redes sociais, pois o marketing para escolas vai muito além disso. O profissional de marketing para instituições de ensino é o responsável por planejar e executar um plano de ação virtual e presencial.

Pensando principalmente no marketing digital, classificamos algumas etapas a seguir.

Planejamento

Essa é a primeira fase onde se estrutura qual a melhor forma de atuação da sua escola no digital, quais os melhores canais de comunicação com a audiência e como captar a atenção dela.

O profissional de marketing para instituições de ensino realizará uma avaliação precisa da sua atual posição no âmbito do marketing escolar, identificar quem são os seus concorrentes e as melhores estratégias de publicidade.

Além disso, nessa fase é feita a definição da buyer persona da sua escola. Isso significa que será delineado o perfil do seu cliente ideal, considerando todas as características e preferências da instituição.

E finalmente é elaborado o planejamento estratégico de marketing, direcionando objetivos e metas a serem cumpridos em cada canal.

Posicionamento Digital

Com o planejamento traçado, a próxima ação recomendada é ter um site. Nele você apresentará a sua instituição de ensino como um todo, mostrando os diferenciais e os produtos oferecidos para informar e captar a atenção do seu público-alvo. Se alguém procurar pela sua escola nas páginas de busca, ter um site vai ajudar bastante a ser encontrado.

É importante ter um blog dentro do site para nutrir seu público com informações relevantes, voltadas para as principais dúvidas que ele pode ter sobre temas relativos à educação.

Depois do site estruturado, a equipe de marketing escolar pode escolher outros meios para aumentar a presença digital da sua instituição, como as redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc).

Vale lembrar que sua empresa não precisa estar em todas as mídias, mas sim nos lugares certos para atingir o seu cliente ideal.

Atração 

Aqui o profissional de marketing se concentrará em produzir conteúdo e criar anúncios para atrair o seu cliente ideal, sempre tendo em foco os principais interesses e necessidades dele para oferecer publicações que o cativem. Nessa fase, é muito comum utilizar artigos de blog e redes sociais.

Conversão de leads

Depois da atração inicial, pode criar ferramentas que obtenham informações de contato de forma autorizada dessas pessoas para uma futura comunicação, como exemplo a oferta de um ebook gratuito mediante cadastro no site.

Dessa forma, é gerada uma base de dados para ser trabalhada posteriormente com o envio de conteúdos mais aprofundados e ofertas diretamente a esse público.

Relacionamento 

Chegou o momento de estreitar a relação com o cliente e isso pode ser feito com o envio constante de materiais relevantes, propaganda de ofertas ou de novos cursos.

Para deixar mais claras todas essas etapas, vamos usar um exemplo pensando em uma escola de cursos profissionalizantes. Suponhamos que a persona está procurando conteúdos sobre profissionalização. Se você oferece publicações informativas sobre o assunto na internet, pode cativar a atenção dessa persona e até conseguir seus dados de contato. Com isso, será possível enviar materiais com informações mais profundas e a divulgação direta do seu serviço.

Esse ciclo de nutrição pode fazer com que a pessoa se interesse em fazer um curso com você, e isso é possível por meio do marketing para escolas de cursos profissionalizantes.

Análise de resultados

Nesse momento, a equipe de marketing escolar vai analisar, frequentemente, todos os resultados obtidos com as ações realizadas. Qualquer detalhe se torna um indício se a meta foi alcançada ou não e o que precisa ser aprimorado.

Fidelização de alunos

Nesse último estágio, onde o aluno já está matriculado, o marketing escolar continua o trabalho de fidelização desse cliente para mantê-lo na instituição por mais tempo. Isso pode ser efeito com a manutenção da produção de conteúdo de valor e realização de eventos escolares, por exemplo.

Definitivamente, contar com um profissional de marketing para instituições de ensino eleva o nível da escola e gera um alcance muito maior, afinal o marketing escolar leva a sua empresa para lugares que você nem imagina. Confira na página da Jokerman os clientes que confiam em nossos profissionais de marketing e conheça o nosso trabalho.

Psiu!

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