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IA generativa no marketing: como ela está contribuindo para as estratégias?

IA generativa no marketing

IA generativa no marketing. Você está utilizando a tecnologia a favor das suas estratégias?  

A Inteligência Artificial (IA) ganhou palco no mundo todo por conseguir revolucionar a forma com que encaramos dados e realizando operações de negócio. Desde o seu surgimento, todos os setores foram e estão sendo impactados fortemente pela IA. E o marketing, claro, não fica fora disso.

No universo da Inteligência Artificial, existem duas abordagens diferentes que podem ser aplicada nas estratégias de marketing

  • – IA preditiva, que utiliza dados para fazer previsões sobre eventos futuros ou identificar padrões ocultos nos dados;
  • – IA generativa, capaz de criar conteúdos originais, como imagens, música e textos.

No artigo de hoje esclarecemos mais a fundo qual é a diferença entre essas duas abordagens, como está sendo o uso de IA no marketing e como a Inteligência Artificial generativa vai transformar o futuro do marketing. Acompanhe!

IA preditiva x IA generativa: qual a diferença?

Antes de explicarmos qual a diferença entre as duas abordagens de IA, é importante esclarecer que tanto a IA preditiva como a IA generativa são tecnologias que podem beneficiar a empresa. 

A aplicação de cada uma delas vai depender unicamente do que os líderes e gestores esperam alcançar com a Inteligência Artificial, e quais são os recursos disponíveis para investir e aplicar essas soluções.

Dito isso, vamos às diferenças…

A IA preditiva é uma abordagem que anda lado a lado com o Big Data, Analytics e Machine Learning. Ela concentra-se em analisar dados históricos para identificar e entender padrões e tendências, e em cima dessas informações, orientar as estratégias de negócio e garantir decisões mais informadas.

Para aplicar a IA preditiva, é importante que a empresa tenha à sua disposição ferramentas de análise baseadas em Inteligência Artificial e profissionais de dados, capazes de gerenciar e usar esses dados de forma prática.

A IA generativa, por sua vez, é uma abordagem que utiliza redes neurais artificiais para criar algo totalmente novo e original, muitas vezes emitindo estilo e padrões encontrados em dados visuais, de texto e áudio. Sabe o MidJourney, o ChatGPT e o Soundraw? Então, essas são três ferramentas desenvolvidas com IA generativa. 

Diferente da IA preditiva, as ferramentas de IA generativa não requerem profissionais experientes em usar dados, mas é importante que as pessoas envolvidas estudem as ferramentas para extrair o máximo potencial delas.

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Como a IA vem sendo aplicada nas estratégias de marketing

As duas abordagens de Inteligência Artificial estão sendo muito úteis para os times de marketing direcionarem melhor suas campanhas e estratégias. 

A IA preditiva tem ajudado na identificação de padrões de comportamento dos clientes e segmentação das audiências, baseando-se em características demográficas, interesses e comportamentos passados.

Não só isso, ela está contribuindo para prever o desempenho de diferentes estratégias de marketing e ajudar os times a otimizarem suas campanhas publicitárias, desde a seleção de canais até o planejamento e ajuste de orçamentos e a criação de mensagens.

Já a IA generativa tem ajudado na geração de ideias mais criativas para as campanhas publicitárias. Além disso, ela vem simplificando a criação de conteúdos personalizados, como imagens, textos e até mesmo vídeos.

Assim sendo, se formos resumir tudo, podemos dizer que a IA vem sendo aplicada nas estratégias de marketing para:

  • – Identificar padrões de comportamento dos clientes;
  • – Segmentar audiências;
  • – Personalizar campanhas;
  • – Acompanhar desempenho das estratégias;
  • – Gerar ideias mais criativas;
  • – Criar conteúdos inovadores.

IA generativa e o futuro do marketing

De acordo com o relatório de análise do ReportLinker, a automação e a personalização impulsionadas pela Inteligência Artificial vai elevar a prática de personalização em marketing a um nível superior. 

Questões ligadas à otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), automação de anúncios pay-per-click (PPC), marketing de mídia social (SMM), marketing de mecanismo de pesquisa (SEM) e análise de taxas de conversão e palavras-chave se tornarão realidade em todas as empresas que adotarem sistemas de IA.

Especialistas da Gupshup prevêem que a IA generativa ajudará a transformar seis áreas-chave do marketing, sendo elas:

  1. Conteúdo centrado no cliente;
  2. Análise do cliente;
  3. Suporte ao cliente e chatbot;
  4. Comunicação intuitiva;
  5. Marketing de mídia social;
  6. Testes A/B.

 

Segundo o Gartner, 80% das empresas adotarão a IA generativa até 2026. E de acordo com a Forrester, a previsão é de que os gastos com a IA generativa tenham um crescimento anual de 36% até 2030. 

Os cuidados necessários para usar a IA generativa no marketing

Com o aumento no uso de IA no marketing, o esperado é que o volume de publicação de conteúdos criados por Inteligência Artificial se torne cada vez mais frequente na internet.  

Isso emite um alerta para as empresas e os times de marketing, porque esse movimento iniciará uma batalha entre marcas para ver quem vai conseguir ocupar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa e cair nas graças do público.

O Google já se posicionou em relação à criação de conteúdos com IA, informando que irá favorecer materiais originais, de alta qualidade e que priorizam as pessoas.

Nesse ponto, é correto afirmar que o uso de Inteligência Artificial como o ChatGPT, por exemplo, deverá ser feito da forma mais consciente possível para que as estratégias não sofram um efeito rebote e sejam penalizadas.

Alguns cuidados necessários, envolvem:

  • – Validar todas as informações, para que os conteúdos não apresentem inconsistências e dados errados;
  • – Manter uma abordagem ética, para evitar a solicitação ou geração de conteúdo indevido a partir da ferramenta;
  • – Não compartilhar dados sigilosos, que podem comprometer a segurança e integridade da empresa;
  • – Treinar profissionais, para haver o uso consciente das soluções e todos compreendam os impactos que a IA pode gerar no posicionamento e na autoridade da marca. 

 

A Inteligência Artificial é uma importante aliada para o universo do marketing, contribuindo para a criação de campanhas mais personalizadas e criativas. 

No entanto, lembre-se: é necessário que o uso de IA no marketing seja responsável, para evitar que as estratégias sejam impactadas negativamente e isso prejudique a credibilidade da marca.

A Jokerman Belém é uma agência preparada para o futuro do marketing, e que faz uso das melhores tecnologias e metodologias para alavancar suas estratégias.

Fale com o nosso time para entender melhor como usar a Inteligência Artificial ao seu favor, e alcance melhores resultados em atração, conversão e posicionamento da marca!

Psiu!

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