É sempre bom contar com bons exemplos de marketing de relacionamento para nos inspirar, não é mesmo? Sabemos que as estratégias de marketing tradicional já estão funcionando para fidelizar clientes, então é importante estarmos sempre atualizados.
Pensando em inspirar você, separamos alguns exemplos de empresas que utilizam o marketing de relacionamento e que obtiveram bons resultados. Confira!
Por que investir no marketing de relacionamento?
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Algo que nem todas empresas têm conhecimento, é que o marketing de relacionamento proporciona um maior vínculo com os clientes. Ele oferece fidelização, autoridade e torna os consumidores verdadeiros fãs da marca.
Relacionamentos são compostos por partilhas, emoções e sensações. No marketing isso não deve diferir, pois cada compra realizada por um cliente, está atrelada a um sentimento e uma necessidade.
Partindo desse princípio, esse modelo, diferentemente do modelo tradicional, tem maior foco nas pessoas, valores, conexão e tomada de decisão do consumidor.
Por isso, é tão rentável investir no marketing de fidelização e cultivar o relacionamento com antigos clientes. Essa estratégia pode ainda ser mais rentável do que realizar gastos recorrentes com a aquisição de novos clientes.
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4 exemplos de marketing de relacionamento de sucesso
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1. Netflix
Para começarmos nossa lista de exemplos de marketing de relacionamento, trazemos a Netflix. Uma empresa que parece nova no mercado, mas surgiu em 1997. Ela sempre esteve de olho nas tendências e necessidades dos usuários.
Começou no ramo de aluguel e venda de DVD ‘s e com o fim dessa era, a Netflix resolveu se adaptar e criar o seu serviço de streaming em 2007.
Atualmente, a plataforma é totalmente focada na jornada do usuário. Ao entender o comportamento dele, a empresa consegue oferecer os conteúdos do audiovisual que mais se adequam ao cliente.
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2. Nubank
O Nubank também faz parte dos exemplos de marketing de relacionamento. A empresa focou na descomplicação, oferecendo serviços que iam em contraponto aos bancos tradicionais. Sem burocracia, agências físicas e filas.
Nessa perspectiva, a empresa atendeu a necessidade de clientes que não queriam mais aquela sistemática de taxas de manutenção e anuidade.
Assim, eles ofereceram vantagens, transparência e o resto do trabalho foi realizado pelos clientes que divulgaram para amigos e conhecidos a respeito da satisfação com o Nubank.
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3. Magazine Luiza
Magazine Luiza entra na lista como um exemplo de como a personificação da marca pode gerar bons resultados. Com a Lu do Magalu, a empresa criou uma espécie de relação com o cliente baseada na confiança.
Os consumidores entenderam que a empresa é transparente, no momento em que houve a personificação e a elevação de valores sociais. Isso tudo gera autoridade e fidelização!
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4. Jokerman Belém
A Jokerman Belém é uma empresa com mais de 15 anos de mercado, que percebeu no relacionamento com o cliente o seu maior diferencial de mercado. Ao focar na experiência do cliente e nos relacionamentos de longo prazo, garantimos ainda mais fidelização.
Portanto, hoje o que oferecemos ao cliente são ações e estratégias para fortalecer o relacionamento do nosso cliente com os seus respectivos consumidores.
Dessa forma, aumentamos as chances de retenção, fidelização, elevamos o LTV e diminuímos o CAC.
Agora que você conheceu alguns exemplos de sucesso, aproveite para conferir nosso artigo sobre marketing de relacionamento nas redes sociais e comece a aplicar no seu negócio!