Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto criar uma persona é fundamental para definir as estratégias de uma boa comunicação. Em outros tempos, ouvimos falar muito sobre o público-alvo, no entanto, a ideia é diferente da persona sendo que um não substitui o outro.
O público-alvo é uma visão genérica e ampla do seu cliente para direcionar uma campanha entre pessoas com interesses em comum. Já a persona é mais detalhada e individual, podendo ser encontrada várias dentro do público-alvo.
Portanto, saiba mais na leitura a seguir sobre a importância da persona e como criá-la. Acompanhe!
Entenda a importância da persona
Ter uma persona definida significa melhorar a comunicação com o cliente. Além disso, ela permite que a empresa entenda claramente a funcionalidade do seu produto ou serviço no mercado, bem como conhecer a fundo quem é o seu consumidor ideal que pode se fidelizar à marca.
Esse conhecimento permite uma comunicação próxima com quem vai comprar a sua solução. Inclusive, é muito utilizada nas estratégias de marketing para definir a linguagem correta, os canais de comunicação e o que precisa fazer para melhorar a experiência do cliente final.
Veja os passos para criar uma persona
Criar uma persona é traçar a personalidade do seu cliente. Por isso, tenha em mente as diferenças entre buyer e brand persona.
A primeira diz respeito do perfil demográfico e comportamental do seu cliente. Já a segunda, trata da personalidade para se comunicar com ele. Nesse sentido, acompanhe o passo a passo para criar a sua!
Passo 1: Alinhe os objetivos
Para criar uma persona é necessário saber o que ela busca em um determinado produto ou serviço. Afinal, os problemas precisam ser resolvidos quando essa pessoa for utilizar ou consumir esse produto ou serviço. Por isso, se baseie em questões como:
- O que a persona procura?
- Qual a finalidade específica do produto/serviço oferecido?
Essas perguntas são relevantes nos primeiros passos. Contudo, vale pesquisar as personas dos concorrentes para entender os objetivos deles também.
Passo 2: Defina as perguntas
Para conhecer a persona ideal faça as perguntas certas para entender os problemas e os costumes dessa pessoa. Nesse sentido, busque se aprofundar nas atitudes dela. Para isso, defina questões diretas como:
- Porque a persona se interessou pelo produto?
- Como o produto ajuda essa pessoa?
- O que é mais importante para a pessoa?
Passo 3: Colete dados
Outros tipos de dados também refletem na criação da sua persona, para entender os seus hábitos, problemas e como se comunicar com ela. A coleta de dados orienta fazer uma entrevista mais assertiva, por isso busque referências e pesquisas feitas a respeito das pessoas que a empresa quer atingir. Outras informações relevantes são:
- idade;
- renda;
- escolaridade;
- estado civil etc.
Passo 4: Compreenda os problemas
Depois de coletar todas as informações sobre a persona, você precisa analisar os problemas e entender como o produto ou serviço pode ajudar esse perfil de cliente e outros potenciais. Nesse processo, geralmente, podemos notar que existem pessoas com hábitos diferentes, porém que buscam soluções para os mesmos problemas.
Passo 5: Crie uma história
Por fim, é hora de criar a história da sua persona! Como adiantamos no último tópico existem pessoas diferentes, mas você pode criar de uma até quatro personas para entender as particularidades de cada uma e como se comunicar com cada perfil. Para isso, faça a descrição da personalidade delas da seguinte forma:
- crie um nome;
- idade;
- profissão e cargo;
- adjetivos;
- motivações;
- problemas;
- objetivos.
Para criar persona aposte nas pesquisas e faça entrevistas para assim conseguir ter os principais dados sobre o seu cliente ideal. Não se limite a quantidade de personas, mas não exagere, pois ter muitas pode confundir na hora de fazer a sua estratégia de comunicação.
Aproveite para ler o nosso artigo sobre persona marketing e público-alvo!