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Marketing digital para pequenas empresas: dispute espaço entre as grandes

O marketing digital para pequenas empresas está diminuindo a distância entre elas e as grandes organizações. No entanto, é possível questionar essa afirmação com a ideia de que os pequenos negócios possuem limitações significativas em relação aos empreendimentos de grande porte. Isso é verdade! Contudo, lidar com a grande concorrência é uma dificuldade muito maior nas ações de marketing tradicional.

Além de entender os motivos, você terá acesso a dicas de como aproveitar essas mudanças ao continuar com a leitura. Confira!

As vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Quando uma organização investe em uma mídia tradicional, especialmente a televisão, ela atinge uma audiência muito grande, mas pouco qualificada. Essa estratégia funcionou durante muito tempo, mas as empresas, agências de publicidade e profissionais do setor sempre conviveram com dificuldades em transmitir a mensagem que desejavam.

É fácil entender a razão. Uma mesma informação é interpretada de formas diferentes por cada pessoa e, por esse motivo, as empresas passaram a segmentar suas ações em públicos mais específicos como forma de se aproximar deles e melhorar a comunicação.

Com uma boa estratégia de marketing digital, é perfeitamente possível construir a reputação de que, embora não seja a maior empresa atuando no mercado, o seu empreendimento é o melhor para o seu público. Várias pequenas e médias empresas têm aproveitado essa oportunidade com investimentos bem menores que as gigantes do mercado.

O entendimento sobre a realidade da persona

O primeiro passo para conseguir esses resultados é se tornar especialista no cliente. Quando você conhece detalhadamente suas necessidades, desejos e problemas, fica mais fácil elaborar o modelo de negócios ideal (a solução) e entender a melhor forma de criar um relacionamento rico e duradouro com ele.

A maioria das empresas de menor porte costuma apresentar dificuldades de estabelecer claramente esse foco e aplicá-lo no marketing digital. É preciso criar a cultura de buscar o máximo entendimento sobre a realidade do cliente e fazer disso uma atividade contínua, pois é desse modo que você consegue aprimorar cada vez mais suas ações.

A definição clara da persona é fundamental para isso, pois ela supera o conceito de público. Uma persona é um personagem que representa sua audiência com base em um levantamento criterioso sobre como são, pensam e agem os seus clientes. Assim, suas ações de marketing podem entregar mensagens que falam diretamente a eles e, desse modo, permitem construir uma reputação única.

As soluções que podem ser adotadas com qualquer orçamento

Essa autoridade junto a sua persona depende, essencialmente, de uma boa atuação digital. Essa base pode ser construída com bom site, blog interessante, canais de vídeo, páginas nas redes sociais e ações de divulgação assertivas, como e-mail marketing, links patrocinados e anúncios nas redes.

A grande dificuldade de gestão dessas ações costuma ser a indisponibilidade e a falta de conhecimento da equipe. Por isso, uma ajuda especializada permite encurtar o caminho, estruturar suas ações e concentrar seus investimentos nas iniciativas que oferecem melhor resultado, diminuindo seus custos.

Para isso, o marketing digital para pequenas empresas precisa se basear em indicadores confiáveis e uma análise detalhada. Mas não se preocupe, pois não é tão complicado quanto parece. Agora que você conhece o caminho, vamos ajudá-la a entender melhor alguns pontos específicos que merecem sua atenção.

Para começar, confira nosso post sobre o que mudou no comportamento do consumidor na era online e mobile. Boa leitura!

Psiu!

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