Conseguir uma divulgação orgânica é importante para qualquer negócio, mas o sucesso no meio digital também depende de saber como colocar anúncios no Google. Muitas empresas consideram que basta a criação de um conteúdo atrativo somada a uma boa estratégia de SEO e de marketing digital.
No entanto, a divulgação continua sendo uma ação de extrema importância para qualquer negócio e diversificá-la potencializa os resultados. Além disso, o ambiente digital oferece soluções bastante viáveis para pequenos negócios.
Com a estratégia certa, é possível disputar espaço em condições de igualdade com concorrentes de maior porte. Continue a leitura e confira as opções que você pode usar!
Quais as principais maneiras de colocar anúncios no Google?
1. Google Search (rede de pesquisa)
A rede de pesquisa é o principal produto do Google e o objetivo das estratégias de posicionamento orgânico. Os anúncios nesses resultados são importantes porque estimulam o contato de leads interessados em informações sobre produtos.
Quando alguém pesquisa um termo relativo ao seu produto ou serviço, o mecanismo de pesquisa retorna resultados orgânicos e anúncios sobre o tema. Desse modo, você pode usar esse recurso para direcionar o usuário a uma página específica, com o objetivo de convertê-lo em cliente.
Isso é muito importante! Imagine que você pesquisou algo como o título de um livro e, ao clicar no anúncio, foi direcionado para a página principal do site de uma livraria. A informação que você desejava não está lá, e sua reação provavelmente será fechar imediatamente a página.
2. Google Display (rede de conteúdo)
O mesmo não acontece com a rede de conteúdo. Nesse caso, os anúncios aparecem em alguns dos milhões de sites que integram a rede de display — se você não conhece pelo nome, certamente, já teve contato.
Lembra-se de ter efetuado uma pesquisa sobre algo? E, depois disso, visualizado anúncios relacionados em outros sites? Talvez até tenha reparado em alguém que se assustou e pulou da cadeira com a sensação de ser vigiado. Mas era apenas o algoritmo do Google que fazia o seu trabalho.
Para não assustar ninguém e tirar proveito desse recurso, é importante entender perfeitamente o seu funcionamento. Você pode fazer campanhas de remarketing, anunciar em “sites relacionados” ou usar “anúncios gráficos” — tudo depende do objetivo.
Caso haja qualquer dúvida, o ideal é contar com uma ajuda especializada. O resultado é maior, e você evita desperdícios de recursos com investimentos nas opções erradas. A Jokerman oferece esse serviço para todas as modalidades de anúncio.
3. Anúncios no YouTube
Os anúncios no YouTube são muito versáteis e agradáveis para o público. As pessoas simplesmente amam os conteúdos em vídeo. Você pode aproveitar a lista de pessoas que se inscreveram no seu canal ou curtiram um conteúdo, por exemplo.
Além disso, existe o “TrueView In-stream” — aqueles vídeos curtos que aparecem antes da exibição pela qual você optou. Se for para adivinhar o que você acabou de pensar, provavelmente, foi: “aqueles vídeos chatos!”.
Sim, eles podem ser incômodos em algumas situações. Porém, com um pouco de criatividade e foco no público certo, essa pode ser uma excelente alternativa — desde que você apresente algo que seja do interesse da audiência. No entanto, também existem formatos de anúncios que aparecem ao lado ou abaixo do player de vídeo.
4. Google Shopping
Esse anúncio é daqueles que se entregam pelo nome. É realmente como um shopping: uma vitrine virtual de produtos. Dependendo da pesquisa feita pelo usuário, os anúncios aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa, mas em um formato especial e bastante chamativo.
Você, certamente, já notou esses resultados. Eles aparecem com foto do produto, nome, preço e link para o site da empresa. Se o usuário desejar, pode rolar esses anúncios para a esquerda e, assim, acessar várias opções anunciadas sem precisar fazer a rolagem vertical.
5. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita. Ele ajuda muito os usuários a encontrarem informações sobre sua empresa no Google Maps e também na pesquisa do Google, auxiliando, principalmente, negócios locais, e quanto melhor e mais completa a sua ficha estiver, maiores serão as chances de o seu estabelecimento ser escolhido.
Além disso, quanto mais completas as informações, melhor para o SEO da marca. O Google consegue integrar as informações dos sites, os links patrocinados e o Google Meu Negócio, melhorando a exibição orgânica da marca.
6. Anúncio em aplicativos e sites Google
Nem todos os empreendedores sabem que é possível anunciar no Gmail e em aplicativos do Google Play. Veja agora como isso é viável.
Gmail
Você sabia que é possível anunciar no Gmail? Se você tem ou já teve uma conta de e-mail, sabe que é comum aparecerem os anúncios no topo da caixa de entrada. Como o espaço é curto, é importante que o anunciante seja conciso nas informações que deseja passar.
Para fazer seu anúncio, basta fazer o login; escolher, no painel de navegação, “Rede de Display”, e, depois, “Anúncios e extensões”. Ao clicar no botão de adição, basta selecionar “Anúncio do Gmail” e inserir as informações essenciais do anúncio.
Aplicativos
Anunciar em aplicativos do Google Play também é uma medida interessante. Você já deve ter visto algum anúncio em aplicativos. Nesses espaços, é possível anunciar sua marca.
Como em todos os casos, é viável segmentar para conseguir melhores resultados. Por isso, é importante acompanhar o andamento das suas campanhas e refiná-las.
7. Remarketing
Você já visitou um site e, assim que saiu dele, viu diversos anúncios sobre o produto que procurou? Embora muitas pessoas acreditem que se trata de mágica, isso nada mais é do que remarketing. Com ele, é possível recuperar as pessoas que executaram alguma ação no seu site a fim de tentar levá-las à conversão.
É possível dar um cupom de desconto, oferecer mais motivos para a venda ou mesmo facilitar o pagamento. O que não se pode fazer é deixar o cliente interessado ir embora.
Como deixar o anúncio mais atrativo?
Agora que você já viu várias formas de anunciar no Google, é hora de ver o que pode ser feito para deixar seu anúncio mais atrativo. Como o espaço é curto, você deve pensar bastante ao fazer seus títulos e descrições. Cada palavra e cada caractere é importante para o desempenho do seu anúncio.
Veja, agora, as dicas que preparamos para você:
- inclua palavras-chave negativas;
- procure resolver problemas do usuário e trabalhar com as emoções dele;
- use palavras que instiguem os possíveis clientes (como grátis, venda, oferta, download secreto, rápido, novo).
- segmente seus anúncios também no título para deixá-los mais interessantes;
- use números para chamar atenção dos usuários;
- faça chamadas para a ação (CTA);
- pense em fornecer uma oferta;
- escolha URLs que demonstrem autoridade e que tratem do mesmo assunto das palavras-chave;
- verifique se há erros ortográficos;
- faça testes para ver se há opções que aumentam o número de cliques.
A marca do Google está disseminada por toda a Internet. Com isso, há várias possibilidades para que sua empresa apareça e consiga aumentar o número de clientes e de vendas. Entretanto, para tal, é fundamental que você saiba fazer os anúncios da melhor forma possível, otimizando os resultados e diminuindo os custos.
Lembre-se de que a grande vantagem do investimento em mídia digital é a possibilidade de mensurar os resultados. Você consegue identificar o que funciona e o que não vale a pena para aprimorar continuamente sua estratégia.
Agora que você já sabe como colocar anúncios no Google, já pode começar a fazer seus primeiros anúncios. No entanto, se quiser melhores resultados, pense em contratar uma empresa parceira que possa ajudar seu negócio em todos os passos.
E você, já fez anúncios no Google? Que tal contar um pouco sobre suas experiências, problemas e dificuldades para a gente? Comente agora!