O algoritmo das redes sociais está sempre mudando e é até difícil acompanhar. Mas, você já parou para pensar se existem formas de se adaptar a essas transformações?
Pensando nisso, trazemos algumas informações que podem te ajudar a entender como funciona o algoritmo das redes sociais e como utilizá-lo a seu favor. Vem conferir!
⠀
O que é e como funciona o algoritmo das redes sociais?
O algoritmo das redes sociais é formado por regras que delimitam quais conteúdos e páginas devem ser entregues para o público. Ou seja, é ele quem decide a relevância das publicações e quais conteúdos aparecerão para cada pessoa.
Logo, é possível dizer que seu funcionamento considera, primordialmente, o comportamento e a experiência de cada usuário.
Por exemplo, uma pessoa que usa o Instagram e consome muitas notícias sobre famosos, provavelmente, o algoritmo da plataforma entenderá que esse tipo de conteúdo é relevante para ela.
Sabendo disso, é importante ficar atento, pois o algoritmo pode tanto impulsionar quanto atrapalhar o alcance de um conteúdo – caso entenda que o usuário não tem interesse.
⠀
5 passos para usar o algoritmo a seu favor nas redes sociais
Como cada rede social possui suas próprias regras para o algoritmo, não existe uma fórmula única que garanta o ranqueamento das postagens. Entretanto, a premissa segue a mesma: o algoritmo das redes sociais filtra com base no comportamento do usuário.
Por isso, separamos os principais passos que vão ajudar você a usar o algoritmo a seu favor. Confira abaixo:
1. Conhecer a audiência
Saber quem é o seu público é o primeiro passo para ser relevante no algoritmo das redes sociais. Quando você conhece quem te acompanha é possível entregar o que eles procuram.
Por isso, é tão importante conhecer a sua persona, saber quais são suas singularidades e entender seu comportamento para traçar estratégias de conteúdo que sejam úteis para ela.
⠀
2. Focar na qualidade do conteúdo
Um conteúdo relevante e de qualidade garante mais tráfego orgânico do que criar conteúdo em quantidade. Lembre-se: qualidade faz diferença para o algoritmo das redes sociais.
Sabendo disso, o ideal é elaborar conteúdos atrativos, que conectam e encantam as pessoas. Assim, elas sentem interesse em comentar, compartilhar e criar conexão com você.
⠀
3. Escutar a audiência
Para garantir relevância no algoritmo também é preciso ter escuta ativa. Quando você conhece seu público, publica bons conteúdos e aceita receber feedbacks – seja negativo ou positivo, isso auxilia na hora de criar soluções assertivas.
Portanto, fique atento aos comentários dos seus seguidores, críticas construtivas e sugestões. Tudo isso pode te ajudar com o algoritmo das redes sociais!
⠀
4. Estudar quais os melhores canais
Você sabia que não é preciso estar em todas as redes sociais? É praticamente impossível fazer isso, por isso o mais adequado é identificar em qual plataforma seu público está, conforme a Folha.
Os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando, assim como não dá para focar em apenas uma rede, também não dá para estar em todas. O correto é estudar e escolher as que mais se encaixam no seu propósito.
⠀
5. Investir no relacionamento com o público
Apesar de estarmos falando de algoritmo, é importante lembrar que nas redes sociais se encontram seres humanos e eles são movidos por sentimentos e sensações. Assim, investir em um bom relacionamento é fundamental para alimentar esse elo!
Por isso, a Jokerman Belém criou o conteúdo “5 dicas infalíveis do Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais” para ajudar você a lidar com seus clientes!