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Por que vale a pena usar o Instagram no B2B?

Tem uma empresa e não está no Instagram? Descubra as razões para participar dessa rede social e aproveitar todos os seus recursos!
instagram b2b

O Instagram é uma ferramenta bastante conhecida para se alcançar clientes finais, mas você sabia que ele também é ótimo para negócios entre empresas? Afinal, é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e conta com recursos interessantes. Por isso, vale a pena investir no Instagram B2B. 

No post a seguir, conheça mais sobre essa rede e como usá-la. Além disso, descubra por que uma agência especializada pode ajudar a criar o seu perfil de negócios ideal. Boa leitura! 

Por que usar o Instagram nos negócios? 

Sendo a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 110 milhões de usuários, o Instagram já passou por diversas mudanças, transformando-se de uma ferramenta básica para publicação de fotos em um canal de atuação de empresas e criadores de conteúdo.  

Para isso, a rede criou diferentes ferramentas que dão suporte à atuação das marcas, a fim de se aproximar ainda mais dos clientes, sejam eles consumidores finais ou outras empresas.  

  • Reels: vídeos curtos de caráter informativo ou entretenimento, que podem ser usados para divulgar rapidamente produtos e promoções. 
  • Loja: onde é possível falar sobre a história da marca, divulgar produtos em coleções, criar páginas de detalhes de produtos e anúncios com etiquetas; além de criar ações de lançamento e finalização da compra (disponíveis nos EUA). 
  • IGTV: para postagem de vídeos longos de até 60 minutos. 
  • Anúncios: ferramenta de anúncios pagos em diversos formatos, que podem ser mensurados. 
  • Gerenciador de colaboradores de marca: para descobrir e gerenciar ações com criadores de conteúdo que possam trabalhar como parceiros de negócios. 
  • Stories: conteúdos rápidos, em vídeo ou imagem, que podem direcionar clientes para ações. 
  • Direct: ferramenta de mensagens diretas, pela qual é possível interagir com clientes. 

Como usar o Instagram no B2B? 

Segundo o Instagram, existem mais de 200 milhões de contas empresarias na rede e a tendência é que esse número aumente. Afinal, as possibilidades de negócios e o uso massivo dos usuários oferece grandes vantagens, conforme pesquisa da plataforma Hootsuite: 

  • mais de 1 bilhão de pessoas usam a rede por mês; 
  • 81% das pessoas usam o Instagram para procurar por serviços e produtos; 
  • 130 milhões acessam posts de compras todos os meses; 
  • 50% visitou um site para fazer uma compra depois de ter visto um produto ou serviço no Instagram; 
  • 200 milhões de usuários visitam, pelo menos, um perfil empresarial diariamente; 
  • 58% dos usuários se interessaram por um produto ou serviço depois de vê-lo no stories; 
  • 90% dos usuários seguem, pelo menos, uma marca; 
  • 36,2% dos tomadores de decisão em B2B usam a rede para pesquisar produtos ou serviços. 

Diante disso, é fácil notar como a rede oferece potencial para venda e promoção de relacionamento B2B. Sendo assim, vale a pena implementar algumas estratégias para alcançar esses resultados. 

Apresentação de serviços e produtos 

Como a rede é bastante visual, é importante focar em diferentes formatos, como fotos e vídeos, bem como usar todos os recursos para apresentá-los de forma criativa e realista, a fim de atrair possíveis clientes e parceiros. Nesse caso, uma dica é usar técnicas como o storytelling e demonstração de uso de produtos. 

Divulgação de feedbacks 

Uma boa forma de se aproximar de novos clientes é divulgar o feedback de outras parcerias de sucesso. Isso é importante porque podem gerar o mesmo efeito que a influência de um criador de conteúdo: validar que a marca é boa. 

Contato com usuários 

Outra vantagem para encontrar parcerias de negócios B2B é usando o recurso de direct. Ou seja, fazer uma busca das contas ideais e entrar em contato direto, com uma estratégia de abordagem planejada anteriormente. 

Quais as vantagens de contar com uma agência especializada? 

Criar um Instagram B2B não é complicado, mas diferente de uma conta pessoal, precisa ser acompanhado com rigor. Afinal, é por meio dele que você vai fazer negócios, criar parcerias e se consolidar em seu mercado. 

Por essa razão, contar com uma agência especializada é importante para que um bom planejamento possa ser feito e conteúdos relevantes possam ser postados. Além disso, é ela quem pode mensurar resultados e apontar mudanças necessárias para que você continue crescendo e se destacando. 

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