Ter um plano de marketing para laboratório de análises clínicas é uma importante estratégia para a empresa se tornar uma referência na área, aumentar o número de pacientes e conquistar autoridade na região em que atua.
Ainda assim, muitas instituições de saúde acabam negligenciando a estratégia por acreditarem que o marketing digital para laboratórios não faz tanta diferença para a atração de pacientes e reputação da marca.
Uma pesquisa realizada pela LLYC comprova que essa ideia está totalmente equivocada. Segundo o estudo, os modelos de negócio que contam com um planejamento de marketing e comunicação bem estruturado conseguem prosperar e ter um desempenho 8,8% superior àqueles que não dispõem de um planejamento.
Existem muitas estratégias de marketing que mostram como é possível vender mais exames laboratoriais, sobressair no mercado e atrair clientes para laboratório de análises clínicas. E algumas dessas estratégias serão apresentadas aqui, neste artigo.
Continue a leitura para descobrir quais são elas!
Como atrair clientes para laboratório de análises clínicas
Você já deve ter ouvido falar aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, correto?
O marketing, área responsável por criar, explorar e aplicar estratégias que ajudam a agregar mais valor aos consumidores, parte do princípio de que, para uma empresa ser lembrada em uma decisão de compra, ela precisa ser primeiramente reconhecida pelos clientes e entregar um diferencial que a torne relevante.
Muitos profissionais dirão que a qualidade dos produtos e serviços é um diferencial e isso basta, mas questionamos:
Como novos potenciais clientes podem chegar até a empresa e experimentar a qualidade de seus produtos e serviços, se ela simplesmente escolhe se manter no “anonimato”?
O trabalho de chegar até a persona certa leva tempo e fica muito mais difícil sem um planejamento de marketing. Nesse tempo, a empresa corre o sério risco de perder recursos importantes até finalmente alcançar e reter um número ideal de consumidores.
Assim como em qualquer modelo de negócio, as estratégias de marketing são extremamente necessárias para empresas que atuam no setor de saúde. É a partir dessas ações — que serão usadas para divulgar o laboratório de análises clínicas — que os pacientes chegarão até a empresa e se tornarão clientes fiéis.
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7 ações infalíveis de marketing para laboratório de análises clínicas
Agora que já vimos o quão importante são as estratégias de marketing, vamos avaliar algumas das ações que geram mais retorno para os laboratórios de análises clínicas quando o assunto é atrair mais pacientes. Confira!
1- Criação de um site profissional
O site é a página online onde os pacientes poderão acessar dados de contato do laboratório, descobrir quais serviços são oferecidos e até mesmo baixar resultados de exames, além de buscar orientações sobre procedimentos.
Para garantir que a experiência com essa página seja a melhor possível, e também para que a sua empresa passe profissionalismo, é necessário que o site seja desenvolvido em cima de um template organizado e de fácil navegação, tanto pelo computador, quanto pelo celular.
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2- Logotipo e Identidade Visual
Como existem outros laboratórios na sua cidade e região, será preciso que a sua empresa tenha um diferencial para atrair a atenção das pessoas e criar conexão com elas.
O logo e a identidade visual precisam transmitir a personalidade da empresa em tudo o que ela fizer. De fato, existem técnicas para isto e seu laboratório não pode entregar a criação de logotipo para qualquer pessoa.
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3- Gerenciamento de mídias sociais
As mídias sociais são, hoje, os canais de comunicação mais utilizados pelas pessoas. Os usuários acessam Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo, para interagir com as marcas, criar conexões, escolher produtos e serviços, e até fechar negócios.
Assim sendo, é muito importante ter uma gestão eficiente de mídias sociais para laboratórios de análises clínicas também estejam nesses ambientes.
É essencial que se mantenham ativos através de postagens constantes e do correto gerenciamento de mídias sociais para melhorar a interação, atrair mais pessoas e estreitar o relacionamento com os pacientes.
4- Produção de conteúdo relevante
O marketing de conteúdo é uma estratégia que foca na produção e publicação de materiais informativos e educativos às pessoas, em especial ao público-alvo das empresas que mantém blogs ativos.
As instituições de saúde também podem se beneficiar dessa estratégia, uma vez que podem usar esses materiais para melhorar o ranqueamento do site no Google. Com isso, a cada vez que um potencial cliente fizer uma busca, a empresa estará visível para ser contactada.
É importante mencionar aqui que, para garantir bons resultados no ranqueamento, é necessário que o texto apresente qualidade técnica sobre o assunto, e siga boas práticas de SEO.
5- Campanhas de anúncios segmentados
Além da criação de um site profissional, entregar um bom portfólio, gerenciar as mídias sociais e produzir conteúdos relevantes, não podemos esquecer que o investimento em campanhas de anúncios segmentados também é excelente para os laboratórios de análises clínicas atraírem mais pacientes.
Essas campanhas ajudam a direcionar a página e as publicações para os usuários que apresentam mais chance de conversão, e podem ser aplicadas tanto no Google como em mídias sociais.
6- Agendamento online
Permitir que os pacientes façam seus próprios agendamentos através do site do laboratório, também é uma estratégia interessante para atrair e fidelizar pacientes.
Isso porque, ao simplificar todo o processo de agendamento, o paciente ganha tempo e agilidade, evitando uma fila de pessoas insatisfeitas no local ou um telefone que não para de tocar, interrompendo o atendimento.
7- Apresentação de cases de sucesso
Apresentar cases de sucesso, tanto no site como nos perfis sociais, é uma estratégia que também precisa compor o planejamento de marketing para laboratório de análises clínicas.
Quando as pessoas têm acesso ao testemunho de outros pacientes, seja em formato escrito ou em vídeo, elas se sentem mais confiantes em relação à empresa e tendem a indicar a marcar para seus amigos, familiares e também conhecidos.
Construir um planejamento de marketing pode elevar os resultados da empresa e atrair mais clientes para seu laboratório de análise clínicas. Não perca tempo e fale agora mesmo com a nossa equipe para construirmos uma estratégia que leva seu negócio ao topo!