Olhando as redes sociais e o YouTube, você já deve ter visto vídeos de pessoas mostrando o recebimento e a abertura de um produto, certo? Conhecida como Unboxing Experience, esse tipo de conteúdo se tornou tão popular que empresas, especialmente e-commerces, passaram a usá-lo a seu favor.
Por isso, neste post, você vai poder entender por que essa tendência é importante para uma marca, além de descobrir como utilizá-la em sua estratégia de marketing. Boa leitura!
A Unboxing Experience é uma experiência de valor?
O conceito de unboxing é muito simples. Ele consiste no consumidor tirar fotos, fazer um vídeo, ou até mesmo uma live, mostrando o momento em que desempacota o produto de certa marca e dá seu feedback. Principalmente entre influenciadores digitais, essa prática se tornou uma forma de produzir conteúdo para seguidores e trabalhar com marcas.
Já pelo lado da empresa, ela se tornou parte da estratégia de marketing. Afinal, seja patrocinando um influenciador ou atendendo seus clientes, a Unboxing Experience se tornou tendência por envolver questões emocionais.
Ou seja, quando o consumidor abre o pacote, está vivenciando uma experiência diferente, que pode encantá-lo. Com isso, a marca pode alcançar resultados positivos, como:
- ⠀• promoção de seu nome e produto de forma gratuita;
- ⠀• estreitamento da relação entre empresa e consumidor;
- ⠀• valorização da marca;
- ⠀• divulgação de outros produtos para o cliente, dependendo do que se usa no unboxing.
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Sendo assim, essa é uma boa estratégia para quem atua online, especialmente e-commerces que não possuem lojas físicas e precisam competir com diferentes marcas por um mesmo público.
Mas, para aproveitar bem cada vantagem é preciso utilizar corretamente essa prática. Aprenda a seguir!
Como usar a Unboxing Experience em sua estratégia de marketing?
Mais do que apenas desempacotar um produto, a Unboxing Experience oferece uma chance única para a empresa posicionar sua marca diante de um ou mais clientes. Veja a seguir alguns aspectos importantes que você deve seguir para usar essa estratégia de forma inesquecível:
Seja original
Uma marca se destaca das outras por fazer coisas diferentes. Sendo assim, a dica principal é procurar ser original em cada aspecto: desde a embalagem até a entrega.
Nesse caso, você pode apostar em diferentes materiais e conceitos de design que prendam a atenção da pessoa. Por exemplo, criando um cartão de agradecimento animado, que possa ser lido por QR Code.
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Aposte em surpresas
No unboxing, os principais sentimentos são curiosidade e alta expectativa. Por isso, apostar em surpresas é uma forma de atendê-los, alcançando o consumidor de uma forma agradável, nova e que ele não espera.
Por exemplo, você pode enviar um brinde exclusivo ou um cupom especial para o próximo pedido – incentivando-o a voltar a comprar da sua empresa.
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Tenha atenção ao público
O público de hoje, especialmente as gerações mais novas, está altamente envolvido com a responsabilidade social de uma empresa e seu posicionamento frente a questões da sociedade, como a sustentabilidade, por exemplo. Sendo assim, é importante ter cuidado com a experiência de unboxing e considerar esses pensamentos.
Se um produto pequeno for embalado em várias fases, com muito plástico e papéis desnecessários pode ser visto de forma negativa, o que repercutiria na imagem da empresa online.
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Personalize
O consumidor atual adora personalização. Por isso, essa é uma das estratégias mais simples e eficientes para atrair sua atenção instantaneamente.
Nesse caso, você pode usar o nome da pessoa em um bilhete, etiqueta ou qualquer outro elemento da embalagem. Além disso, é possível personalizá-la seguindo temas relacionados ao produto, ao mês ou ao seu segmento de atuação.
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Trabalhe a identidade visual
Mesmo com embalagem e outros itens personalizados, é importante não se esquecer que sua marca tem uma identidade visual que deve ser mostrada. Isso é importante porque é através dela que a pessoa pode gerar conexão com os elementos visuais e o nome da empresa, bem como quem assistir o unboxing pode identificá-la facilmente.
Mais do que uma tendência passageira da internet, essa prática se consolidou como uma excelente oportunidade para que marcas estabeleçam um relacionamento ainda melhor com seus consumidores e aproveitem a divulgação gratuita que ela pode proporcionar. Para isso, vale a pena seguir as dicas acima e criar uma experiência de alto valor para seus clientes.
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