Ter um bom tráfego orgânico é o sonho de qualquer time de marketing. Entretanto, é preciso fazer esforços para atingir esse objetivo, já que uma estratégia bem estruturada faz parte para conquistar os usuários. Assim, atrair visitantes organicamente é bem mais vantajoso do ponto de vista financeiro do que investir em mídia paga.
A mídia paga é aquela em que você precisa investir em links patrocinados, como os anúncios do Google, por exemplo Enquanto isso, o tráfego orgânico é aquele conquistado de forma espontânea, apenas atraindo os visitantes para que eles cliquem em seu site ou blog.
A partir disso, venha conferir de que maneira você pode conquistar tráfego orgânico!
1. Invista em SEO
A Otimização para Motores de Buscas (SEO, na sigla em inglês) é o principal ponto que merece atenção se você quer que suas páginas fiquem bem posicionadas. O investimento em SEO é essencial para que o Google encontre seu site e o posicione na lista de pesquisa de cada palavra-chave.
No entanto, esse é um esforço que exige muita disciplina e até um certo tempo. As estratégias de SEO precisam trabalhar o On Page e Off Page para conseguir um bom posicionamento e atrair tráfego orgânico. Além disso, o Google trabalha para ranquear as páginas que têm mais chances de responder à questão que o usuário levantou.
2. Crie conteúdo relevante e diversificado
O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia, uma vez que costuma ser a porta de entrada para muitos leads. A criação de materiais que sejam relevantes e gratuitos são como iscas que atraem a sua persona, o que gera visitas qualificadas sem a necessidade de utilizar mídia paga.
Para que os resultados sejam realmente interessantes, o conteúdo que você oferece deve ser de qualidade e relevante para a sua persona. Outro ponto fundamental é oferecer materiais em diferentes formatos, como blog posts, vídeos, e-books e outros tipos de conteúdos. Dessa forma, você conquista um tráfego orgânico que será mais rentável no seu funil de vendas.
3. Invista em estratégias nas mídias sociais
As redes sociais também é uma ótima vitrine para que o público conheça a sua marca. Por isso, aposte em canais voltados para a sua persona e gere conteúdos interessantes. Além disso, lembre-se que as redes sociais tem linguagens próprias e utilize isso a seu favor.
Quando um usuário vê a sua marca nas redes sociais, é natural que ele entre no Google para saber mais sobre a empresa. Portanto, essa é uma incrível oportunidade de gerar tráfego orgânico.
4. Trabalhe a sua presença digital
O marketing de conteúdo trabalha diretamente com ações e campanhas digitais, certo? Então, se você não trabalhar a sua presença digital, pode ter certeza que está perdendo muitos negócios.
A internet é um campo amplo para fazer sua marca crescer, por isso saiba como atingir as pessoas certas. Se você não criar sua estratégia focada na sua persona, deixar de conferir as métricas e não criar um planejamento estratégico, ficará mais difícil atrair o tráfego orgânico. Portanto, observe e tente não cometer esses erros.
Para entender mais sobre o assunto, aproveite e venha entender como funciona o algoritmo do Google e saiba se destacar entre a concorrência!