O logotipo é parte essencial da identidade visual e do branding de uma marca. Mas quais são os tipos de logo e como escolher o ideal para a sua empresa?
Afinal, existem padrões bem diferentes entre eles, basta comparar o da Coca-Cola com o da Adidas, por exemplo.
Deseja saber mais sobre os tipos de logotipo? Então, continue a leitura para conhecer mais sobre eles, quais os mais utilizados e qual se encaixa melhor para o seu negócio. Boa leitura!
Quais são os tipos de logo?
O logotipo é uma representação gráfica de formas e/ou letras que simboliza uma marca. E isso não é feito de forma aleatória, mas sim fruto de pesquisa e técnicas que só profissionais especializados podem ter.
Por isso o ideal é que seja criado por um designer gráfico. A ideia é transmitir através dele a personalidade e os valores da empresa.
Você já deve ter percebido a diferença de estilo entre as logomarcas, como também é conhecido. São várias possibilidades para a criação, por isso explicamos abaixo sobre os tipos de logo e como eles são. Confira!
Lettermark ou sigla
Esse é um dos tipos de logo mais simples, e, geralmente, é usado quando o nome da empresa é longo ou complicado. Nesse caso, é utiliza-se uma abreviação ou as letras iniciais do nome da marca.
Como exemplos famosos, podemos citar a IBM (International Business Machines) e a P&G (Procter and Gamble).
O resultado é a criação de logomarca simples e de fácil memorização. Por outro lado, é preciso ter cuidado para não ficar parecida com outras existentes e não passar despercebida.
Uma boa saída é investir tempo de pesquisa na escolha ou na produção de uma fonte estilizada (de preferência), para que seja única da sua marca.
Símbolo
Nesse caso, a representação visual da marca é feita somente por um símbolo ou ícone, sem a utilização de texto.
A sua associação à empresa precisa ser bastante trabalhada para que se torne forte e que, com o tempo, qualquer pessoa lembre da marca ao olhar para o símbolo.
Ele pode ter a ver ou não com o negócio. Como exemplo de quem usa uma logomarca que, a princípio, não tem a ver com o seu nicho, está a Apple. Seu ícone é uma maçã, e é uma empresa de tecnologia famosa pela fabricação do iPhone.
É recomendável que, entre os tipos de logo, só se escolha pelo logotipo de símbolo se a empresa for global e que já tenha uma grande projeção. Caso contrário, se sua marca só está começando, pode ser mais difícil de ser identificada sem qualquer texto.
Wordmark ou marca nominal
Esse é mais um dos tipos de logo que usa apenas texto, mas diferente da lettermark, ela utiliza o nome completo da marca ou produto.
Da mesma forma, deve-se ter muito cuidado na escolha da fonte, já que é o que vai identificar a marca. Assim, o designer precisa desenvolver uma tipografia que transmita a essência da empresa.
Este logotipo minimalista, quando bem desenvolvido, comunica de forma muito clara e direta sobre a empresa. Afinal, quem não reconhece prontamente a fonte da Coca-Cola e da Disney?
Letterforms ou letras individuais
As Letterforms ou letras individuais são formadas por uma letra que representa a marca de forma minimalista. Pode ser usado em conjunto com o wordmark, logotipo que representa o nome completo da marca, assim como citamos anteriormente.
Esses dois modelos oferecem versatilidade para a empresa, uma vez que torna possível o seu uso em diferentes ocasiões.
Uma ótima exemplificação disso é a criação de marca e o logotipo da Netflix. Em alguns casos, utiliza-se apenas o “N”, como no caso do ícone nas redes sociais.
Em outros momentos, a empresa utiliza como logotipo seu nome completo “Netflix”. Ao longo do tempo, o branding da empresa mudou até chegar ao logotipo atual, com uma tipografia única em cor vermelha, sem sombra e com fundo preto.
Marcas Dinâmicas
Esse tipo de logotipo é mais moderno e de acordo com as atuais tendências de mercado. Diferentemente, dos modelos que exemplificamos anteriormente, este tem maior capacidade de adaptação conforme a situação em que está empregado.
Ou seja, ao invés de padronizar fontes, cores e o texto do seu logotipo, os elementos que nele se configuram, podem ser alterados — tanto na internet quanto em outros materiais que compõem o branding do negócio.
O maior ponto positivo disso é a possibilidade de aguçar e libertar a criatividade. Isso porque o seu negócio precisa marcar presença em diversos ambientes, como em páginas de sites, blog, cartão de visita, redes sociais, entre outros e com esse tipo de logotipo é possível se adaptar a diversas necessidades.
Para exemplificar, pode-se citar o logo da MTV, empresa que sempre diversificou com logotipos divertidos, coloridos e dinâmicos para cada tipo de situação. Outro exemplo é o Google, que conta com uma imensa variedade de logotipos.
Combination mark ou combinação de marca
Um dos tipos de logo mais utilizados, o combination mark une o texto e símbolo, usando, assim, duas formas de representação.
Esse formato dá a opção de usar os itens juntos ou separá-los quando for conveniente. Como exemplo, a Adidas utiliza somente o ícone em vários dos seus produtos, e a Amazon também usa somente o símbolo para identificar o seu aplicativo.
É uma ótima opção para marcas menores ou que estão começando agora, já que a chance de ser identificada pelo símbolo e pela fonte é maior.
Emblema
Um pouco parecido com o modelo anterior, no emblema, o designer insere o nome da empresa e/ou ícone dentro de uma forma, que pode ser geométrica, um selo ou escudo.
Assim, torna-se um só elemento de componentes inseparáveis, formando um logo de fácil identificação. É importante tomar cuidado para que o texto fique legível no emblema, mesmo quando reduzido a dimensões pequenas.
Como exemplo de emblema, podemos citar a marca de cerveja Brahma e a rede de cafeterias Starbucks.
Mascote
Podendo ser um animal, uma figura humana ou outro personagem, os logotipos com mascote tendem a ser considerados amigáveis e gerar mais conexão com o cliente.
Um exemplo clássico é a rede de fast food KFC, que usa como mascote uma ilustração do rosto do seu próprio criador, o Coronel Sanders, com uma expressão simpática e acolhedora.
Mais uma empresa que usa o mascote é a Pringles e seu inconfundível boneco de bigode e gravata borboleta.
Essa é uma ótima estratégia para marcas que querem criar um vínculo emocional com crianças e famílias.
Como escolher o logotipo do seu negócio?
A escolha de um logotipo para a sua empresa não é algo simples e aleatório. É preciso ter uma agência ou designers gráficos profissionais junto de você para que ele seja desenvolvido do jeito certo.
Não se recomenda pular as etapas de pesquisa e de criação, pois só assim o resultado pode ser um logotipo que represente o que você deseja e precisa para o seu negócio.
Deve-se levar alguns pontos em consideração, como:
Nicho da empresa
O mercado em que a empresa está inserida pode influenciar na escolha do logotipo, tanto em relação às cores quanto às formas utilizadas.
Persona ou cliente ideal
É muito importante conhecer mais sobre quem são os clientes ideais daquela marca, pois o logotipo deve gerar alguma identificação com eles.
Essência da marca
A marca quer passar uma imagem mais descolada ou mais séria? Moderna ou conservadora? A essência e valores da empresa devem ser considerados na hora de escolher os elementos do logotipo.
Psicologia das cores
Cada cor remete a sensações e estados de espírito diferentes, e é preciso usar o conhecimento da psicologia das cores de acordo com o que se deseja transmitir com a logomarca.
Tipologia
Da mesma forma, a escolha da fonte a ser utilizada transmite sentimentos variados e ajuda a caracterizar a personalidade da marca. Assim, o designer também vai ponderar os conceitos da tipologia na hora da criação.
Originalidade
É importante que o logotipo seja original e nada parecido com qualquer outro. Ele deve ser criado de forma personalizada, de acordo com o que a marca deseja passar.
Qual a diferença entre logotipo e identidade visual?
Existe uma grande confusão quando se trata de logotipo e identidade visual, pois muitas pessoas pensam que são a mesma coisa. A princípio, pode-se dizer que a principal diferença é que o logotipo é uma representação gráfica do seu negócio, assim como já mencionamos.
Já a identidade visual, é um conceito mais amplo, pois além de englobar a logo, também envolve a tipografia, as cores, cartões de visita e tudo aquilo que reflete a sua empresa visualmente. Ou seja, ele baseia os conceitos gráficos da sua empresa de forma padronizada.
Sendo assim, é possível dizer que identidade visual e logotipo se complementam.
Identidade Visual
A identidade acopla todos os elementos que representam a marca. Um exemplo disso é o Mcdonald ‘s, ao contar com cores, logotipo, traços gráficos, tipografia e até mesmo o personagem Ronald McDonald, elementos bastante representativos.
Logotipo
O logotipo cumpre o papel de sintetizar a marca em sua completude. Geralmente, é a criação de um elemento gráfico, símbolo ou o próprio nome da empresa que define o posicionamento de marketing do negócio.
Exemplo disso, é a logo do Google que pode ser simbolizada apenas pela letra “G” ou pelo nome “Google” em letras de cores azul, vermelho, amarelo e verde.
Agora que você conheceu mais sobre os tipos de logo, pode entender melhor o processo de criação de um logo profissional!
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