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Afinal, qual a importância da identidade visual para uma empresa?

Assim como nós, as marcas têm atributos que as tornam únicas, e aí está a importância da identidade visual, que deve transmitir isso. Entenda.
designer com paleta de cores criando identidade visual em mesa digitalizadora

Cada um de nós tem características e valores que nos tornam únicos, e assim também é com marcas e empresas. Fatores como a história, a mentalidade dos fundadores, a cultura organizacional e os objetivos contribuem para a construção da personalidade da marca. Mas como expressar isso? Aí está a importância da identidade visual.

Ela tem a missão de transmitir visualmente a alma da empresa, levando-se em consideração os objetivos estratégicos e os clientes ideais a atingir. Uma identidade visual bem estruturada traz muitas vantagens para todos os tipos de negócio.

Quer entender melhor sobre isso? Continue a leitura!

O que é identidade visual e por que ela é importante?

Muitas pessoas consideram as roupas uma forma de expressão da própria personalidade, e quando passamos para o mundo corporativo, isso não é diferente.

Existem empresas que são reconhecidas facilmente por uma cor específica ou por seus símbolos, como a Coca-Cola e a Nubank, e isso é graças a uma construção bem feita da identidade visual. Mas o que ela é, afinal?

Ela é o conjunto de elementos gráficos e visuais que caracterizam uma marca e fazem com que ela seja reconhecida pelo público.

Para que uma empresa transmita a imagem desejada, a escolha desses elementos deve ser feita de forma pensada e baseada em estratégias, pois é uma das mais importantes formas de expressão.

Como ela é criada?

Antes de tudo, é importante dizer que o profissional preparado para desenvolvê-la é o designer gráfico. Ele tem os conhecimentos específicos de design, como a psicologia das cores, tipologia etc, o que um amador certamente não terá. 

Muitas vezes, o designer faz parte de uma equipe mais completa em uma agência de publicidade, e contratar uma agência é o ideal, pois conta com outros profissionais que darão suporte no atendimento, pesquisa e estratégia.

Processo de criação da id visual

Dito isso, o primeiro passo é uma conversa entre a agência e o cliente para a criação do briefing. Esse documento deve ter informações importantes sobre a empresa, incluindo seus valores, persona/público-alvo, objetivos, entre outros dados.

Após estudar essas informações e fazer uma pesquisa de mercado, o designer gráfico vai desenvolver cada um dos elementos que formarão a id visual da empresa.

Agora você pode estar se perguntando: mas o que compõe uma identidade visual? Bom, ela é formada por alguns itens como:

Outro aspecto de extrema importância da identidade visual é que tudo deve ser autoral e único, para que não se pareça com outra marca já existente.

Qual a diferença entre identidade visual e branding?

É comum a confusão entre esses conceitos, mas eles não são a mesma coisa. Na verdade, um contém o outro.

Enquanto a identidade visual trata-se da representação gráfica e visual da marca, o branding abrange a gestão de marca por completo, o que inclui a identidade visual, mas vai além dela.

Ele desenvolve uma estratégia de posicionamento da empresa, que deve ser expresso nos elementos gráficos, mas também no tom de voz dos textos e no atendimento, por exemplo. A partir disso, é feita a gestão da marca em vários aspectos para que reflita a estratégia de branding.

Embora nem sempre aconteça, o ideal é que o branding seja desenvolvido antes para que possa guiar a essência da criação da identidade visual.

Qual a importância da identidade visual para uma empresa?

Um dos grandes sonhos de uma marca é ser considerada inconfundível e ser reconhecida na hora. Isso é possível quando há um trabalho consistente de identidade visual, não só na criação do logotipo, mas em todo o universo gráfico da empresa.

Dessa forma, todo o material relativo a ela como embalagens, sacolas, banners, decoração da loja e posts de redes sociais precisam seguir o que foi definido no guia de marca.

Quando vemos o M amarelo no fundo vermelho, de pronto sabemos que pertence à McDonald’s; o mesmo vale para o jacaré e a cor verde da Lacoste. Essa é a grande importância da identidade visual para uma empresa: destacar a sua personalidade e torná-la facilmente identificável para o público.

Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”, e toda marca quer passar logo à primeira vista a sensação certa do que ela representa.

Vantagens

Confira as vantagens de investir em uma boa identidade visual:

  • ⠀• Mostrar a personalidade da marca;
  • ⠀• Diferenciar-se dos concorrentes;
  • ⠀• Fixar a marca na mente do público;
  • ⠀• Passar maior confiança e credibilidade;
  • ⠀• Agregar valor aos produtos e serviços comercializados;
  • ⠀• Fidelizar clientes.

O que não fazer na criação da sua id visual

Além de explicar as boas práticas, achamos importante alertar para possíveis erros que você pode cometer neste processo. Os mais comuns são:

1) Fazer por conta própria com elementos gratuitos;

Existem sites e aplicativos que oferecem elementos e ícones gratuitos, e eles podem ser muito úteis para várias situações, mas criar a sua identidade visual com eles não é uma boa escolha.

Esses itens prontos e sem custo também serão escolhidos por outras pessoas para comporem seus trabalhos gráficos, e a última coisa que você vai querer é que a sua marca tenha semelhança com outras peças já vistas por aí.

2) Criar o seu logotipo ou id visual em um gerador automático;

Outra situação a se evitar é criar o seu logotipo ou identidade visual de forma aleatória em um site gerador de logos. Acredite, não basta digitar alguns dados e esperar que o acaso desenvolva o que a sua empresa precisa.

Além da falta de pesquisa e de preparo na criação, mais uma vez você corre o risco de ter a sua marca parecida com outras, afinal, o resultado não vai ser autoral e nem criado especialmente para você.

3) Contratar um profissional amador movido pelo preço;

Contrate um amador e terá um resultado amador. Nós falamos sério sobre a importância da identidade visual para a sua empresa, então a escolha do profissional que vai dar a cara da sua empresa não deve ser determinada pelo preço.

Antes de tomar a decisão de contratar, pesquise a história do designer ou agência, sua credibilidade no mercado e resultados de projetos que já fez para, então, fechar com quem lhe entregará um trabalho de qualidade.

Como você viu, é grande a importância da identidade visual para a sua marca, e não se pode ser negligente com esse trabalho. Prefira uma equipe experiente e especializada como a Jokerman, que já ajudou dezenas de empresas a evoluírem seus negócios. Entre em contato e solicite um orçamento de logotipo e identidade visual.

Psiu!

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