Hoje em dia é fundamental que empresas conheçam os tipos de clientes para traçar estratégias mais assertivas para o negócio. Mas, você sabia que esse tipo de conhecimento ajuda você a vender mais?
Se voltarmos no tempo, na época de Kotler e o Marketing 1.0, o foco era na produção em larga escala, enquanto as necessidades do consumidor não eram prioridades.
Entretanto, o tempo passou e o Marketing foi evoluindo até chegar no 5.0, fase que prioriza as particularidades de cada público a fim de gerar embaixadores da marca. Entre as fases do marketing, essa é a etapa que mais valoriza a experiência do cliente.
Por isso, conhecer o perfil do cliente se tornou algo essencial para as empresas. Assim, é possível montar estratégias de marketing que atraem e fidelizam ainda mais consumidores no seu negócio.
Pensando em ajudar você, no artigo de hoje vamos nos aprofundar sobre os principais tipos de clientes e como conquistá-los. Vem conferir!
Quais são os 5 tipos de clientes?
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Diferentemente do que muitos pensam, existem diversos tipos de clientes e é fundamental conhecê-los. No blog da Jokerman, já temos um artigo sobre tomada de decisão do cliente, algo que é relevante para qualquer empresa.
Entretanto, para nos aprofundarmos no assunto, separamos cinco tipos de clientes que vão auxiliar você em estratégias ainda mais eficazes, confira:
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1. Negociador
O cliente negociador é aquele que só irá fechar negócio após analisar todas as circunstâncias e perceber vantagem para ele. Como ele requer um pouco mais de paciência e atenção, o recomendado é que você dedique tempo e dinheiro para negociar com ele.
Contudo, é importante ficar atento para não negociar descontos que estejam distantes da realidade da empresa, pois isso pode prejudicar a fidelização.
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2. Decidido
O cliente decidido é mais fácil de negociar do que o negociador, por exemplo. Isso ocorre por ele já ter realizado a pesquisa necessária, já conhecer os serviços ou produtos e já está pronto para comprar.
Para lidar com ele, é necessária objetividade e agilidade. Você só precisará ter em mãos todas as informações necessárias para responder os possíveis questionamentos do cliente.
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3. Indeciso
O cliente indeciso tem uma tomada de decisão mais lenta; por isso, precisa de auxílio e atenção. Como ele ainda está na etapa de pesquisa, procurará informações a respeito do seu negócio e irá comparar com os seus concorrentes.
O seu diferencial deve vir de um posicionamento claro e atendimento humanizado. Assim, você entende, responde às necessidades e dúvidas do cliente para deixá-lo seguro.
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4. Apressado
No caso do cliente apressado, o atendimento requer bastante empatia e serenidade. Ele é o consumidor que “não tem tempo a perder”, então, ele pode dar um pouco de trabalho.
Para esse tipo de cliente, o recomendado é apostar na objetividade sem ocupar muito do tempo dele. Como ele, geralmente, já vem decidido, o importante é passar as informações necessárias e partir para a venda.
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5. Embaixador/amante da marca
O embaixador da marca é o cliente que toda empresa deseja, ele cumpre o papel de promover a marca gratuitamente. Isso acontece por ele estar satisfeito com o negócio e indica a empresa para outras pessoas — marketing boca a boca.
Para mantê-lo fidelizado, é importante investir em um atendimento diferenciado, mostrando a importância dele para o negócio. Isso pode ser feito por meio de brindes e até mesmo descontos.
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de consumidores, aprenda como fidelizar clientes e garanta ainda mais sucesso no seu negócio!