Você sabia que existe um grupo de pessoas que interferem diretamente nas metas e resultados de uma empresa? Esse grupo é chamado de stakeholders e eles são peças-chave para o sucesso de um negócio.
No artigo de hoje, você descobrirá o que significa stakeholders, quem eles são, importância para a empresa e práticas de bom relacionamento. Então, fica com a gente até o final. Boa leitura!
O que significa stakeholders?
O termo stakeholders significa “parte interessada”. É um termo oriundo da língua inglesa usado para determinar pessoas, empresas ou agentes que possuem interesse nos resultados e processos de uma instituição.
A palavra stakeholders deriva da junção de “stake” (interesse) e “holder” (detentor). Dependendo de cada situação, essa parte interessada pode ser afetada direta ou indiretamente pelas ações da empresa.
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Quem são os stakeholders?
Os stakeholders podem ser divididos em dois grupos: internos e externos. Não existe necessariamente uma regra para definir esses grupos, uma vez que cada organização pode ter stakeholders diferentes.
Internos
Pessoas ou grupos que contribuem ativamente e tem poder de interferir diretamente nos processos e decisões da empresa. Confira alguns exemplos de quem são eles:
- ⠀• Acionistas;
- ⠀• Investidores;
- ⠀• Proprietários;
- ⠀• Sócios;
- ⠀• Funcionários.
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Externos
São aqueles que estão fora do negócio ou apresentam alguma relação com a empresa e são afetados de alguma forma. Confira alguns exemplos:
- ⠀• Sindicatos;
- ⠀• ONGs;
- ⠀• Comunidade local;
- ⠀• Concorrência;
- ⠀• Sociedade.
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Qual a importância dos stakeholders para uma empresa?
A importância dos stakeholders para uma empresa é justamente por possibilitar maior alcance das iniciativas da organização. São fundamentais para a estratégia do negócio e podem afetar tanto positivamente quanto negativamente.
Ter conhecimento a respeito de quem são esses grupos na empresa, ajuda a entender o que precisa ser melhorado e como otimizar os processos. Isso beneficia todas as partes envolvidas.
Em outras palavras, ter uma rede de relacionamentos organizada ajuda a aumentar o valor da marca (branding) no ramo e garante ainda mais sucesso ao negócio.
Consequentemente, isso tudo afeta positivamente o relacionamento com o cliente, que também pode ser um stakeholder externo.
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3 práticas para um bom relacionamento com os stakeholders
Agora que você entendeu o que é stakeholders e qual sua importância nas empresas, é fundamental ter um bom relacionamento com eles. Existem diversas práticas para estabelecer um vínculo mais forte e afete positivamente o negócio, confira as principais:
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1. Invista na comunicação
Investir nos canais de distribuição da empresa é fundamental e isso é algo que toda empresa já tem conhecimento. Ter um diálogo aberto com todas as partes que envolvem a empresa, garante mais fidelização de clientes e satisfação de colaboradores.
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2. Seja transparente
A transparência é algo importante para a relação de qualquer empresa com seus stakeholders. Isso ajuda a criar ainda mais confiança e aproximação deles com o negócio. Desta forma, é possível diminuir os problemas e criar soluções.
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3. Adote o marketing de relacionamento
Se as partes interessadas do seu negócio forem consumidores, é importante saber como atrair e fidelizar. Para isso, é interessante investir no marketing de relacionamento – conjunto de estratégias que ajudam a mostrar seus diferenciais de mercado.
Gostou desse tipo de conteúdo? Aproveite para conferir também nosso artigo sobre relacionamento com o cliente e descubra 5 dicas práticas para começar a aplicar no seu negócio!