Já ouviu falar no SEO de alta performance? Ele vai ajudar a sua empresa a aumentar o tráfego orgânico, atrair o público-alvo e melhorar a conversão!
SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que aplicamos para otimizar sites em mecanismos de busca. O termo foi mencionado pela primeira vez no livro Net Results, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner, e desde então tornou-se parte fundamental no marketing digital e marketing de conteúdo.
Muitas das boas práticas de SEO que conhecemos, como usar palavras-chave, conseguir backlinks de qualidade e otimizar elementos dentro do site (título, descrições, cabeçalhos, dentre outros), passaram a compor a lista de prioridades das estratégias.
Porém, com as mudanças no comportamento do consumidor, os avanços tecnológicos, e as atualizações frequentes nos algoritmos dos motores de busca, as abordagens “antigas” de SEO precisaram ser revistas para se manterem mais atuais e eficazes.
No artigo de hoje vamos entender melhor a diferença entre um SEO tradicional e um SEO de alta performance, e como podemos construir uma estratégia voltada para esse SEO mais atual e holístico. Vamos lá?
Entendendo o SEO tradicional
O SEO tradicional como conhecemos é aquele que utiliza técnicas específicas para melhorar o ranking do site em motores de busca. Como mencionamos na introdução, essas técnicas podem incluir:
- Usar palavras-chaves (KWs) que as pessoas estão pesquisando e inseri-las estrategicamente ao longo do conteúdo ou site;
- Conseguir backlinks de qualidade para aumentar o alcance e a autoridade da página;
- Melhorar elementos do próprio site, como títulos, descrições, dentre outros.
Antigamente, se a empresa se preocupasse em aplicar ou otimizar esses três elementos, ela já tinha boas chances de conseguir uma boa posição no Google ou Yahoo.
O que é um SEO de alta performance?
O SEO de alta performance nada mais é do que a evolução do SEO tradicional. Ele considera as técnicas que conhecemos (KWs + backlinks + SEO On-page), mas também integra novas abordagens para maximizar a qualidade e a eficácia das estratégias de SEO.
Essas abordagens incluem:
- – Produzir conteúdo de altíssima qualidade para nossas personas;
- – Assegurar uma boa experiência de navegação (UX) aos usuários;
- – Cuidar dos aspectos mais técnicos de SEO para corrigir erros, melhorar a estrutura da página, etc;
- – Focar na construção de uma marca autêntica e que seja relevante para o público-alvo.
Qual é a diferença entre o SEO antigo e SEO do futuro?
Quando comparamos o SEO “antigo” e o SEO do presente/futuro, é possível ver com clareza a diferença entre um e outro.
Enquanto que o SEO tradicional foca unicamente em melhorar o ranking nos motores de busca, o SEO de alta performance vai além, procurando entregar uma experiência mais rica aos usuários.
Não estamos aqui dizendo para a empresa ignorar os elementos que até então vinham trazendo resultados e conversões. Mas aprimorar as suas estratégias com esses novos elementos para tornar seus resultados de marketing de conteúdo e digital ainda melhores.
Como aplicar um SEO de alta performance
Ok, ok! Digamos que a empresa decidiu que quer colocar em prática um SEO de alta performance, o que ela precisa saber para aplicar esse novo SEO e melhorar suas estratégias?
Com base nos elementos de SEO tradicionais e nos novos elementos SEO que apresentamos acima (conteúdo de qualidade + UX + SEO técnico e construção de autenticidade e referência de marca), a empresa deve executar as seguintes etapas:
1- Descubra as palavras-chave que fazem a diferença 🥇
É importante realizar uma pesquisa detalhada de palavras-chave, mas lembre-se que não é só acessar ferramentas, como o SEMrush, e selecionar os termos mais populares. É sobre entender a intenção do usuário por trás dessas buscas e avaliar como essas palavras-chave se encaixam na jornada do seu cliente.
Assim que você identificar as palavras-chave que fazem sentido, analise também a concorrência. Veja quais termos os concorrentes estão usando, qual é a dificuldade de ranqueamento deles e como você pode oferecer um conteúdo superior.
Lembre-se: não basta aparecer nos resultados de busca, você precisa aparecer com um propósito!
2- Produza conteúdo de valor que realmente engaje 😎
Conteúdo de alta qualidade é fundamental para atrair e manter a atenção dos visitantes. Por isso, precisamos também planejar a produção de artigos que sejam bem construídos e que esses tragam temas relevantes e de valor para as nossas personas.
Além disso, precisamos também recorrer a outros formatos — que sejam visualmente mais atrativos, como vídeos e infográficos, por exemplo —, para estimular o compartilhamento.
Ah! Investir na estratégia de revitalização para atualizar os conteúdos antigos do seu blog também pode ser interessante para manter os posts relevantes ao seu público-alvo e atrair ou aumentar tráfego orgânico.
3- Fique de olho na saúde técnica do seu site 👀
Certifique que o seu site tenha uma estrutura limpa, com menus claros e links fáceis de encontrar, e que ele seja facilmente rastreável pelos bots dos motores de busca. Verifique se há erros em códigos, garanta que as páginas carreguem rapidamente e que o site também seja responsivo para dispositivos móveis.
Outro aspecto importante que não podemos negligenciar aqui é a segurança. Garanta que todo o site está protegido com HTTPS, pois isto não só ajudará no ranqueamento da página como também proporcionará mais proteção e tranquilidade aos visitantes.
4- Se torne uma marca autêntica que gera autoridade ✨
Construir uma marca autêntica consiste em criar uma presença diferente de tudo que os usuários já viram. Por isso, além de entregar conteúdos autênticos e que realmente atendam às necessidades da sua persona, invista em contar a história da sua marca para que os visitantes conheçam a sua empresa e os seus diferenciais.
Que tal compartilhar cases de sucesso ou vídeos de depoimentos sobre as conquistas da empresa?
Você também pode utilizar redes sociais, e-mails e outras ferramentas de interação para gerar proximidade, e construir um relacionamento sólido com o seu público. Ao fazer isso, você pode transformar essas pessoas em defensores leais da marca, aumentando o impacto do seu SEO a longo prazo.
Quer aplicar o SEO de alta performance para atrair público-alvo, aumentar o tráfego orgânico, e melhorar a otimização da conversão, mas não sabe como colocar as dicas acima em prática? Sem pânico! O time da Jokerman Belém é especialista em marketing digital e marketing de conteúdo, e possui especialistas à disposição para ajudar.