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Segmentação na estratégia de marketing de conteúdo: como funciona?

Entenda como funciona o uso da segmentação na estratégia de marketing de conteúdo e capte seu público-alvo com maior assertividade!

No universo dos negócios online, existem inúmeras formas de empreender: abrir um de e-commerce para vender produtos na internet, ter um site para divulgar soluções e captar potenciais clientes, utilizar os mecanismos disponíveis nas redes sociais, dentre outros.

Para qualquer uma dessas abordagens, é preciso direcionar esforços para atração do público-alvo e o marketing de conteúdo é fundamental nessa jornada.  

Neste artigo você vai descobrir como usar a segmentação na estratégia de marketing de conteúdo e como isso pode ajudar a empresa a alcançar o seu público-alvo através do seu e-commerce, site e/ou redes sociais. Acompanhe!

Segmentação na estratégia de marketing de conteúdo: o que é e como funciona?  

A segmentação na estratégia de marketing de conteúdo é uma abordagem em que os materiais produzidos para sites, mídias sociais, blogs ou e-mails são voltados para atender a diferentes nichos. 

Ela funciona para as empresas que escolhem segmentos de mercado prioritários dentro da sua estratégia de negócios, e essas empresas possuem, inclusive, soluções com recursos e funcionalidades específicas para atender às necessidades dos clientes de cada segmento.

Grandes marcas já trabalham com a segmentação nas suas estratégias de negócio e de marketing de conteúdo. É o caso da Apple, por exemplo, que além de fabricar eletrônicos e comercializá-los em suas lojas físicas e no digital (indústria + varejo), também opera no segmento de serviços, entregando opções como Apple Music, iCloud, Apple TV+ e App Store. 

Outro exemplo de marca que utiliza a segmentação como estratégia de negócio e de marketing é a Amazon. A empresa possui uma plataforma de vendas online para comercialização de produtos (e-commerce), e também trabalha na entrega de serviços de computação em nuvem (Amazon Web Services), streaming de vídeo e música (Amazon Prime) e serviços de entrega e armazenamento (logística).

Essas duas empresas possuem uma estratégia de negócio já bem segmentada e validada no mercado, e seus esforços e ações de marketing são construídos para atender a essas diferentes vertentes. 

Benefícios de usar a segmentação na estratégia de marketing de conteúdo

As empresas que utilizam a segmentação como estratégia de negócio conseguem alcançar benefícios muito atrativos, e que isso por si só já é uma motivação para começar a pensar nessa abordagem. Elas tornam-se capazes de, por exemplo, ampliar sua fatia no mercado e aumentar as vendas.

E quando essa segmentação se estende, também, para a estratégia de marketing de conteúdo, os benefícios adquiridos podem ser ainda mais incríveis. Vamos dar uma olhada em alguns deles?

1- Maior relevância e credibilidade

Ao criar conteúdo especificamente voltado para diferentes segmentos, as empresas que possuem a segmentação como estratégia de negócio podem oferecer informações mais ricas e relevantes para cada grupo de personas, aumentando o engajamento e a atração de novos potenciais clientes.

2- Melhor alinhamento com as necessidades do cliente

A segmentação permite que as empresas compreendam melhor as necessidades e desejos de diferentes grupos de pessoas, então, elas conseguem criar conteúdo mais alinhados e que atende precisamente a essas necessidades.

3- Aumento de conversão

Os conteúdos que são personalizados para atender um nicho específico têm maior probabilidade de ressoar com esse público-alvo, levando a taxas de conversão mais elevadas, seja em relação às vendas como em inscrições para newsletter. 

4- Fidelização

Oferecer conteúdo relevante e de nicho ajuda a empresa a construir um relacionamento mais forte com a base de leitores e clientes, o que contribui significativamente para a empresa aumentar a lealdade e a retenção dessas personas a longo prazo.

5- Maior precisão no alvo

Usando a segmentação na estratégia de marketing de conteúdo, as campanhas passam a ser construídas e direcionadas a grupos específicos, o que não só melhora os resultados de atração e geração de leads, como ajuda a reduzir o desperdício de recursos.

6- Melhora no SEO e no tráfego

Conteúdos direcionados a segmentos específicos podem melhorar o tráfego e a performance de SEO, pois são mais relevantes para o público-alvo. E uma vez que se tornam mais relevantes, aumenta-se a probabilidade de um conteúdo ser compartilhado e conquistar uma melhor classificação nos mecanismos de busca.

7- Otimização na alocação de recursos

Focar em segmentos específicos permite um direcionamento mais inteligente dos recursos de marketing, além de garantir que todo o trabalho e esforço do time sejam direcionados onde, de fato, gerará maior impacto.

 

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Como usar a segmentação na estratégia de marketing de conteúdo 

Agora que já vimos o que é segmentação e os benefícios de estendê-la para as estratégias de marketing de conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas de como a empresa pode aplicá-la nas suas próprias campanhas:

  1. Identificar os segmentos: Quantos nichos a empresa atende atualmente? Qual é o perfil de cliente de cada um desses nichos? Comece segmentando a base de clientes em grupos específicos, classificando características, como demografia, comportamento de compra, interesses, necessidades ou preferências.
  2. Planejamento de conteúdo: Qual formato de conteúdo é mais interessante para cada perfil de cliente? Como será a linguagem usada nos materiais? Qual será o melhor dia para fazer a publicação? Planeje conteúdos específicos para cada segmento que a empresa atua, considerando tom de voz, estilo de escrita, imagens, tópicos abordados e até mesmo a profundidade do assunto.
  3. Canais de distribuição: Qual canal o conteúdo será publicado? Se a empresa atende diferentes nichos de negócio, o perfil do cliente não é o mesmo. Logo, é importante selecionar o canal de distribuição de conteúdo mais adequado para alcançar e alimentar o interesse do público certo.
  4. Análise de resultados: Quais indicadores (KPIs) serão usados para avaliar os resultados de atração e conversão de clientes? Pode ser que a estratégia de conteúdo inicial não surta o efeito desejado nem alcance a persona certa, por isso, indique as métricas que serão usadas para acompanhar a performance dos conteúdos e realizar os ajustes necessários na campanha.  

O uso da segmentação na estratégia de marketing de conteúdo é uma abordagem muito interessante para a empresa alcançar um maior engajamento com seu público-alvo, aumentar a relevância no mercado e impulsionar resultados como conversão e fidelização de clientes.

Caso você queira aderir a essa estratégia, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a equipe da Jokerman Belém, que não só é especializada em planejamento de marketing digital e produção de conteúdo segmentado, como também em gestão de mídias sociais e branding!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você iniciar sua estratégia de segmentação de conteúdo. Compartilhe com alguém que precisa saber disso! Aproveite para se inscrever na newsletter e receber os próximos conteúdos antes de todo mundo, diretamente em seu e-mail!

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