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Como criar uma identidade visual de impacto e evitar erros comuns

Muitas empresas cometem o erro de criar uma identidade visual de forma amadora. Os riscos disso são enormes! Veja quais são eles e por que é importante evitar!

O que você entende por identidade visual? 🤔

Aqui na Jokerman Belém, dizemos que a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que representam a essência da nossa empresa. É ela que comunica os valores, a missão e a visão, e faz com que os consumidores se conectem emocionalmente com a nossa marca.

Muitas pessoas não sabem, mas errar na construção de identidade visual traz diversos riscos: confusão de marca, perda de credibilidade e dificuldade em atrair o público-alvo são apenas alguns exemplos.

Como sabemos que nenhum empresário quer ver o seu negócio passando por esse tipo de situação, sempre recomendamos que as pessoas procurem ajuda profissional antes de criar a identidade visual. Isso garante que o resultado final do seu projeto realmente siga a proposta da empresa.

Para que serve a identidade visual?

A identidade visual tem como objetivo transmitir a missão, visão e os valores da empresa, mas ela também desempenha outro papel de destaque para o posicionamento da marca: gerar conexão com o público-alvo, de modo que a imagem da empresa fique fixa na mente das pessoas.

Por que quando falamos de refrigerante, imediatamente pensamos em Coca-Cola e Pepsi? Ou lembramos do McDonald’s e Burger King quando falamos em fast food? Ou pensamos nas marcas Nike e Adidas quando o assunto é esporte?

Essa associação no nosso cérebro ocorre pelo seguinte motivo: todas essas marcas conseguiram construir uma identidade visual que as tornasse memoráveis em seus nichos de mercado, e souberam aplicar isso no seu portfólio de produtos e materiais de comunicação.

Exemplos de serviços que compõem a identidade visual

Por se tratar de elementos gráficos e visuais que transmitem a personalidade da marca, existem vários serviços diferentes que integram a identidade visual. Abaixo, vamos dar uma olhada em alguns deles!

1. Papelaria

Sabe quando você recebe um cartão de visita bem acabado, bonito e com bons elementos visuais? Nesse momento, você realmente sente que a empresa está dizendo: “Ei, nós cuidamos dos detalhes!”

A papelaria da marca, que inclui cartões de visita, papel timbrado, envelopes e folders, reforça a seriedade e o profissionalismo que a empresa tem com seus produtos e serviços. Esses itens fazem parte do primeiro contato que muitos clientes têm com a sua marca e ajudam a criar uma excelente primeira impressão.

2. Design de embalagem

A embalagem funciona como um “embrulho de presente” dos produtos. Ela é responsável por proteger o que está dentro do pacote, atrair a atenção logo no primeiro contato e também contar a história da marca para o consumidor/cliente.

Quando bem construída, a embalagem consegue despertar curiosidade, desejo de descoberta e fazer com que as pessoas se sintam especiais por adquirir e abrir o produto. Que empresário não quer isso?

3. Sinalização

A sinalização é responsável por atrair o olhar dos consumidores e fazer com que eles queiram entrar na loja física. Placas, letreiros e adesivos são exemplos de sinalizações que podem ser aplicadas nesse caso, mas existem outros elementos digitais que também podem ser listados aqui: displays interativos, totens com informações dinâmicas, entre outros.

Assim como a papelaria e embalagem, a sinalização também contribui para uma experiência agradável e impactante de consumo, e, por isso, precisa conter os elementos certos que acompanham a identidade visual.

4. Design de site

O design do seu site é o primeiro contato que muitas pessoas vão ter com a sua marca. Ele precisa ser intuitivo e visualmente interessante, mas, acima de tudo, precisa comunicar o que sua marca pretende, o que ela faz e quais são seus valores e missão.

Um site bem desenhado tem o potencial de criar uma experiência online memorável com o público-alvo e manter os visitantes conectados e realmente interessados em explorar e descobrir o que a empresa tem a oferecer.

5. Materiais promocionais

Os materiais promocionais fazem com que a marca saia do papel e vá direto para as mãos ou “telinhas” dos clientes. Pense naquele post do Instagram que gera curtidas, no catálogo digital que apresenta os produtos, ou no banner que convida para um evento específico.

Essas “peças” entram na lista de materiais promocionais, e elas precisam despertar o interesse genuíno das pessoas em conhecer a marca mais de perto.

O segredo para materiais atrativos está na clareza e na coesão visual. Eles precisam ser bonitos? Sim! Mas também precisam ser pensados estrategicamente para gerar ação. Se a sua marca realmente tem algo a dizer, é por meio desses materiais que a mensagem deve chegar ao cliente.

Problemas de criar identidade visual amadora

Quando vamos criar uma identidade visual, precisamos cumprir uma série de etapas para chegar a um resultado impactante. Pelo menos é como agimos aqui com o nosso time.

Nossos experts ficam responsáveis por:

  • – Estudar o mercado para obter um maior entendimento do nicho de atuação do cliente, seu público-alvo e concorrência;
  • – Compreender os reais valores, missão e personalidade da sua marca para que esses pontos sejam refletidos em todos os elementos visuais;
  • – Desenvolver um logotipo único e exclusivo, escolhendo uma paleta de cores que representa a identidade da marca;
  • – Selecionar as fontes, o design de ícones e padrões que complementam e fortalecem a imagem da empresa do cliente;
  • – Garantir que a identidade visual seja aplicada da melhor maneira em todos os pontos de contato com o público, desde materiais impressos até plataformas digitais.

 

Por exigir várias etapas, alguns empresários acabam recorrendo à criação de identidade visual amadora, seja para acelerar o processo de construção ou economizar com o serviço. Muitas vezes, isso leva à contratação de uma pessoa inexperiente que utiliza “atalhos” para entregar o resultado.

O problema em tomar esse tipo de decisão pode ser catastrófico — e não apenas por gerar confusão de marca, perda de credibilidade e dificuldade em atrair o público-alvo, como mencionamos no início do texto.

O resultado final do projeto pode não seguir os padrões adequados para a impressão e exibição digital da marca, além de resultar em uma imagem do logotipo de baixíssima qualidade, fazendo o design parecer inconsistente em diferentes aplicações.

Conte com a Jokerman Belém para criar uma identidade visual forte

Há mais de 15 anos, a Jokerman Belém se preocupa em ajudar os empresários na criação de uma identidade visual forte e impactante.

Nosso time de experts em branding design garante que seu negócio tenha resultados pautados em profissionalismo, exclusividade e qualidade.

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Psiu!

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